Skip to main content
Header
Megabyte
March 18, 2020
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras

Olá NOS,

Já contactei o vosso suporte telefónico, no entanto o problema não ficou resolvido, pelo que partilho o problema com a comunidade para saber se mais alguém sofre do mesmo sintoma.

Desde que foi feito o Update para o serviço de 1Gb com o Router 5.0 que todos os equipamentos (SmartTV, iPad, Smartphones, PC Desktop/Portátil e Box Android), seja ligado directo por cabo no Router, ou por Wi-Fi, que a velocidade de Download no serviço de Netflix é de apenas ~6Mbps

No caso da SmartTV e do Computadores que suportam 4K, tendo um conta Netflix com suporte de 4K, ja nem conseguem atingir essa resolução, porque a largura de banda não é suficiente.

O vosso suporte técnico por telefone já despistou anomalias no Router, da minha parte não existe quaisquer alterações no DNS ou VPN, o cabo é CAT6, o Wi-Fi seja na rede 2.4 ou 5Ghz é sempre o mesmo valor, mas somente no serviço da Netflix.

Seja nos meus equipamentos, ou nos equipamentos de amigos, a velocidade de Netflix em minha casa é somente de ~6Mbps, como se estivesse bloqueado.

O mais engraçado é que também sou cliente WTF, e com o 4G é exactamente o mesmo problema, seja directamente no Smartphone ou iPad, como fazendo HotSpot para a SmartTV, Box Android ou demais computadores.

No entanto, a velocidade da ligação atinge facilmente os 700Mbps, tendo feito testes no vosso site de teste de velocidade como de outros serviços, e no serviço de 4G as velocidades saltam para valores próximas dos 40 a 50Mbps.

As velocidades de streaming em YouTube, Facebook, Instagram e mais recentemente na App HouseParty, deixam muito a desejar, tendo quebras ou não suportando resoluções de HD.

Concluindo, está a NOS a barrar o serviço da Netflix, ou dos demais streams? Existe congestionamento da rede da NOS em relação a este serviço? A Netflix está a limitar a velocidade de download a todos os clientes?

Convido os utilizadores deste Forum, que sejam clientes NOS a fazer o teste em www.fast.com e a darem feedback.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

104 Comentários

Gigabyte
March 19, 2020

@marciofilipe  o problema é que nem 1080p dá.

E nem um pré-aviso que isto ia acontecer, nem ninguém diz nada da parte da NOS.

E depois não se percebe, o porque de a internet fixa ter este traffic shaping, e a Internet movel LTE não ter?   É porque num tens um limite de dados por mês e no outro não?

@Tiago C. Era bom existir um comunicado por parte da NOS

Ita
Kilobyte
March 19, 2020

...
Ita,

Concordo e não me importo nada que para o bem de todos seja feito este TS. Teria sido de bom senso terem enviado um email com esta informação porque além de ajudar a comunidade, evitava que certamente muitas pessoas tal como eu, andassem a desligar e a fazer testes de tudo e mais alguma coisa para despistar o problema.

Espero também que levantem esta medida quando a situação global normalizar.

Já agora, têm o mesmo problema com os vídeos 4K no Youtube?

Sim, é em todos os vídeos mesmo. Não depende da qualidade dos vídeos mas sim da plataforma. Hoje estive a testar no NetFlix e noto quebras nas velocidades, mas não tão acentuadas.

O “engraçado” aqui é que eles recomendam o uso da ligação fixa, na página de “COVID-19 A nossa resposta” (https://www.nos.pt/particulares/Pages/covid-19.aspx) no entanto é na rede fixa que estão a limitar brutalmente:
“Privilegie sempre o uso da tua internet fixa (wi-fi) e utilize sobretudo as chamadas de voz, reservando as vídeo chamadas apenas na medida do necessário.”

Ita
Kilobyte
March 19, 2020

@marciofilipe  o problema é que nem 1080p dá.

E nem um pré-aviso que isto ia acontecer, nem ninguém diz nada da parte da NOS.

E depois não se percebe, o porque de a internet fixa ter este traffic shaping, e a Internet movel LTE não ter?   É porque num tens um limite de dados por mês e no outro não?

