Skip to main content
Header
Megabyte
March 18, 2020
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras

Olá NOS,

Já contactei o vosso suporte telefónico, no entanto o problema não ficou resolvido, pelo que partilho o problema com a comunidade para saber se mais alguém sofre do mesmo sintoma.

Desde que foi feito o Update para o serviço de 1Gb com o Router 5.0 que todos os equipamentos (SmartTV, iPad, Smartphones, PC Desktop/Portátil e Box Android), seja ligado directo por cabo no Router, ou por Wi-Fi, que a velocidade de Download no serviço de Netflix é de apenas ~6Mbps

No caso da SmartTV e do Computadores que suportam 4K, tendo um conta Netflix com suporte de 4K, ja nem conseguem atingir essa resolução, porque a largura de banda não é suficiente.

O vosso suporte técnico por telefone já despistou anomalias no Router, da minha parte não existe quaisquer alterações no DNS ou VPN, o cabo é CAT6, o Wi-Fi seja na rede 2.4 ou 5Ghz é sempre o mesmo valor, mas somente no serviço da Netflix.

Seja nos meus equipamentos, ou nos equipamentos de amigos, a velocidade de Netflix em minha casa é somente de ~6Mbps, como se estivesse bloqueado.

O mais engraçado é que também sou cliente WTF, e com o 4G é exactamente o mesmo problema, seja directamente no Smartphone ou iPad, como fazendo HotSpot para a SmartTV, Box Android ou demais computadores.

No entanto, a velocidade da ligação atinge facilmente os 700Mbps, tendo feito testes no vosso site de teste de velocidade como de outros serviços, e no serviço de 4G as velocidades saltam para valores próximas dos 40 a 50Mbps.

As velocidades de streaming em YouTube, Facebook, Instagram e mais recentemente na App HouseParty, deixam muito a desejar, tendo quebras ou não suportando resoluções de HD.

Concluindo, está a NOS a barrar o serviço da Netflix, ou dos demais streams? Existe congestionamento da rede da NOS em relação a este serviço? A Netflix está a limitar a velocidade de download a todos os clientes?

Convido os utilizadores deste Forum, que sejam clientes NOS a fazer o teste em www.fast.com e a darem feedback.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

104 Comentários

Ita
Kilobyte
March 20, 2020

Bem, fechar isto também de minha parte.

Finalmente um comunicado, neste caso conjunto, das Operadoras em relação a isto: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Outros/Plano-operadores-para-minimizar-impactos-COVID-19.pdf
“Interessante” que agora a página de resposta da NOS à COVID-19 encontra-se mais completa agora (e data de ultima modificação hoje a 20, seja de 20): https://www.nos.pt/particulares/Pages/covid-19.aspx

Acho que todos concordamos que é necessário salvaguardar os serviços e comunicações mas demonstraria completo respeito e cuidado pelos clientes se estes tivessem sido avisados destas medidas (que até ao momento não foram declaradas em específico) e não cerca de 1 semana depois de já andarem a fazer TS. Até mesmo porque até ao momento deste post, a NOS é a única que o fez/faz tão agressivamente, como mostrado antes até 98% de limitação no serviço de 200 Mbps.

De resto vou ficar à espera, se houver, dos prometidos contactos e da resposta (esta chegará de certeza) à reclamação digital.

Boa quarentena pessoal, fiquem seguros!!

Gigabyte
March 20, 2020

Pelo que acontece na minha zona de residência, eu que tenho NOS coaxial tenho este limitador nos serviços de video, um amigo meu que tem NOS fibra (possivelmente partilha de fibra com a Vodafone-NOS) está com o serviço estável, sem nenhum limitador nos vídeos.

Possivelmente, só o clientes com coaxial estão a com este "problema"

Megabyte
March 21, 2020

Boa noite a todos, 

Gostaria de saber se mais alguém está neste momento com este problema na Netflix. 

Tenho o serviço Ultra HD, mas a minha Smart TV a medir pela app Netflix não passa dos 6mps, registando por vezes 3 e 4mbps...

Isto ligado com cabo direto do router como um técnico que esteve fez. 

