Skip to main content
Header
Respondido

Router 5.0: Cimoatibilidade com Deco e Tapo

Forum|alt.badge.img

Boa tarde.

Gostava de saber se o Router 5.0 é compatível com o sistema DECO Mesh bem como com as câmaras e tomadas TAPO.

Obrigado.

Melhor resposta por Jorge C

ANTÓNIO GUEDES DA SILVA escreveu:

Faço a pergunta aqui por razões óbvias: a Juvenália não conhece pormenores técnicos e, portanto, não me pôde responder. 

O Deco M4 Mesh Wi-Fi liga-se por cabo de rede, as câmaras e tomadas TAPO por 2,4Ghz. 

Acredito que não haverá qualquer problema. 

Obrigado.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

13 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8766 comentários
  • 5 de maio de 2025

Boa tarde ​@ANTÓNIO GUEDES DA SILVA

Por favor identifique o seu router para que a comunidade possa ajudar. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img

Recebi uma proposta da NOS e a menina identificou o aparelho como ROUTER 5.0. Para poder dar uma resposta, consultei a informação disponível no Fórum e fiz agora esta pergunta, para ser mais exato.

Jorge C
Super User
  • 8766 comentários
  • 5 de maio de 2025

Recebi uma proposta da NOS e a menina identificou o aparelho como ROUTER 5.0. Para poder dar uma resposta, consultei a informação disponível no Fórum e fiz agora esta pergunta, para ser mais exato.

Como pode verificar caso visualize o tópico, existem 3 routers 5.0 distintos. 

Sugiro que consulte as funcionalidades e caraterísticas para negociação. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img

Não faço ideia de qual é o modelo. Atualmente tenho um 4.0, que tem o WiFi desligado, porque liguei um Deco M4R por cabo, e é este que comunica com outros DECO por WiFi.

Não faço ideia se o Router 5.0 de que me falou a Juvenália tem alguma versão específica. Não sei se conseguem saber quais os 5.0 que a NOS está a distribuir nesta altura em que já apareceu o 6.0.

Obrigado.

Forum|alt.badge.img

Compreendo o que me diz.

Ainda assim, reitero a pergunta inicial: qualquer um destes modelos é compatível com o DECO MESH M4R e as câmaras e tomadas TAPO da TP-LINK?

Obrigado.

Forum|alt.badge.img

Faço a pergunta aqui por razões óbvias: a Juvenália não conhece pormenores técnicos e, portanto, não me pôde responder. 

Jorge C
Super User
  • 8766 comentários
  • Resposta
  • 5 de maio de 2025

O Deco M4 Mesh Wi-Fi liga-se por cabo de rede, as câmaras e tomadas TAPO por 2,4Ghz. 

Acredito que não haverá qualquer problema. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30859 comentários
  • 6 de maio de 2025

@ANTÓNIO GUEDES DA SILVA, boa noite. 
A compatibilidade é determina na comparação entre as características técnicas dos equipamentos. Isto é, a sugestão do ​@Jorge C quanto à consulta do manual do equipamento (o Router) ajudará a compreender. 
Sem o determinar, infelizmente, não conseguimos avançar uma informação. 
Obrigado, 

Forum|alt.badge.img

Bom dia, Mário.

O Jorge C não disse isso. De qualquer modo, a Juvenália, que me telefonou a fazer a proposta de um pacote, ficou-se por informar-me de que o router seria o 5.0, sem indicar a versão. Eu não adivinho qual delas será, pois a própria NOS deixa essa indicação para o momento da instalação. Diz, expressamente, nos seus textos sobre o router 5.0 que a versão (1, 2 ou 3) será atribuída casuisticamente em função do local da instalação e da disponibilidade. Ora, bolas! Como quer o Mário que eu lhe dê mais dicas se a própria NOS não mas dá? Acresce que a Juvenalia ficou de me telefonar ontem e não o fez. Isto faz-me pensar que estou a perder tempo e paciência, pelo que me desinteresso. Fica tudo como está. Mas, já agora, sempre lhe digo que li as características das 3 versões do router 5.0 e não vejo diferenças substanciais entre elas, donde conclua que a resposta do Jorge C foi adequada, apesar de não ser em nada parecida com a que lhe atribui. Ele de facto não vê grandes diferenças. Cumprimentos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31304 comentários
  • 8 de maio de 2025

Boa tarde ​@ANTÓNIO GUEDES DA SILVA,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade.

Qualquer router dotado de portas ethernet, como é o caso de todos os router NOS, será compatível com o sistema de propagação Wi-Fi Mesh que menciona.

Se os restantes equipamentos que menciona se encontram ligados à rede mesh, então esses irão também funcionar. 

Relembramos ainda que qualquer configuração ou instalação do género que menciona é alheia à NOS. 

Obrigado

Forum|alt.badge.img

Caro João H. Tenho lido "demasiado" nestes últimos dias acerca das características de aparelhos,  aplicações e operadores.  Preciso de fazer uma pausa, deixar o cérebro pensar sozinho e só depois, daqui a algum tempo, tomar uma decisão de acordo com o que o cérebro sugerir. Ao longo da minha vida usei várias vezes este método com êxito,  vamos lá a ver se ainda funciona. Entretanto, aproveito para lhe agradecer a dica e o aviso sobre a irresponsabilidade da NOS acerca de configurações ou instalações privadas... Também era só o que faltava! Um abraço. 

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 606 comentários
  • 8 de maio de 2025

Não faço ideia de qual é o modelo. Atualmente tenho um 4.0, que tem o WiFi desligado, porque liguei um Deco M4R por cabo, e é este que comunica com outros DECO por WiFi.

Não faço ideia se o Router 5.0 de que me falou a Juvenália tem alguma versão específica. Não sei se conseguem saber quais os 5.0 que a NOS está a distribuir nesta altura em que já apareceu o 6.0.

Obrigado.

Tenho o DECO M4 (2 dispositivos) ligados ao Router 5.0 (cilindro), está ligado como access point cabo de rede e não tenho qualquer problema.  tomadas TAPO não posso comentar.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31304 comentários
  • 8 de maio de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a partilha do seu testemunho sobre o tema ​@Renato Gomes.

@ANTÓNIO GUEDES DA SILVA, cabe-nos relembrar que configurações e instalações de equipamentos privados não são passíveis de ser garantidas pela NOS, contudo, como poderá verificar, no Fórum NOS irá sempre encontrar uma comunidade sempre disponível para o ajudar a resolver dificuldades e esclarecer qualquer questão.

Obrigado

Comentário