Skip to main content
Header
Kilobyte
June 4, 2024

Velocidade internet normas mas navegação em aplicações lenta

Olá bom dia, estou a ter um problema gigante aqui na minha Internet em casa.

A velocidade da Internet está normal, mas a navegação em aplicações está muito lenta.

Não carrega dos logótipos de clubes de futebol no flashscore, em certos jogos está tão lento que o próprio jogo pede para copiar erros para a área de transferência, a app NOS TV demora 1 minuto até conseguir abrir um canal de tv, no discord não carrega gifs e o upload de imagens trava (apesar de os testes de velocidade estarem bons)

Já chamámos 2 técnicos a casa, trocaram de router mas fica tudo na mesma. Dizem que está tudo normal e não podem fazer mais nada. Andar a pagar 109€ mensais por um mau serviço!

Prefiro estar a utilizar os dados móveis que a Internet do router…

Ansioso para que a fidelização acabe para trocar de operadora.

28 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
June 4, 2024

Boa tarde @Randroid,

Agradecemos a sua partilha e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, se tem um serviço fibra ou satélite.

Tem equipamentos acessórios de Wi-Fi, como repetidores de sinal, ligados para além do router NOS?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 4, 2024

@João H. Tenho fibra.

Não tenho repetidores de sinal.

O router tem estado no mesmo sitio desde que foi instalado.

Já me disseram para somente utilizar a ligação 5g, o último técnico juntou a ligação 2.4 e 5g e está tudo na mesma. Ja lá vão 6 meses desde que isto acontece.

João H.
Gestor da comunidade
June 4, 2024

Agradecemos o seu testemunho @Randroid.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router.

De seguida, ligado à rede Wi-Fi 5Ghz, faça um teste de velocidade junto ao router, por favor.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 4, 2024

@João H. Já foi feito tudo... Literalmente tudo o que eu posso fazer, já foi feito.

Vocês apenas dizem aos técnicos para trocar de router. Já vou com 2 routers diferentes e o mesmo problema.

Nesta imagem que vou postar é como tenho a minha Internet, não carrega logótipos nenhuns

João H.
Gestor da comunidade
June 4, 2024

Boa tarde @Randroid,

Agradecemos o seu testemunho. 

A qual das redes Wi-Fi está ligado neste momento? 

É conveniente que tenha as redes com SSIDs distintos, de forma a conseguir controlar a que rede se liga, dependendo da cobertura da mesma na divisão em que se encontra.

Obrigado

Guimas
Super User
Super User
June 4, 2024

E por via das duvidas testaste 2 ou 3 equipamentos diferentes certo?

Sei que foi trocado o router por isso o ip é diferente mas de qualquer das formas deixa-o desligado a noite inteira da corrente e volta a ligar no dia seguinte.

Jorge C
Super User
Super User
June 5, 2024

Boa tarde @Randroid,

Suponho que também já alterou os DNS no telefone para os da Cloudfare.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 6, 2024

Assim à partida, parece um problema de DNS.

A rede móvel da NOS não usa IPv6, é só um palpite, mas estou a achar que tenha alguma coisa a ver com o uso do IPv6 em certas APPs.

Por curiosidade consegue verificar se tem IPv6 na ligação Wi-Fi?

Infelizmente o Android não permite desligar o IPv6 no Wi-Fi, nem permite configurar os servidores DNS para o IPv6.

Jorge C
Super User
Super User
June 6, 2024

@isplitter atualmente a maior parte dos UI de Android não permite a alteração dos DNS em IPv6 porque ainda está amplamente em uso o IPv4, o que não significa que existam algumas configurações personalizadas que o permitam.

Para verificar se a ligação Wi-Fi tem IPv6, podem utilizar um site como o https://ipv6-test.com/ para realizar um teste.

Obrigado

isplitter
Exabyte
June 6, 2024

Update: Tentei confirmar do meu lado, e de facto é o uso de IPv6 que causa os problemas. Também consegui confirmar que a APP da NOS TV demora muito mais tempo a reproduzir canais em direto ligado a uma rede Wi-Fi com IPv6.

Desligando o IPv6 o problema desaparece. Não sei se é algum problema com os servidores DNS da NOS, encaminhamento de tráfego IPv6, ou se é algum problema com o Android/APP.

Desligando o IPv6 funciona tudo corretamente, mas o utilizador comum não tem a opção de desligar o IPv6, através do site nosnet, em qualquer caso não deveria ser preciso fazê-lo, é o mesmo que ter de desligar o IPv4.

Os servidores IPv4 da NOS não causam nenhum interferência com este problema.

@Randroid  como solução para o problema, após múltiplas trocas de router, tente ver se o apoio ao cliente da NOS desliga o IPv6 no seu Router.

Fiquei intrigado com este problema, e com mais tempo queria perceber o que realmente está a acontecer.