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Bom dia.

Tenho um serviço fixo NOS com o Router 6.0 que, desde o ano passado, apresenta o sintoma de as portas Ethernet ficarem bloqueadas a 100 Mbps, causando limitações e instabilidade no fornecimento da internet contratada (500 Mbps).

Há um ano, senti a internet fixa instável e, após algumas verificações, detetei que a porta onde meu computador estava ligado não ultrapassava 93/94 Mbps. Contactei o apoio técnico, que, após um reset no router, fez a porta voltar a sincronizar a 1 Gbps, permitindo atingir a velocidade contratada (500 Mbps).

Acontece que, passada uma semana, o mesmo sintoma voltou a ocorrer em portas diferentes, e um técnico foi deslocado para realizar a substituição do router.

Menos de três meses depois, o “novo” router voltou a apresentar o mesmo problema. Após um reset, ele funcionava durante uma semana e voltava ao mesmo estado.

Recentemente, um técnico voltou ao local e trocou novamente o router. No entanto, após um mês, o problema persistiu (infelizmente, quem registrou a ocorrência anotou incorretamente como um problema de Wi-Fi).

Aqui seguem imagens para ajudar a entender o problema/bug que existe no router em que acontece tanto com os plumes ou com computador fixo/ portátil.
Nesta imagem, tenho apenas e só meu computador ligado na porta ethernet 2 onde podemos verificar que o Link speed está em 1Gbps.


Desligando esse cabo ecolocando na porta 1 verificamos que o Link speed está em 100Mbps dando as velocidades limitadas.

 

 

Se desligar ambos podemos ver que enquanto a porta 2 está sempre em 1Gbps a porta 1, continua limitada aos 100Mbps 

 

 


Nestas trocas, resets e problemas já foram trocados 3x o router e ninguém da linha técnica consegue enviar o caso para o departamento “acima” de engenharia limitando-se a enviar o técnico trocar o router cada vez que cá vem. O que se torna insustentável estar sistematicamente com este problema.
Assim pedia-vos encarecidamente que esta situação fosse devidamente encaminhada para o departamento mais adequado e não apenas para a parte “técnica”.
Enviei mensagem para o @Fórum com os dados do contrato.

Obrigado.
 

esse problema parece ser com o router FTTH na versão 5.0, pois há pessoal a confirmar que o 6.0 não acontece isso… isso confirma-se?


Como pode ler no nome dest post é o router 6.0


Boa tarde,

Hoje verifico que tenho as 4 portas “presas” a 100Mbps, após 2 restarts e troca de equipamentos entre as portas continuo a ter tudo a 100Mbps.

Não acho correto ter um serviço superior a 100Mbps e não conseguir aproveitar o pacote a 100%.

Podem pfv ajudar?

Obrigado.

 


Boa tarde @zebandido,

Como pode ler anteriormente é um bug, sugiro que faça um hard reset sem os cabos de rede.

Obrigado.


Boa tarde @zebandido,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa recomendação sobre este tema.

Partilhe connosco o seu testemunho após reset de fábrica ao equipamento.

Obrigado


Boa tarde, mais quanto tempo vamos ter que esperar para que seja corrigida a situação?
Obrigado!


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