Skip to main content
Header
Kilobyte
February 2, 2019

Traffic shapping agressivo!

Mas agora ao fim de semana é sempre isto?

Trabalho remotamente, tenho constantemente de aceder a máquina virtuais alojadas em servidores remotos e ao fim de semana é impossível trabalhar!

Ligo para a NOS e dizem que está tudo ok, pedem para fazer um teste de velocidade e dá tudo bem,

aparentemente, porque se for tráfego nacional está bom, mas se for tráfego internacional aí vemos aquilo que verdadeiramente se passa!

Serviço péssimo e ilegal! Isto dá direito a rescisão por justa causa!

Podem parar com isto?

79 Comentários

Terabyte
    October 3, 2019
    Aqui é FTTH só não dão os 100mbps de upload, mas como eu disse treta é exactamente que o que aparece no speed test não serve para nada porque quase todos os serviços a velocidade é cortada pela NOS e varia a cada "X" minutos ou seja é bonitinho eu ter contratado 200\10 e apanhar quase spr à volta de ~240\24mbps, mas depois em quase todos os serviços que uso durante o dia varia entre ter apenas para aí 5% dessa velocidade, às vezes 10%, às vezes 50% e outras vezes sim ter 100% dessa velocidade.

No speed test está quase sempre com velocidade boa porque a NOS não faz traffic shapping para os speed tests e maioria das coisas pelo browser de net, de resto, steam, netflix, consolas e maioria de tudo o que se usa a velocidade é cortada (e especialmente baixar a velocidade em coisas gaming legais é o que mais me irrita já que eu queria a fibra especialmente para gaming para depois descobrir que o ping é a mesma coisa que a antiga MEO ADSL e muitas vezes ainda está pior🤧 e a velocidade de download\upload tb é cortada, coisa que o meu amigo com fibra MEO FTTH não tem esse problema com gaming e o ping é garantidamente bem melhor)...

O ping varia demasiado e é mt mais alto que a fibra FTTH da concorrência. Aqui foi uma das ultimas instalações FTTH da NOS bem recente, o ping na mesma muitas vezes está pior que a média da minha antiga ADSL, já na meo FTTH de um amigo o ping está sempre 100% das vezes abaixo da antiga MEO ADSL e com mt pouca variação e também sem problemas nas TV's...

Por cá tudo andou a mudar para a NOS e tudo reclama principalmente com as TV's, é nos bares, é em casas, estão spr a pifar... Os comerciantes que têm a fibra MEO nenhum tem problemas com as TV's, mas infelizmente a MEO ainda não está a meter fibra cá para particulares, só para empresas\comércio...
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 3, 2019
    Aqui é FTTH só não dão os 100mbps de upload, mas como eu disse treta é exactamente que o que aparece no speed test não serve para nada porque quase todos os serviços a velocidade é cortada pela NOS e varia a cada "X" minutos ou seja é bonitinho eu ter contratado 200\10 e apanhar quase spr à volta de ~240\24mbps e depois em quase todos os serviços que uso durante o dia varia entre ter apenas para aí 5% dessa velocidade, às vezes 10%, às vezes 50% e só poucas vezes ter 100% essa velocidade enquanto no speed test está quase sempre com velocidade boa porque a NOS não faz traffic shapping para os speed tests e maioria das coisas pelo browser de net, de resto, steam, netflix, consolas e maioria de tudo o que se usa a velocidade é cortada...

Outra é o ping que varia demasiado e é mt mais alto que a fibra FTTH da concorrência, muitas vezes como eu disse aqui que foi uma das ultimas instalações FTTH da NOS, o ping na mesma muitas vezes está pior que a média da minha antiga ADSL, já na meo FTTH de um amigo o ping está SPR 100% das vezes abaixo da antiga MEO ADSL e com mt pouca variação e também sem problemas nas TV's...

Aqui tudo andou a mudar para a NOS e tudo reclama principalmente com as TV's, é nos bares, é em casa, estão spr a pifar... Os comerciantes que têm a fibra MEO nenhum tem problemas com as TV's, mas infelizmente a MEO ainda não está a meter fibra cá para particulares, só para empresas\comércio...

Sem dúvida que se pudesse já tinha mudado para a VODAFONE... infelizmente a fibra está "saturada" na minha zona e não vejo interesse pela parte da vodafone para resolver a questão. E sim, concordo... A NOS está a léguas de distância em questão de NET (e TV - as boxes são uma miséria) em relação ao FTTH da VDF e da MEO.

Aliás, é um crime que a ANACOM permita que a NOS publicite a sua rede como FIBRA... porque de fibra pouco tem... é das coisas que mais me revolta...
    Terabyte
    October 3, 2019
    Também não percebo como é que isto passa, o vendedor que veio cá era conhecido família de pessoa "X" e tal, era tudo lindo... Começou tudo a mudar para Nos Fibra e agora tudo está irritado especialmente com as TV's... Com a net a maioria está contente como as casas aqui ao lado que são tudo primos meus, é tudo cotas que só usa o Facebook e nem sabem o que é ping nem velocidades nem nada por isso desde que o face esteja bom eles tão contentes e de jogos só devem conhecer os do facebook e porcaria de android LOL.

