Skip to main content
Header
Megabyte
August 12, 2019
Pergunta

velocidade internet wireless

Boa tarde,
Alguém me consegue explicar porque é eu tenho uma velocidade de internet contratada de 100 Mbps, e por wireless tenho cerca de 20 Mbps, encostado ao router e sem mais nenhum aparelho a usar a NET?
Pergunto isto porque sempre me disseram " aí e tal, por wireless é sempre muito menos", e "tem a ver com o aparelho em que está a aceder á rede"..
Ora bem, eu hoje experimentei aceder a uma rede de outra operadora (Vodafone) com velocidade contratada de 200 Mbps, e consigo no meu telemóvel atingir mais de 100 Mbps..WIRELESS..
Porque é que em minha casa não passo dos 20Mbps? Ora do meu telemóvel não é, da velocidade contratada também não pois tenho 100 Mbps..então é por causa de quê..?

29 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 15, 2019
    Isso do extender/access point como é que funciona? É preciso mandar um cabo de rede pela casa fora até ao novo AC , não é?
    pode ser por cabo ou não veja aqui https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-extender-internet-em-qualquer-canto-da-casa-4407
    August 15, 2019
    Podendo ser por cabo de rede é o melhor. Se a casa tiver instalaçao segundo as regras ITED, tem o trabalho facilitado.
    Como alternativa menos eficaz pode usar a rede eletrica com PowerLines.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    September 8, 2019
    Boa noite,

Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!

É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...

Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!

Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!

Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"

Já está?! Fiquei ainda com menos... Quando passo os 20Mbps faço uma festa...

Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!

Só me resta mesmo mudar...

Abraço a todos!
    Guimas
    Super User
    Super User
    September 8, 2019
    Boa noite,

Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!

É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...

Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!

Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!

Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"

Já está?! Fiquei ainda com menos... Quando passo os 20Mbps faço uma festa...

Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!

Só me resta mesmo mudar...

Abraço a todos!

Faça teste por cabo, devera estar pelos 200mbs. se não estiver é indicar na linha de apoio a situação.
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 9, 2019
    @crloureiro Bom dia, para que possam ser detetados os problemas que estão afetando o seu Router o qual não está a responder à velocidade contratada, deve enviar por mensagem privada a um moderador do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. o seu numero de cliente.
    Oscar7
    Kilobyte
    September 9, 2019
    Por cabo, que velocidades tens?
    Megabyte
    September 20, 2019
    Bom dia ,

Ligaram me ontem da NOS e dizem que o Router não apresenta qualquer anomalia e q a NOS só garante sinal de cerca de 20mbps na divisão onde está o router.

Pediram me pra fazer o teste e obtive 22mbps em download e 14mbps em upload - e sempre inconstante - (vergonhoso)

Saio da sala e vou para o quarto da minha filha, tenho 4mbps em download e 1 em upload...

Resposta : a NOS não garante noutras divisões...

Ok... Tudo bem! Mas eu garanto que amanhã mesmo vou passar para a melhor operadora de Portugal - Vodafone!

depois da chamada fiz novo teste com o meu telefone na divisão do router :

32,9mbps download
    21,0mbps upload

Fui a casa do meu vizinho do lado que tem Vodafone, testado tb com o meu telefone :

111mbps download
    114mbps upload

😂😂😂

Não acordem não NOS!!

Obrigado pelo vosso contacto e até um dia NOS!

Cumprimentos,

Carlos Loureiro
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 20, 2019
    @crloureiro Bom dia, pequenos pormenores podem influenciar a velocidade do Wifi, neste Tópico pode ler alguns conselhos que melhoram a propagação "Wi-Fi - Dicas & Conselhos" https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618
    Guimas
    Super User
    Super User
    September 24, 2019
    Pode ser um problema de internet realmente mas terá que fazer um teste por cabo. Em termos de velocidade por wifi a banda interessa. se fizer em 2.4 certamente irá ser menor do que fizer em 5.0GHz