Skip to main content
Header
Gigabyte
June 30, 2020
Respondido

traffic shapping nos serviços de descarregamento

Para algum moderador,

É normal numa velocidade de 200mbts(up) e 20mbps(down) contratada, o teste da própria ANACOM dar apenas metade do valor contratado?

Isto deve estar a acontece desde o inicio do mês.

também acontece no (www.speedtest.net) e no teste da google no chrome.

que eu note acontece a descarregar ficheiros na ps4, e nos testes no pc ligado por cabo e por wifi

todos os teste na aplicação da ANACOM foram feitos por cabo

aguardo uma informação referente a este tema  

Melhor resposta por Guimas

teste - para poupar trabalho. testes são ali naquele link.

Recomendo fazer primeiro um reset de fábrica ao router.

29 Comentários

Gigabyte
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini  ok. O download é mais próximo da sua velocidade contratada, mesmo assim, ainda é um numero superior aos 20% de diferença para a velocidade contratada, tendo em conta que deve de ter o contrato de 120mbps. 

baixar mais o contrato, também nao, para isso mais vale trocar de operadora.

agora é ver se obtemos uma resposta ou uma solução para isto, porque a meu ver, isto não é normal. 

e já agora, o seu router é o 5.0?

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini As velocidades estão impecáveis, contratado  120/10 .

Gigabyte
    July 2, 2020

@Goncalo Dias O download efetivamente para mim não é um problema, está dentro dos parâmetros normais. A questão que levantei é apenas o upload, no seu caso fica apenas em cerca de 22% da velocidade contratada (simplesmente ridiculo!!), no meu em 45% da velocidade contratada em certos tipos de trafego.

Isso vai de encontro à minha outra questão que coloquei no forum, que era para quando a mudança de HFC para FTTH na minha zona. Isso iria implicar com a velocidade de upload.

No meu caso tem tanta importância o download como o upload, e a NOS nesse aspecto fica bem aquém das expectativas.
    Não é por acaso que para ter acesso ás velocidades de upload da NOS na zona dos tarifarios é necessario clicar no “ver mais detalhes”. As pessoas ficam abismadas com velocidades de 100, 200, 500, 1000 mas depois esquecem-se ou não sabem que o upload também é importante.

O meu router é o power router, o 4.0.

O seu teste de velocidade no site NET-MEDE dá-lhe valores normais ou também está limitado?

Gigabyte
    July 2, 2020

@Jose Rodrigues e no teste do bit-torrent da ANACOM estão? 

abram os olhos, neste tópico ninguém tem problemas com a net normal, é com o trafico de bit-torrent

Gigabyte
    July 2, 2020

Pelo seu comentário, não leu o tópico desde o inicio. Estamos a falar em certos tipos específicos de tráfego…

Também tenho PS4 e notei um decréscimo nos downloads. O que está aqui em causa é a NOS confirmar que está a limitar o tráfego em certas ocasiões ou em determinados clientes.

Gigabyte
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini  eu tenho o 5.0, numa zona HFC,

no mede.teste tenho velocidade contratada, no fast.com da Netflix, tenho velocidade contratada, e nos teste da ANACOM de flash video, também tenho velocidade contratada.

Agora se formos para os testes que testam mesmo o trafico de bit-torrent é que não tenho a velocidade contratada.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini Ultimamente, derivado ao brutal aumento de trafego que inesperadamente aconteceu, têm-se verificado algumas dificuldades. 

Gigabyte
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini Ultimamente, derivado ao brutal aumento de trafego que inesperadamente aconteceu, têm-se verificado algumas dificuldades. 

Quanto a isso concordo consigo e é compreensível. Só acho estranho é no meio do confinamento obrigatório, eu pelo menos tinha velocidades de upload normais nesse tipo de tráfego.
    Os constrangimentos não devem de ser os mesmos que há 2 meses atrás, mas isto sou eu a especular tendo em conta que muita gente já voltou ao trabalho. No meu caso não sinto picos de velocidade a determinadas horas, o que poderia indiciar muita gente a aceder à net na minha zona.

Não percebo porque a NOS não alerta os seus clientes no sentido de poder haver constrangimentos em certos tipos de tráfego. Pelo menos era mais honesto.

Não faz sentido estarmos a alimentar este tópico, já que ainda não houve qualquer resposta de quem de direito… Vamos aguardar as conclusões a que os moderadores chegaram, tendo em conta que foi fornecido os números de clientes e podem analisar as velocidades/constrangimentos das zonas em questão.

Gigabyte
    July 2, 2020

@Vanda Tomasini no inicio da pandemia a NOS limitou logo no inicio sem dizer nada a ninguém as velocidades nos serviços de video, mas estamos a falar de uma penalização nas velocidades bem mais agressiva que esta. 

eu acho que fui um dos primeiros a expor isto no forum, e acho, que devido a um aumento nos testes da ANACOM feitos por mais pessoas onde era evidente o traffic shaping por parte da nos, houve possivelmente um contacto por parte da ANACOM para reporem as velocidades (digo eu, não houve uma resposta).

e após isto, os próprios serviços da Netflix, do youtube e afins baixaram as velocidades, mas vieram a publico dizer.

Os serviços da playstation também reduziram nesta altura as velocidades, mas já voltaram a repor tudo, e eu continuei sem as ditas velocidades de download antes da pandemia.

E com estes teste da ANACOM, é evidente que as velocidade do trafico bit torrent não estão normais.

por isto queria um esclarecimento sobre isto

Guimas
    Super User
    Super User
    July 2, 2020

Não acho que seja a NOS a limitar.