Skip to main content
Header
Megabyte
October 2, 2019

Wifi lenta

Boa tarde,
Mais uma vez me venho queixar que a minha internet por wifi é hiper lenta. já liguei o 16990 uma infinidade de vezes e tudo continua igual.
Da primeira vez mandaram um técnico que não fez rigorosamente nada para resolver o problema, só mudou a ligação do cabo coaxial de um repartidor para outro... perguntei-lhe porque fez isso, ele respondeu que terá melhor sinal de tv... mas o problema era da net e não da TV...
Voltei a ligar o 16990 e por telefone fizeram um procedimento qualquer e disseram que a partir de agora iria ficar melhor, está tudo igual...
Liguei novamente voltaram a fazer uns procedimentos quais queres por telepatia, e claro está tudo igual ou até pior...
um técnico que esteve em minha casa há cerca de 2 anos para resolver outro problema subiu ao poste de onde vem o sinal para minha casa e na altura ele já disse que a linha estava sobrecarregada, os postes têm dezenas e dezenas de saídas de fios, claro que assim não há sinal para todos os clientes mas ninguém resolve, só quando os clientes mudarem todos de operador é que se vão preocupar.
Tenho fibra da Vodafone a passar mesmo em frente á minha casa, vai ser essa a solução.

65 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2019

Boa tarde,

Pode por favor dar mais pormenores sobre o “bom ponto de acesso”? existe alguma solução no mercado?

Há muitos anos que não compro pontos de acesso! Quando o WFI nasceu criei uma rede enorme com pontos de acesso D-LINK :D

Entretanto muita coisa mudou… há excelentes marcas, para todos os gostos de PREÇOS!

Ubiquiti é das melhores (extremamente caro!!!!!), mas tem os NETGEAR, e depois os mais baratuchos TP-Link

Aconselho uma pesquisa na NET, reviews na AMAZON por exemplo, para ter uma ideia! (se estivessemos a falar de discos rígidos diria sempre WESTERN DIGITAL, e aconselhava a afastar-se de MAXTOR e SEAGATE, por exemplo!), em pontos de acesso testaria um ou outro equipamento NETGEAR (compre ONLINE para ter os 14 dias de devolução, ou em lojas que GARANTAM a possibilidade de devolução caso não esteja satisfeito… estes equipamentos requerem teste no ambiente em que os vai usar - gastar $$ para ficar tão ou pior servido em relação ao que já tem - o ROUTER - é que não!)

https://pplware.sapo.pt/internet/ubiquity-network-solucao-wi-fi-fantastica-baixo-custo/

https://www.bestnetworkinghardware.com/best-wireless-access-points/ (aqui não acredito no TL-Link em segunda posição - tem más reviews na amazon entre outros...)

https://www.wirelesshack.org/best-wireless-access-points.html

https://gameauthority.org/best-wireless-access-point/

Megabyte
    October 19, 2019

Boa tarde,

Há cerca de  2 anos recomendaram-me o equipamento abaixo para não ter problemas de wifi dentro e nos “arredores” da casa, a verdade é que quando os montei passei a ter wifi rapidissima em toda a casa e na rua.

Segundo dizem o sinal é enviado pela rede eléctrica da casa.

Um emissor é ligado directamente por cabo ao router e este envia o sinal aos outros repetidores todos que estão espalhados pela casa, posso adicionar quantos for necessário.

Desde quinta-feira que o sinal wifi melhorou muito, não percebo nada disto, mas fiz optimizar e passei a ter novamente wifi como há muito não tinha, como antes da minha reclamação. vamos ver se é para durar...

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 19, 2019

Boa tarde,

Há cerca de  2 anos recomendaram-me o equipamento abaixo para não ter problemas de wifi dentro e nos “arredores” da casa, a verdade é que quando os montei passei a ter wifi rapidissima em toda a casa e na rua.

Um emissor é ligado directamente por cabo ao router e este envia o sinal aos outros repetidores todos que estão espalhados pela casa, posso adicionar quantos for necessário.

Desde quinta-feira que o sinal wifi melhorou muito, não percebo nada disto, mas fiz optimizar e passei a ter novamente wifi como há muito não tinha, como antes da minha reclamação. vamos ver se é para durar...

Fez optimizar. Mas fez otimizar onde ?

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2019

Boa tarde,

Fez optimizar. Mas fez otimizar onde ?

Geralmente é uma opção para FORÇAR uma optimização MANUAL no interface de configuração do equipamento. Mas “ligar e desligar” terá, na prática, o mesmo resultado (Excepto se os CANAIS de comunicação estejam FIXOS).

Um BOM equipamento WIFI não obrigará o utilizador a OPTIMIZAR absolutamente nada! Se detectar que o “canal” usado para comunicar (a banda de frequência) está SATURADA, deverá comutar para outro canal...

Megabyte
    October 20, 2019

Boa tarde,

Foi aqui:

Não lhe posso dar muitas mais explicações técnicas, que esta não é minimamente a minha praia, se calhar passei vários meses a ligar para o apoio da NÓS quando o problema poderia ter sido resolvido a partir de casa, gostava de saber mais a cerca deste assunto, até porque ajudaria na resolução e melhoramento de alguns problemas …

Fala-me em comutar par outro canal, mas nem sei ver se o canal é saturado e muito menos passar para outro.

Deixo aqui uma visão geral da rede, neste dia (julgo que são estes os canais que me fala, agora saber ver se o canal usado está saturado e passar para outro não sei como isso se deteta e se faz)

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 20, 2019

O seu router é o 3.0. Apenas tem WIFI 2.4. Tirando isso, a optimização deveria ser automática.

Veja na opção de configuração da WIFI se o CANAL está em AUTO (automático).

De qualquer forma, o canal a evitar é geralmente o 11, onde “acampam” quase todos os dispositivos!

Comece por usar a opção “OPTIMIZAR” que está no ecrã que enviou.

Megabyte
    October 20, 2019

As configurações são as seguintes (a seleção do canal está em automatico(1)):

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 20, 2019

Estando em automático, a selecção é feita pelo ROUTER (digo eu!!!!!) o meu Router 4 faz essa mudança automaticamente caso detecte que a rede está fraca… mas também já tive de fazer optimizações manuais (fazia através da APP da NOS no telefone). A WIFI do router 4 foi sofrendo melhorias com os upgrades de firmware da NOS.

No seu caso, ROUTER 3, é muito fracote! Tenho 2 familiares com 2 routers iguais, e sinceramente, numa casa PEQUENA (100MT2) a cobertura é FRACA! Tiveram de resolver o problema com um ponto de acesso extra e EXTENDERS da TP-LINK, salvo erro!

Volto a dizer, opte por um Ponto de ACESSO com qualidade, ao invés de encher a casa com EXTENDERS, que vão degradar a velocidade da net caso não tenham ligação por CABO directa ao router…

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 20, 2019

Por falar em extenders… Vejo que UM DOS SEUS extenders está a usar o CANAL 11 (que está totalmente SATURADO!)

Será uma das razões pelas quais a sua rede está lenta (pelo menos num dos EXTENDERS!)

Não sei como “forçar” os extenders a mudar de canal… um deles está no CANAL 6… não sei se quando configurou a primeira vez o canal tenha sido forçado (fixo) ou se está tudo automático...

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 20, 2019

@Carlos Silva Ferreira Boa noite, me faça um favor, o @marcolopes diz que o amigo tem o Router 3.0. Mas eu penso que seja o Power Router 4.0. Então para tirar as dúvidas podia ver lá sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos qual é de facto o Router que está lá. Obrigado.