Skip to main content
Header
Megabyte
November 3, 2023

Roteador bloqueando trafego de VPN

Olá, boa tarde.

Estou com o mesmo problema que o encontrado neste link : https://forum.nos.pt/internet-nos-4/problemas-ao-ligar-a-vpn-em-casa-36142

Adquiri a NOS recentemente, mas não consigo usar alguns recursos da VPN do trabalho, mas quando acesso o smartphone como hotspot ou uso qualquer outra rede, tudo funciona normalmente.

Estou usando o Router Wi-Fi 6 FTTH (F@st 5670 NOS)

Conseguiram solucionar?

Estou usando dados moveis pra trabalhar porque a rede NOS do roteador esta bloqueando o trafego da VPN.

Entrei em contato no privado mas nao fui respondido.

43 Comentários

Kilobyte
August 1, 2024

Olá Igor, só há uma solução.

Eles vieram à minha casa e trocaram o router pelo modelo anterior.

Depois disso a VPN funciona perfeitamente! ;)

Pede para trocarem.

Cumps

Jorge C
Super User
Super User
August 2, 2024

Estou a passar pelo mesmo problema. Aderi à NOS a meados de Julho e estou desde então a tentar que me solucionem o problema, pois trabalho remotamente e tal como aqui já referido por outros na mesma situação, precisamos da VPN para trabalhar.

Já esteve um técnico em casa a dar assistência, no entanto, sem qualquer solução. Se assim continuar irei revogar o contrato.

Router:

• Modelo TCG310J
  • Versão: 1.1.16.3.2

@IgorFFigueira sugiro que ligue na port 4 em modo bridge.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 2, 2024

Bom dia, @IgorFFigueira

O @Jorge C deu uma boa sugestão. Assim, e caso seja possível, ative o modo bridge e experimente o acesso à VPN com o seu equipamento ligado por cabo à LAN 4. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 2, 2024

Obrigado por todas as sugestões mas não me parece ser a solução, se bem que entendi corretamente.

Portanto, terei de adquirir um router para colocar em frente ao router da NOS ligado por cabo pela portal LAN?

Para mim parece-me ser uma medida à base da “fita-cola” para colmatar a medida da NOS limitar o tráfego da VPN que utilizo para trabalho. Este problema não existia com o antigo provedor de internet que estava utilizar. Além de que não me parece correto estarem a me bloquear o tráfego.

Jorge C
Super User
Super User
August 2, 2024

Obrigado por todas as sugestões mas não me parece ser a solução, se bem que entendi corretamente.

Portanto, terei de adquirir um router para colocar em frente ao router da NOS ligado por cabo pela portal LAN?

Para mim parece-me ser uma medida à base da “fita-cola” para colmatar a medida da NOS limitar o tráfego da VPN que utilizo para trabalho. Este problema não existia com o antigo provedor de internet que estava utilizar. Além de que não me parece correto estarem a me bloquear o tráfego.

@IgorFFigueira caso a sua VPN seja de hardware basta ligar, se for de software partilhe o nome.

Obrigado.

Kilobyte
August 2, 2024

Boa noite @Jorge C, hoje contactei novamente a linha de apoio e fiquei de ser contactado por um técnico, sendo que do apoio requisitaram-me o nome da VPN (software), que é a Zscaler.

Apesar de não ter sido contactado pelo técnico, verifiquei uma diferença nas velocidades da internet, no entanto o problema depois voltou ao mesmo. (Penso que estiveram a averiguar ou a testar alguma coisa)

Guimas
Super User
Super User
August 2, 2024

Nada foi averiguado nem testado. O router não tem nenhum problema conhecido com ligação a VPN. terás que ver a situação com o teu fornecedor.

Jorge C
Super User
Super User
August 3, 2024

Boa noite @Jorge C, hoje contactei novamente a linha de apoio e fiquei de ser contactado por um técnico, sendo que do apoio requisitaram-me o nome da VPN (software), que é a Zscaler.

Apesar de não ter sido contactado pelo técnico, verifiquei uma diferença nas velocidades da internet, no entanto o problema depois voltou ao mesmo. (Penso que estiveram a averiguar ou a testar alguma coisa)

Sugiro que tente fazer o setup do fornecedor da VPN e ignore comentários pouco construtivos.

Step-by-Step Configuration | Zscaler

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Kilobyte
August 3, 2024

Bom dia @Jorge C, devo ter me expressado mal ou não tere ainda mencionado que o próprio portátil é da empresa para a qual trabalho, a qual já possui o Zscaler configurado e não tenho qualquer permissão para edição. Além disso, refiro que só estou este problema desde a instalação dos serviços da NOS, no passado dia 17 de Julho, e que na operada MEO que estava nunca tive este problema de falhas de internet (sendo preciso reiniciar o router) e velocidades download de internet muito inferiores ao contratado (60-100mbps, contrato 500mbps).

Como mencionei acima (ontem), após o contacto com a NOS de ontem, fiquei a aguardar o contato de um técnico da NOS, sem efeito, no entanto as velocidades de internet começaram a ter variações/picos de velocidade até aos valores e por vezes até superiores. Sendo que passada 1 hora, estes valor deixaram de ser novamente atengindos, acredito que alguém andou a efetuar (testes/experiências) após a minha chamada.

Algo que não devo ter mencionado ainda é que estou bloqueado ao efetuar testes de velocidade pelo link da NOS (speedoss.nosmadeira.com) [Forbidden]

Olaf
Super User
Super User
August 3, 2024

Qual o router que tem instalado?