A imagem não chega a ser HD.…

Medi também pela app Netflix no telemóvel e o resultado não é diferente :

Mas se medir a velocidade da net (wifi) pelo speedtest, dá me valores acima dos 200mbps…

Perguntei a 1 amigo que têm o mesmo modelo de TV que eu, mas com o operador MEO e o resultado dele foi este :

Pela TV:

Pelo telefone :

Eu entendo que estejam milhões de pessoas a utilizar Internet nesta fase complicada das nossas vidas, mas porque é que mais uma vez a NOS fica sempre atrás das outras redes? 

Alguém está a passar pelo mesmo?

Há algo que me aconselham fazer? 

Muito obrigado desde já! 

Saúde para todos e protejam se! 

Cumprimentos 

Carlos Loureiro 

Megabyte
March 22, 2020

Boa noite a todos,

Estou exatamente com o mesmo problema! 

Tenho o serviço Ultra HD, mas a minha Smart TV a medir pela app Netflix não passa dos 6mps, registando por vezes 3 e 4mbps...

Isto ligado com cabo direto do router à TV 

Mas se medir a velocidade da net (wifi) pelo speedtest, dá me valores acima dos 200mbps…

Perguntei a 1 amigo que têm o mesmo modelo de TV que eu, mas com o operador MEO e o resultado dele foi este :

Pela TV:

Pelo telefone :

Eu entendo que estejam milhões de pessoas a utilizar Internet nesta fase complicada das nossas vidas, mas porque é que mais uma vez a NOS fica sempre atrás das outras redes? 

Agradecia uma solução para este problema por favor! 

Muito obrigado desde já! 

Cumprimentos 

Carlos Loureiro

Megabyte
March 22, 2020

Boa noite a todos,

Pela TV:

Pelo telefone :

Muito obrigado desde já! 

Cumprimentos 

Carlos Loureiro

Grande parte dos clientes HFC estão exactamente na mesma situação.

A solução passa pela NOS fazer a migração dos clientes HFC para FTTH (como pelos vistos já está a começar/já começou).

A rede HFC está cheia de problemas e esta situação veio evidenciar isso mesmo, tal como se pode ver pelo facto de os clientes FTTH estarem praticamente sem problemas...

Megabyte
March 22, 2020

Boa noite a todos,

Pela TV:

Pelo telefone :

Muito obrigado desde já! 

Cumprimentos 

Carlos Loureiro

Grande parte dos clientes HFC estão exactamente na mesma situação.

A solução passa pela NOS fazer a migração dos clientes HFC para FTTH (como pelos vistos já está a começar/já começou).

A rede HFC está cheia de problemas e esta situação veio evidenciar isso mesmo, tal como se pode ver pelo facto de os clientes FTTH estarem praticamente sem problemas...

É incrível como todos os problemas acontecem sempre primeiro com a NOS... 

Amigos e conhecidos com MEO e Vodafone em casa, nem percebem o problema por que estamos a passar... Estão a ver tudo em Ultra HD ou HD... 

Se é por uma questão de poupança de recursos pelo covid 19, obviamente que ninguém se iria opor, mas avisassem!

E porque é que a MEO e Vodafone não o fizeram então? 

Megabyte
March 22, 2020

Bom dia a todos! 

Já agora os mais entendidos nesta matéria conseguem me explicar o porquê da diferença de valores entre o fast.com e outro qualquer medidor de sinal speedtest ou pelo da NOS, ou por outro qualquer, como já aqui foi referido?

Obrigado. 

Cumprimentos, 

Carlos Loureiro 

Gigabyte
March 22, 2020

Bom dia a todos! 

Já agora os mais entendidos nesta matéria conseguem me explicar o porquê da diferença de valores entre o fast.com e outro qualquer medidor de sinal speedtest ou pelo da NOS, ou por outro qualquer, como já aqui foi referido?

Obrigado. 

Cumprimentos, 

Carlos Loureiro 

O tráfico de internet dos serviços da Netflix e YouTube, é tráfico de video flash, e tudo o que seja vídeo flash, leva com o Traffic shaping da NOS.

O fast.com é um teste da Netflix, nos próprios servidores da Netflix, e que testa a velocidade do tráfego de video flash.

Os outros sites tipo speedtest.com, testam o tráfego normal de internet, como por exemplo aceder a um site, e como nestes serviços a NOS não aplicou o Traffic shaping, apresentam a velocidade contratada.

@crloureiro a solução como já foi dito passa pela utilização de VPN.

