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Pergunta

Troquei o Router por um ONT - Telefone fixo


Boas a todos,

 

Neste meu primeiro tópico necessito da vossa ajuda.

Começando pelo início, vou tentar de forma resumida contar a minha utopia com o "fantastico" router que a NOS instalou ca em casa.

Sou cliente FTTH desde agosto 2021, desde o primeiro dia que utilizei outro router (Tp-Link Archer C6) ligado ao da NOS em modo bridge, ja com anterior operador estava assim. De resalvar que se as coisas funcionam eu não preciso de me chatear e está tudo bem, mas tudo muda quando querem mandar naquilo que é meu.

Ora bem, constantemente, desde o início que volta e meia o router NOS perdia a sincronização PON, cheguei a conclusão que não era um problema da fibra pois consegui medir, e tinha valores ma casa dos -2db, simplesmente o router bloqueava (segundo vários técnicos da NOS) passado algumas horas la voltava a funcionar. Trocaram o router, mas o problema precistia, na maioria da vezes um ligar e desligar 10 ou 11 vezes resolvia, chegou ao ponto de ficar com o router sem sincronização por horas em dias diferentes.

Farto e cansado de não ter respostas decentes, e de perceber que os coitados dos técnicos que vinham cá percebiam menos disto que eu (não sou grande mestre em redes) resolvi gastar dinheiro e por mãos à obra.

Arranjei um ONT (huawei HG8012H), e agora vão perguntar como o fiz funcionar, é simples a sincronização é feita pelo operador, só têm que conseguir as credenciais, e lamento, mas não tenho como ajudar, não porque nao queira, mas porque não tenho como, no meu caso foi um pouco de sorte misturada com bastante estudo e alguma insistência.

Neste momento tenho um ONT ligado a um router Tp-Link Archer AX50 com as devidas VLANs 11 Internet; 12 Telefone; 13 IPTV, tudo funciona, as box fazem todas as funções, e pela primeira vez tenho uma ligação de 550/110mb super estável do início ao fim nos testes e com pings de 2ms.

Tudo está perfeito, com excepção do telefone, infelizmente necessito dele, mas não consigo encontrar informação de como o configurar, sinto que fiz o mais difícil, e agora estou a morrer na praia por causa do telefone.

Vi alguém aqui no forum que usou um Cisco SP112, mas com honestidade, é um investimento demasiado elevado para corrigir um problema que me foi causado pelo operador.

Pergunto se ha alguma forma de usar um telefone SIP, pelo pouco que encontrei o sistema da NOS funciona em IP-Phone, mas como disse, não encontrei grande informação.

Será que algum user me consegue ajudar com este assunto?

Desde já agradeço por qualquer ajuda

 

Mega abraço 


5 Comentários

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Bem-vindo ao Fórum NOS @Miguel_Ferreira

Lamentamos o transtorno. 

Agradecemos a partilha da solução para ultrapassar a sua dificuldade com o serviço. No entanto, verificámos que nenhum dos equipamentos que dispõe atualmente tem a entrada de telefone. 

Obrigado

Caro @Mário P. Obrigado pela sua resposta.

O que refere é verdade, nenhum dos equipamentos que mencionei no aterior comentário tem porta FXS, contudo isso não seria um problema, pois tenho dispositivos de voz que permitiriam fazer a configuração.

Depois de algum estudo, consegui finalmente perceber como funciona o serviço telefónico da NOS, utiliza o metodo habitual SIP, contudo para que eu possa configurar um telefone necessito das credenciais SIP como proxy, user, password. Assim ficará tudo operacional.

É possível ter acesso a tais dados?

 

Obrigado desde já.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua resposta, @Miguel_Ferreira

Endereçámos internamente o seu pedido, assim que tenhamos feedback partilharemos consigo. 

Obrigado

Reputação 7
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Boa tarde, começo por tirar o chapéu à NOS, aceitar a morada MAC do ONT, posso dizer que é uma raridade a nível mundial. Se o ONT funciona fica a questão do router , se a NOS não lhe facultar estes dados, não lhe resta outra opção que é um router que tenha essa função incorporada, muita pesquisa portanto. Os TP link são universais e tudo é automático mas por vezes são curtos. Boa sorte.

@atcrs

Não existe qualquer relação com o MAC, isso é um mito, é tão mito que tenho um ONT próprio, basta apenas saber como fazer as coisas.

Lamento não partilhar como o fiz, mas não me parece o local correto, e alem do mais, eu tive um conjunto de fatores que me permitiu isso, o que não é garantido que resulte com outros.

Quanto aos TP-Link, sei bem o que tenho e a capacidade dos mesmos, foi por uma questão de facilidade, aproveitamento e gasto reduzido de dinheiro.

A questão não está na marca dos equipamentos, está sim no mito de não ser possível remover o router do operador.

Eu entendo a posição da NOS e de todos os demais operadores, é uma questão de gestão de uma rede de clientes. Mas em casos como o meu, e estou certo que ha muita gente assim, é impossível ter um serviço instável. Como a NOS não apresentou uma solução, tive que me fazer à pista e fazer eu próprio.

Estudei muito tudo isto, não é tarefa simples, apenas posso garantir que é possível.

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