Header
Respondido

traffic shapping nos serviços de descarregamento


Reputação 4
Crachá

Para algum moderador,

É normal numa velocidade de 200mbts(up) e 20mbps(down) contratada, o teste da própria ANACOM dar apenas metade do valor contratado?

Isto deve estar a acontece desde o inicio do mês.

 

também acontece no (www.speedtest.net) e no teste da google no chrome.

 

que eu note acontece a descarregar ficheiros na ps4, e nos testes no pc ligado por cabo e por wifi

 

todos os teste na aplicação da ANACOM foram feitos por cabo

 

aguardo uma informação referente a este tema  

icon

Melhor resposta por Guimas 30 June 2020, 23:01

Ver pergunta inicial

29 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

teste - para poupar trabalho. testes são ali naquele link.

Recomendo fazer primeiro um reset de fábrica ao router.

Reputação 3
Crachá

Confirmo que andam a fazer TS em torrents.
Acabei de fazer esse teste de traffic shapping do net-mede e deu exatamente o mesmo 4 mbit/s

Que tenha notado, talvez ai há uns 2 meses.
Tenho 100/10 de velocidade e sempre consegui uploads à volta de 1 Mb/s agora não passa dos 550 - 600 Kbps.

Sou webdesigner e uso muitos vezes FTP para enviar ficheiros para servidores e atinge 1 Mb/s sem problema.
 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Goncalo Dias e @Vanda Tomasini,

Para os conseguirmos ajudar, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de Cliente NOS.

Reputação 3
Crachá

Mensagem privada enviada

Aproveito para se poder adiantar algo referente ao meu outro tópico agradecia.

 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/migracao-de-clientes-hfc-para-ftth-planeamento-para-a-minha-zona-de-residencia-18704

Reputação 4
Crachá

 @Tiago C. , @Guimas, @Vanda Tomasini 

reset de fábrica ao router, e o problema persiste. 

 

os mesmos números por cabo na aplicação da ANACOM.  

Reputação 7
Crachá +2

No relatório diz: Não existem indicios de traffic shapping.

Reputação 4
Crachá

@Guimas no entanto a velocidade, não é a contratada. e de certeza que ali a velocidade teria de ser 200mbps (down)  e 20mbps (up)

Reputação 3
Crachá

@Guimas no entanto a velocidade, não é a contratada. e de certeza que ali a velocidade teria de ser 200mbps (down)  e 20mbps (up)

 

Caso não tenha percebido Gonçalo há pessoas que respondem neste forum com claras segundas intenções….

Dois clientes com tarifários distintos, você com 200 / 20 e eu com 100 / 10 e ambos têm o mesmo resultado de upload (4 Mbit/s) no teste de traffic shapping da Anacom.
Aposto que se fizer o teste de velocidade da NOS ou no net-mede vai dar valores bem mais altos, sendo esses testes de trafego “normal”.
Se a limitação de um certo tipo de trafego não é traffic shapping gostava que o sr. Guimas me explicasse o que é.

Alguma coisa mudou nos ultimos meses e isso é inegável. Se é para todos os clientes não sei…
Eu fazia upload a 10 mbit/s nesses programas e passei a estar limitado a 4 mbit/s há coisa de uns 2 meses.


Sr. Gonçalo, sugiro que baixe o seu tarifário para 100 / 10 já que as velocidades são as mesmas e talvez consiga pagar menos :grinning:

 

Reputação 4
Crachá

@Vanda Tomasini  com a velocidade de download também so tem metade da velocidade contratada (50mbps)?  ou tem os 100mbts que tem no contrato?

 

Reputação 3
Crachá

@Vanda Tomasini  com a velocidade de download também so tem metade da velocidade contratada (50mbps)?  ou tem os 100mbts que tem no contrato?

 

Novos testes acabados de fazer, Teste do NET-MEDE de traffic shapping e o Teste de velocidade pelo mesmo site.


Teste de traffic shapping:

 



Teste feito pelo site NET-MEDE após o do traffic shapping em que usa trafego torrent.

 

Teste de velocidade:

 

 

Reputação 4
Crachá

@Vanda Tomasini  ok. O download é mais próximo da sua velocidade contratada, mesmo assim, ainda é um numero superior aos 20% de diferença para a velocidade contratada, tendo em conta que deve de ter o contrato de 120mbps. 

baixar mais o contrato, também nao, para isso mais vale trocar de operadora.

 

agora é ver se obtemos uma resposta ou uma solução para isto, porque a meu ver, isto não é normal. 

 

e já agora, o seu router é o 5.0?

Reputação 7
Crachá +5

@Vanda Tomasini As velocidades estão impecáveis, contratado  120/10 .

Reputação 3
Crachá

@Goncalo Dias O download efetivamente para mim não é um problema, está dentro dos parâmetros normais. A questão que levantei é apenas o upload, no seu caso fica apenas em cerca de 22% da velocidade contratada (simplesmente ridiculo!!), no meu em 45% da velocidade contratada em certos tipos de trafego.

Isso vai de encontro à minha outra questão que coloquei no forum, que era para quando a mudança de HFC para FTTH na minha zona. Isso iria implicar com a velocidade de upload.

No meu caso tem tanta importância o download como o upload, e a NOS nesse aspecto fica bem aquém das expectativas.
Não é por acaso que para ter acesso ás velocidades de upload da NOS na zona dos tarifarios é necessario clicar no “ver mais detalhes”. As pessoas ficam abismadas com velocidades de 100, 200, 500, 1000 mas depois esquecem-se ou não sabem que o upload também é importante.

O meu router é o power router, o 4.0.

O seu teste de velocidade no site NET-MEDE dá-lhe valores normais ou também está limitado?