Livro de reclamações com eles, e lembre-se disto na próxima fidelização.

Kilobyte
March 22, 2020

Boas, eu sou mais um cliente Nos cabo com contrato 500/20 e neste momento tenho apenas 2.3Mb para o flash Video ( Netflix e Youtube )  porque activaram o Traffic shaping.

Contactei o serviço de apoio ao cliente onde logo no inicio disse que iria gravar a chamada e gravei, depois de expor o assunto e da operadora ir dar aquela historia de que seria necessario fazer o teste de velocidade no site da nos  eu fui directamente ao assunto e disse, velocidade eu tenho ± o contratado mas entendia o pk d estar so com 250 mb mas que não aceitava a aplicação do Traffic shaping porque primeiro e ilegal e principalmente sem aviso, depois de uma troca de palavras acesas a operadora disse que primeiro não autorizava a chamada  depois de mais de 20 minutos ao telefone depois admitiu que sim estavam a aplicar o Traffic shaping porque fiz consumo elevado de downloads e não respeitei o PUR , ok , alguém me avisou que não estava a respeitar o PUR ?? Mas volto a repetir que a operadora Nos tal como está gravado na chamada disse que sabia muito bem o que era o Traffic shaping e que sim tinha sido aplicado como referi por consumo excessivo de downloads e tinham aplicado o Traffic shaping m mas atenção que aplicaram apenas o Traffic shaping e não o PUR pk continuo a ter os 500/20 contratados, em algumas horas de ponta sobretudo desce para os 250± mas tudo bem entendo, ( bem nesta altura não existe horas de ponta ).Para terminar a conversa em comprometi me com a operadora representante da Nos que iria respeitar ao maximo o PUR e vocês nos iriam retirar o Traffic shaping ou pelo menos aumentar digamos para 20 ou 30mb , o necessário para ver netflix ! Estamos em casa 3 pessoas , teremos que estar a olhar para as paredes porque a nos acha que pode fazer o que bem quer não cumprindo as leis nacionais!

Já pedi o cancelamento de todos os serviços no portal do cliente da NOS.

Gigabyte
March 22, 2020

Boas, eu sou mais um cliente Nos cabo com contrato 500/20 e neste momento tenho apenas 2.3Mb para o flash Video ( Netflix e Youtube )  porque activaram o Traffic shaping.

Contactei o serviço de apoio ao cliente onde logo no inicio disse que iria gravar a chamada e gravei, depois de expor o assunto e da operadora ir dar aquela historia de que seria necessario fazer o teste de velocidade no site da nos  eu fui directamente ao assunto e disse, velocidade eu tenho ± o contratado mas entendia o pk d estar so com 250 mb mas que não aceitava a aplicação do Traffic shaping porque primeiro e ilegal e principalmente sem aviso, depois de uma troca de palavras acesas a operadora disse que primeiro não autorizava a chamada  depois de mais de 20 minutos ao telefone depois admitiu que sim estavam a aplicar o Traffic shaping porque fiz consumo elevado de downloads e não respeitei o PUR , ok , alguém me avisou que não estava a respeitar o PUR ?? Mas volto a repetir que a operadora Nos tal como está gravado na chamada disse que sabia muito bem o que era o Traffic shaping e que sim tinha sido aplicado como referi por consumo excessivo de downloads e tinham aplicado o Traffic shaping m mas atenção que aplicaram apenas o Traffic shaping e não o PUR pk continuo a ter os 500/20 contratados, em algumas horas de ponta sobretudo desce para os 250± mas tudo bem entendo, ( bem nesta altura não existe horas de ponta ).Para terminar a conversa em comprometi me com a operadora representante da Nos que iria respeitar ao maximo o PUR e vocês nos iriam retirar o Traffic shaping ou pelo menos aumentar digamos para 20 ou 30mb , o necessário para ver netflix ! Estamos em casa 3 pessoas , teremos que estar a olhar para as paredes porque a nos acha que pode fazer o que bem quer não cumprindo as leis nacionais!

Já pedi o cancelamento de todos os serviços no portal do cliente da NOS.

Moderador @Tiago C. , então no serviço fixo de casa existe PUR? Limites de trafico mensais nos serviços fixos????

Mas o que que se passa com NOS???? Quem viu a NOS a uns anos, e quem a vê hoje em dia……