Skip to main content
Header
Megabyte
August 12, 2019
Pergunta

velocidade internet wireless

Boa tarde,
Alguém me consegue explicar porque é eu tenho uma velocidade de internet contratada de 100 Mbps, e por wireless tenho cerca de 20 Mbps, encostado ao router e sem mais nenhum aparelho a usar a NET?
Pergunto isto porque sempre me disseram " aí e tal, por wireless é sempre muito menos", e "tem a ver com o aparelho em que está a aceder á rede"..
Ora bem, eu hoje experimentei aceder a uma rede de outra operadora (Vodafone) com velocidade contratada de 200 Mbps, e consigo no meu telemóvel atingir mais de 100 Mbps..WIRELESS..
Porque é que em minha casa não passo dos 20Mbps? Ora do meu telemóvel não é, da velocidade contratada também não pois tenho 100 Mbps..então é por causa de quê..?

29 Comentários

August 12, 2019
    No telemovel apenas tem que selecionar a qual das redes se quer ligar. Se o telemovel tiver a banda 5Ghz, entao na lista de redes proximas vao aparecer todas as redes: as 2,4Ghz e as 5Ghz.
    Como saber quais sao as de 2.4Ghz e as de 5Ghz? Normalmente pelo nome (SSID) atribuido pelo admin do router ou access point. Se por acaso a atribuiçao de SSID's nao seguiu a regrar de incluir "2G" e "5G" no nome, entao so consultando a configuraçao do router ou usar uma App para as identificar.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    August 12, 2019
    Pois, entretanto também andei a investigar, e os telemóveis por norma identificam as bandas e se tiverem a capacidade de se conectar a 5Ghz então fazem isso automaticamente..
    Megabyte
    August 12, 2019
    Bem, enfim, amanhã vão me contactar na NOS para resolver o problema..mas eu á partida tenho quase a certeza de que não vai ficar resolvido..lol
    August 13, 2019
    Diz-me a experiencia que por norma a qualidade dos equipamentos dos ISP é má, no que ao wi-fi diz respeito...
    É preferivel adquirir um bom Extender/AP e liga-lo ao router em modo AP (por cabo ethernet ou power line).
    Existem muitas variaveis a considerar na instalaçao de redes wi-fi, mas como disse, os equipamentos dos operadores sao fraquinhos.
    Outra das variaveis é a quantidade de redes proximas a operar em canais adjacentes. Para quem vive em apartamentos é a selva...
    Escolher o canal certo a usar no meio da confusao pode ser a chave...
    Congestionamentos Wi-Fi
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    August 13, 2019
    No meu canal não tenho ninguém..vivo numa moradia meio isolada..
    Vou mais pela qualidade do router ou do serviço em si..
    Tiago C.
    Moderador
    August 13, 2019
    Olá @JONIXASE,

A comunidade tem dado uma excelente ajuda.

Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    August 15, 2019
    Bem..actualizo aqui a situação para quem estiver interessado.
    Um técnico foi lá a casa e e meteu um novo router dual band 4.0 da nos. Mediu também os sinais com um aparelhómetro e disse: "as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Depois ligou o YouTube no seu telemóvel pessoal e disse que estava tudo bem e a funcionar: "os vídeos estão a dar bem, sem paragens".
    E foi-se embora.
    O certo é que tenho boa NET perto do router, mas nos sítios onde costumava ter razoavelmente bem (embora com os problemas de instabilidade), agora não passo de 3/4 Mbps..
    Enfim, não sei mais que fazer..
    Megabyte
    August 15, 2019
    Já agora, um dos PC's que tenho deixou de conseguir aceder á rede. Eu mudei o canal da banda 2.4Ghz do canal 6 para o 10, porque o 6 estava muito ocupado.
    Poderá isto estar relacionado?
    É que o PC acedia via wireless e deixou de aceder..
    August 15, 2019
    "...YouTube no seu telemóvel pessoal..." provavelmente na banda 5Ghz, para youtube é a mais indicada, perto do router nao tem problemas, mas esta banda term maior dificuldade de atravessar paredes e chegar onde chega a dos 2.4Ghz embora com menos velocidade de dados.

"as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Estaria a referir-se as bandas? 5Ghz (altas) e 2.4Ghz (baixas)? Se sim, parece que nao esta mesmo nada boa a banda baixa...

Repito: os equipamentos dos ISP nao sao grande coisa!

"...Enfim, não sei mais que fazer.. " - invista num bom Extender/AP...
    Megabyte
    August 15, 2019
    Isso do extender/access point como é que funciona? É preciso mandar um cabo de rede pela casa fora até ao novo AC , não é?