@Tiago C. Era bom existir um comunicado por parte da NOS

Exacto!

Kilobyte
March 19, 2020

Está mais que provado que a NOS está a fazer traffic shaping, mas tem de avisar os clientes e compensar os mesmos na fatura

Eu não tenho culpa que a NOS não tenha infraestruturas indicadas para os efeitos que vende os pacotes, neste momento streaming é em baixa qualidade, seja youtube, netflix e até mesmo a PSN está com algum lag e downloads com bastante lentidão…

Como é obvio, não estou contra esta situação mas as coisas tem de ser avisadas e além disso compensadas, visto esta situação não ser uma “anomalia” vou exigir o não pagamento da fatura este mês, não me vão simplesmente “descontar” os dias que estive com problemas de ligação

Megabyte
March 19, 2020

I think NOS keeps letting their user to have low band for netflix stream. It is a nasty surprise to me being a long run user at NOS. Can’t believe they actually throttle for Netflix. 

Byte
March 19, 2020

Mais um a confirmar o traffic shaping. Tenho a certeza disso por uma simples razão: ativei uma VPN e é incrível o “milagre” que faz na velocidade imediatamente após a ligação, mesmo com uma distancia física maior até ao servidor. Trabalho com serviços OTT e devido ao coronavirus estou em tele-trabalho, graças a NOS já não tenho mais cabelo para puxar e já tou cansado de ver loading spinners e mensagens de erro devido à ligação lenta toda limitada pelo traffic shaping! Volta MEO, estás perdoada! Para quando acabar esta palhaçada? Querem mesmo insistir no traffic shaping seja por qual for a razão? Então façam o favor que cobrarem exactamente, bit por bit, a velocidade que estão realmente a disponibilizar! Se não aguentam 200mb porque vendem 200mb? Deco com eles, e reza...

DmsCAutor
Megabyte
March 20, 2020

Tendo ainda só recebido uma resposta “Copy-Paste” por parte da NOS que iria ser contactado, possivelmente por um operador de call-center que me irá ler um script e evitar perguntas dificeis, porque a chamada estará a ser gravada… A solução passa mesmo por utilizar uma VPN.

Obrigado NOS por me fazeres gastar mais 150€ num Router, e outros 20€ numa VPN, até há soluções mais baratas e até gratuitas para dar a volta à questão, e como vivemos numa época em que falar com os vizinhos à varanda passou a ser comum, pedir a password do Wi-Fi de um vizinho Meo ou Vodafone é a solução mais económica, em troca de um rolo de papel higiénico ou uns limões. :nerd:

Mas tal como este artigo refere, https://abertoatedemadrugada.com/2020/03/netflix-nao-gasta-tantos-dados-aos.html, é amadorismo da vossa parte não requisitar à Netflix, o serviço deles “Netflix in a Box”.

Como outros utilizadores referiram, bastava um simples comunicado, que iria gerar revolta mas compreensão.

Agora entupir os vossos call-center para despistar problemas de velocidade, andar a desligar routers, verificar ligações, perca de tempo, etc para afinal o problema ser “criado” pela ISP… Não é justo!

Andou-se a vender a moda do 4K, houve famílias a investir e agora obrigam-nos a voltar à idade da pedra! Apetece-me mesmo jogar ATARI :monkey_face: numa TV de 55’ 

Da minha parte dou este tópico por terminado! O problema está esclarecido, daqui para a frente só irá haver descontentamento dos utilizadores.

Boa quarentena a todos! Com qualidade SD :wink::tv:

Ita
Kilobyte
March 20, 2020

Até ao momento nenhum contacto da parte da NOS em relação ao ticket de suporte que abri. Já procedi com uma reclamação digital e aconselho a fazerem o mesmo. Estas situações não podem ser assim, aqui fica o link para fazer a reclamação via online: https://www.livroreclamacoes.pt e o número da minha é ROR00000000000762393, caso abram uma também, associem as reclamações pois assim têm mais peso!

Luis Jacobetty
Byte
March 20, 2020

Mais um aqui, cliente há bastantes anos. Youtube só mesmo em 480p, embora tenha 200Mb contratados...

Guimas
Super User
Super User
March 20, 2020

Não espere uma resposta até ao fim do mês provavelmente