Skip to main content
Header
Kilobyte
June 4, 2024

Velocidade internet normas mas navegação em aplicações lenta

Olá bom dia, estou a ter um problema gigante aqui na minha Internet em casa.

A velocidade da Internet está normal, mas a navegação em aplicações está muito lenta.

Não carrega dos logótipos de clubes de futebol no flashscore, em certos jogos está tão lento que o próprio jogo pede para copiar erros para a área de transferência, a app NOS TV demora 1 minuto até conseguir abrir um canal de tv, no discord não carrega gifs e o upload de imagens trava (apesar de os testes de velocidade estarem bons)

Já chamámos 2 técnicos a casa, trocaram de router mas fica tudo na mesma. Dizem que está tudo normal e não podem fazer mais nada. Andar a pagar 109€ mensais por um mau serviço!

Prefiro estar a utilizar os dados móveis que a Internet do router…

Ansioso para que a fidelização acabe para trocar de operadora.

28 Comentários

Guimas
Super User
Super User
June 6, 2024

É possivel desligar ipv6 pelo apoio ao cliente. Para uma maior facilidade diga que não tem acesso a alguns sites para ser melhor identificado o problema.

Jorge C
Super User
Super User
June 6, 2024

@Randroid se por acaso estiver a usar IPv6 e o seu telefone não permitir a alteração dos DNS sugiro que instale o DNS Changer para eventual teste.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 7, 2024

Neste momento parece que a NOS não está a encaminhar nenhum tráfego ipv6.

$tracert -6 google.com

Tracing route to google.com [2a00:1450:4003:811::200e]
over a maximum of 30 hops:

1 2 ms 1 ms 1 ms 2a01:14:*
2 Destination host unreachable.

Trace complete.

$tracert -6 nos.pt

Tracing route to nos.pt [2606:4700::6812:81a]
over a maximum of 30 hops:

1 1 ms <1 ms <1 ms 2a01:14:*
2 Destination host unreachable.

Trace complete.

Não sei se é só da minha zona, nem sei há quanto tempo dura, há bocado nem sequer reparei, confirmei só que tinha um endereço IPv6 publico no telemóvel. Não costumo ter o IPv6 ativado na minha rede de casa. Será que o problema já dura há semanas, e levou às trocas de routers que o @Randroid relatou.

Os DNS ipv6 da NOS parecem estar a funcionar bem.

Jorge C
Super User
Super User
June 7, 2024

@isplitter podem ser políticas de firewall distintas, sugiro que teste o IPv6 em modo bridge.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 7, 2024

O site https://www.flashscore.com/ não está acessível através de IPv6.

Mas, as imagens que o site usa, e a APP, estão acessíveis através de IPv6, no subdomínio static.flashscore.com (exemplo: https://static.flashscore.com/res/image/data/YoEC4wWH-dCIdRhFh.png, e https://static.flashscore.com/res/image/data/nqz3kJDa-YB0DoGZt.png) - usa a CDN da cloudflare.

São precisamente as imagens que não carregam. Acho que a APP está a tentar carregar primeiro as imagens usando o IPv6, e só depois o IPv4, daí a demora . Deve estar a acontecer a mesma coisa com o NOS TV. Acredito que aconteça com mais APPs.

$ ping -6 flashcore.com
Ping request could not find host flashcore.com. Please check the name and try again.

$ ping -6 static.flashscore.com

Pinging static.flashscore.com.cdn.cloudflare.net [2606:4700:10::6816:2fda] with 32 bytes of data:
Destination host unreachable.

Cada vais me parece que a NOS já há algum tempo que não tem o IPv6 funcional, causando estes problemas ao encaminhar tráfego.

@isplitter podem ser políticas de firewall distintas, sugiro que teste o IPv6 em modo bridge.

Obrigado.

Confirmei e é igual em modo bridge.

Jorge C
Super User
Super User
June 7, 2024

@isplitter pode ser uma má configuração do servidor, routing, firewall ou até o dns.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 7, 2024

@isplitter atualmente a maior parte dos UI de Android não permite a alteração dos DNS em IPv6 porque ainda está amplamente em uso o IPv4, o que não significa que existam algumas configurações personalizadas que o permitam.

Para verificar se a ligação Wi-Fi tem IPv6, podem utilizar um site como o https://ipv6-test.com/ para realizar um teste.

Obrigado

A decisão da google de não permitir mudar o DNS ipv6 na UI do Android, deve ser por não quererem suportar DHCPv6, e suportarem apenas a auto configuração SLAAC para o IPv6.

Mesmo suportando só SLAAC podiam ter uma configuração para isso, mas infelizmente não têm, e no meu achismo duvido que alguma vez venha a fazer parte do Android oficialmente. Só se algum fabricante o decidir incluir para os seus telemóveis, tipo a Xiaomi ou assim.

@isplitter pode ser uma má configuração do servidor, routing, firewall ou até o dns.

Obrigado.

​Não sei se o @Jorge C consegue testar se tem conectividade IPv6? Acho que a NOS só tem isso disponível em alguns routers, mas parece que está a causar constrangimentos no Android.

Jorge C
Super User
Super User
June 7, 2024

Obrigado.

​Não sei se o @Jorge C consegue testar se tem conectividade IPv6? Acho que a NOS só tem isso disponível em alguns routers, mas parece que está a causar constrangimentos no Android.

@isplitter é uma má configuração do servidor.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 7, 2024

O domínio flashcore.com não tem nenhum endereço IPv6. O dono do site nunca atribuiu um endereço v6.

Mas os domínios que têm, por exemplo google.com, nos.pt, ou mesmo  static.flashcore.com, não estão acessíveis.

Eu experimentei com o flashcore, só para perceber porquê que as imagens não carregavam na APP, e o motivo é porque as imagens estão disponíveis primariamente sobre IPv6 e neste momento a NOS não encaminha tráfego IPv6, apesar de atribuir endereços públicos aos clientes.

Outro exemplo fácil de testar de como a NOS não encaminha tráfego ipv6, se eu perguntar ao servidor DNS da cloudflare qual é o endereço IPv6 do site google.com, só consigo obter resposta do servidor usando o endereço 1.1.1.1. O endereço IPv6 do mesmo servidor não está acessível.

$ nslookup -type=AAAA google.com 2606:4700:4700::1111
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
Server: UnKnown
Address: 2606:4700:4700::1111

DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
*** Request to UnKnown timed-out

$ nslookup -type=AAAA google.com 1.1.1.1
Server: one.one.one.one
Address: 1.1.1.1

Non-authoritative answer:
Name: google.com
Address: 2a00:1450:4003:811::200e

Jorge C
Super User
Super User
June 7, 2024

@isplitter esse último comentário parece mais no âmbito deste outro tópico.

Obrigado.