A ANACOM deve ser só para parecer que é dura, mas no fundo é igual ao governo, passa de tudo pelo país a nível de telecomunicações...

Um amigo meu gamer também queria mudar para a Fibra NOS por causa de gaming, acabou não mudando até porque onde ele trabalha o bar tem NOS e a TV tb tal como as minhas está spr a pifar e por isso ele continua com ADSL 24mbps a apanhar talvez 16mbps na zona dele (eu era o unico cá com adsl 24 a apanhar mesmo 24mbps já que a minha casa está encostada à central da meo...).

ps: Não sei como este tipo de coisa passa com as boxes constantemente a brickar e ter que estar constantemente a desligar e ligar na tomada, a MEO desde o inicio que temos que nunca deu dores de cabeça como este serviço mesmo sendo a tecnologia antiga ADSL com velocidades mt inferiores, mas mesmo em ADSL era super estável e bastante constante diariamente pelo menos para esta zona... E A COISA QUE MAIS ME IRRITA É MESMO BAIXAR VELOCIDADE EM SERVIÇOS GAMING LEGAIS, já o meu pai o que lhe irrita mesmo mais e está a pensar mesmo cancelar o contracto é por causa da TV, embora tb me irrita bastante as TV's, chateia-me mais o traffic shapping e a inconsistência do serviço de net (por isso é que digo que o speed test é uma treta porque lá 99% do tempo está sempre bom sem a NOS a fazer traffic shapping para mostrar a boa qualidade da net e depois no que se usa mesmo a velocidade nada tem a ver a não ser usado um VPN bom com tudo encriptado para a NOS não saber que tráfico está a passar e aí tá spr velocidade máxima em tudo, steam, consolas... isto se for um VPN que a NOS tb n faça throttle down no speed LOL)😡...
    Kilobyte
    October 4, 2019
    A NOS nem merece comentário... Ando farto deste ISP! E sim, cabo de rede e blá blá...

Kilobyte
    October 4, 2019
    E a NOS não faz traffic shaping... Isso são calunias!!!

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 4, 2019
    @Marta Duarte boa tarde, por mensagem privada deve enviar o seu numero de cliente à moderação do Fórum @Ana P. para que seja possível detetar o problema que está a influenciar as baixas velocidades. Os testes foram feitos por WiFi ou por cabo ?
    Kilobyte
    October 4, 2019
    @Marta Duarte boa tarde, por mensagem privada deve enviar o seu numero de cliente à moderação do Fórum @Ana P. para que seja possível detetar o problema que está a influenciar as baixas velocidades. Os testes foram feitos por WiFi ou por cabo ?
    Por cabo.
    Esta conversa já foi tuda por telefone, cuja solução dura 2/3 dias, voltando ao mesmo passado esse tempo.
    A solução passa por deixarem de controlar e constrangir os utilizadores do V.º ISP, i.e., Podem comecar por não efectuar traffic shaping sff.
    Guimas
    Super User
    Super User
    October 4, 2019
    A net está com valores baixos -» traffic shapping logo ..
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 5, 2019
    Ainda bem que postaram o teste do NETMEDE... era isso que ia sugerir...

Façam o testo de Traffic Shaping: https://netmede.pt/traffic-shaping
    Terabyte
    October 5, 2019
    Não sei se sabem mas desde que não usem VPN com tudo encriptado o ISP sabe tudo o que etá sendo usado e pode adicionar certas coisas à "whitelist" para não levarem com traffic shapping... Uma delas é o tráfego para os speed tests nunca levam traffic shapping aqui, só dá baixa velocidade quando é o traffic shapping 99% agressivo geral que fazem quando dá jogos na porcaria da Sport TV que devia ser proibido para já...

Steam, Sony, M$ e muita outra coisa levam traffic shapping incrivel quando todos eles especialmente a M$ tem investido biliões em servers... Por exemplo speed test 240mbps a sacar o Forza da M$ ~20mbps e levou uma eternidade...

O steam é igual mesmo quando tá a 5MB\s, o speed test continua a estar spr a 240mbps, sim a culpa é spr dos servers do steam, M$, sony........... No entanto como disse um amigo meu com a MEO 100\100mbps que vive tb ele cá na ilha saca sempre a cerca de 98mbps em todos os servers e a PS4 tb pode-se fazer 10 speed tests de seguida e dá spr cerca de 98mbps enquanto aqui faço 1 dá 180 e logo a seguir 8mbps, às vezes 5mbps, às vezes ainda menos bem pior que a ADSL em muitas ocasiões (e se ele vive cá na ilha significa que está garantidamente conectado aos mesmos servers Sony, M$, Steam... do que aqui com a NOS já que estamos na mesma area geografica)...

Ao pôr um certo VPN kaboom a PS4 fica spr ~200mbps, por isso é totalmente traffic shapping...