Skip to main content

Router 6.0 FTTH - portas ethernet limitadas a 100Mbps


Bom dia.

Tenho um serviço fixo NOS com o Router 6.0 que, desde o ano passado, apresenta o sintoma de as portas Ethernet ficarem bloqueadas a 100 Mbps, causando limitações e instabilidade no fornecimento da internet contratada (500 Mbps).

Há um ano, senti a internet fixa instável e, após algumas verificações, detetei que a porta onde meu computador estava ligado não ultrapassava 93/94 Mbps. Contactei o apoio técnico, que, após um reset no router, fez a porta voltar a sincronizar a 1 Gbps, permitindo atingir a velocidade contratada (500 Mbps).

Acontece que, passada uma semana, o mesmo sintoma voltou a ocorrer em portas diferentes, e um técnico foi deslocado para realizar a substituição do router.

Menos de três meses depois, o “novo” router voltou a apresentar o mesmo problema. Após um reset, ele funcionava durante uma semana e voltava ao mesmo estado.

Recentemente, um técnico voltou ao local e trocou novamente o router. No entanto, após um mês, o problema persistiu (infelizmente, quem registrou a ocorrência anotou incorretamente como um problema de Wi-Fi).

Aqui seguem imagens para ajudar a entender o problema/bug que existe no router em que acontece tanto com os plumes ou com computador fixo/ portátil.
Nesta imagem, tenho apenas e só meu computador ligado na porta ethernet 2 onde podemos verificar que o Link speed está em 1Gbps.


Desligando esse cabo ecolocando na porta 1 verificamos que o Link speed está em 100Mbps dando as velocidades limitadas.

 

 

Se desligar ambos podemos ver que enquanto a porta 2 está sempre em 1Gbps a porta 1, continua limitada aos 100Mbps 

 

 


Nestas trocas, resets e problemas já foram trocados 3x o router e ninguém da linha técnica consegue enviar o caso para o departamento “acima” de engenharia limitando-se a enviar o técnico trocar o router cada vez que cá vem. O que se torna insustentável estar sistematicamente com este problema.
Assim pedia-vos encarecidamente que esta situação fosse devidamente encaminhada para o departamento mais adequado e não apenas para a parte “técnica”.
Enviei mensagem para o @Fórum com os dados do contrato.

Obrigado.
 

17 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RúbenSilvaaa,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Reputação 1

Obrigado, fico a aguardar uma resposta.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que a situação já está identifica há bastante tempo e está na engenharia. Se enviaram o técnico foi por lapso.

Reputação 7

Boa tarde @RúbenSilvaaa,

Tenho conhecimento que a situação que descreve existe pelo menos desde Agosto de 2023.

Confirme se é o router 6.0 FTTH Fast 5670 com o firmware SGFc10000471.

Obrigado.

Reputação 1

Boa tarde, @Jorge C 

Sim é esse mesmo router e tem esse firmware.

Reputação 7

Boa tarde, @Jorge C 

Sim é esse mesmo router e tem esse firmware.

 

Considero importante a correção deste bug para não induzir os clientes em erro.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @RúbenSilvaaa
O ​​@Guimas deu uma boa ajuda. 

Agradecemos o alerta, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

Reputação 1

Acho que a situação já está identifica há bastante tempo e está na engenharia. Se enviaram o técnico foi por lapso.

Por lapso, não vi esta messagem, no entanto já vireram 3x e sempre que liguei os atendentes negavam sempre a existência desta situação.

Obrigado pela informação.

 

Bom dia, @RúbenSilvaaa
O ​​@Guimas deu uma boa ajuda. 

Agradecemos o alerta, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

Boa tarde.

Assim sendo qual o prazo para resolução deste problema, visto que estou há bastante tempo com o serviço limitado?

Obrigado.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @RúbenSilvaaa

Lamentamos a situação. No entanto, não temos nenhuma data que possamos fornecer, mas já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível

Obrigado,

Reputação 1

Boa tarde,

Seria então possivel realizar um downgrade no firmware do meu router para uma versão anterior em que estava tudo a funcionar, enquanto não é resolvido a situação?

Gostaria também que me fosse indicado o nr/id do pedido.

Obrigado!

 

Reputação 7
Crachá +6

O assunto encontra-se registado com o número 000001561656, @RúbenSilvaaa
Relativamente ao seu pedido, para verificarmos a possibilidade, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum
Obrigado, 

Reputação 1

Já tinha enviado no inicio deste tópico, mas voltei a enviar.

Obrigadoo!

Reputação 7
Crachá +6

Peço desculpa pelo lapso, @RúbenSilvaaa

Agradecemos a cooperação. 
Obrigado,  

Reputação 1

Boa tarde, ainda não recebi qualquer contacto.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RúbenSilvaaa,

Agradecemos o seu testemunho.

O seu pedido encontra-se a ser acompanhado por uma equipa NOS especializada.

Será contactado logo que possível.

Obrigado

Reputação 1

Recebi a indicação que não é possivel realizar o downgrade, assim questiono qual é a data para resolver a situação desde router, porque não posso continuar com esta situação que já se arrasta á meses,  não pudendo usufruir corretamente do serviço por algo que me é totalmente alheio.

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @RúbenSilvaaa

Lamentamos a situação. 
De momento não temos uma data que possamos indicar, infelizmente. No entanto, encontramo-nos a acompanhar a situação, pelo que assim que tenhamos a confirmação da resolução partilharemos, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Comentário