 

Reputação 4
Crachá

@Vanda Tomasini As velocidades estão impecáveis, contratado  120/10 .

@Jose Rodrigues e no teste do bit-torrent da ANACOM estão? 

 

abram os olhos, neste tópico ninguém tem problemas com a net normal, é com o trafico de bit-torrent

Reputação 3
Crachá

@Vanda Tomasini As velocidades estão impecáveis, contratado  120/10 .



Pelo seu comentário, não leu o tópico desde o inicio. Estamos a falar em certos tipos específicos de tráfego…

Também tenho PS4 e notei um decréscimo nos downloads. O que está aqui em causa é a NOS confirmar que está a limitar o tráfego em certas ocasiões ou em determinados clientes.

Reputação 4
Crachá

@Vanda Tomasini  eu tenho o 5.0, numa zona HFC,

 

no mede.teste tenho velocidade contratada, no fast.com da Netflix, tenho velocidade contratada, e nos teste da ANACOM de flash video, também tenho velocidade contratada.

 

Agora se formos para os testes que testam mesmo o trafico de bit-torrent é que não tenho a velocidade contratada.

Reputação 7
Crachá +5

@Vanda Tomasini Ultimamente, derivado ao brutal aumento de trafego que inesperadamente aconteceu, têm-se verificado algumas dificuldades. 

Reputação 3
Crachá

@Vanda Tomasini Ultimamente, derivado ao brutal aumento de trafego que inesperadamente aconteceu, têm-se verificado algumas dificuldades. 


Quanto a isso concordo consigo e é compreensível. Só acho estranho é no meio do confinamento obrigatório, eu pelo menos tinha velocidades de upload normais nesse tipo de tráfego.
Os constrangimentos não devem de ser os mesmos que há 2 meses atrás, mas isto sou eu a especular tendo em conta que muita gente já voltou ao trabalho. No meu caso não sinto picos de velocidade a determinadas horas, o que poderia indiciar muita gente a aceder à net na minha zona.

Não percebo porque a NOS não alerta os seus clientes no sentido de poder haver constrangimentos em certos tipos de tráfego. Pelo menos era mais honesto.

Não faz sentido estarmos a alimentar este tópico, já que ainda não houve qualquer resposta de quem de direito… Vamos aguardar as conclusões a que os moderadores chegaram, tendo em conta que foi fornecido os números de clientes e podem analisar as velocidades/constrangimentos das zonas em questão.

Reputação 4
Crachá

@Vanda Tomasini no inicio da pandemia a NOS limitou logo no inicio sem dizer nada a ninguém as velocidades nos serviços de video, mas estamos a falar de uma penalização nas velocidades bem mais agressiva que esta. 

eu acho que fui um dos primeiros a expor isto no forum, e acho, que devido a um aumento nos testes da ANACOM feitos por mais pessoas onde era evidente o traffic shaping por parte da nos, houve possivelmente um contacto por parte da ANACOM para reporem as velocidades (digo eu, não houve uma resposta).

 

e após isto, os próprios serviços da Netflix, do youtube e afins baixaram as velocidades, mas vieram a publico dizer.

 

Os serviços da playstation também reduziram nesta altura as velocidades, mas já voltaram a repor tudo, e eu continuei sem as ditas velocidades de download antes da pandemia.

 

E com estes teste da ANACOM, é evidente que as velocidade do trafico bit torrent não estão normais.

 

por isto queria um esclarecimento sobre isto

Reputação 7
Crachá +2

Não acho que seja a NOS a limitar.

Reputação 4
Crachá

Não acho que seja a NOS a limitar.

então é de quem? minha que até tenho um equipamento que até aguenta perfeitamente velocidades superiores mesmo pelo wifi? e tenho um router 5.0?

 

Será dos próprios servidores dos serviços, da parte da ANACOM, e dos restantes sites onde testei?

 

ou possivelmente será da infraestrutura do meu provedor de internet aqui em casa? 

Reputação 4
Crachá

@Guimas se eu pago 200mbps quero 200mbps, porque se num amanhã pagar apenas metade da factura, a NOS tambem me vem perguntar o que que se passa…..

Reputação 3
Crachá

Não acho que seja a NOS a limitar.

então é de quem? minha que até tenho um equipamento que até aguenta perfeitamente velocidades superiores mesmo pelo wifi? e tenho um router 5.0?

 

Será dos próprios servidores dos serviços, da parte da ANACOM, e dos restantes sites onde testei?

 

ou possivelmente será da infraestrutura do meu provedor de internet aqui em casa? 

 

Mais uma vez digo que há malta aqui neste forum que ou trabalha na NOS ou está aqui apenas para descredibilizar quem coloca as questões.

Reputação 7
Crachá +2

Já fez o speedtest , o teste da anacom diz “ não há indicios de traffic shapping “ , mas mesmo assim acha que é da operadora. eu não acho porque muitos serviços diminuiram a velocidade e eu noto isso. Alguns clients já avisam sobre isso, outros não.

Acho que será mesmo do torrent.

é um forum, não estou a descredibilizar mas posso dar a minha opinião.

Mas podemos esperar alguma resposta do algum moderador que ( com muita certeza ) vai indicar não existir qualquer tipo de traffic shapping e se tens a velocidade contratada então está tudo bem.

Confirmo o traffic shapping em torrents… pelo menos em upload qe não passa dos 550kbp/s.

Se ligar o VPN chega facilmente aos 2mbp/s
Já fiz os testes todos e mais alguns….

 Internet Fixa

 200 Mbps / 20 Mbps

Tarifário

200 Mbps / 20 Mbps

 

 

 

Comentário