Skip to main content
Header
Megabyte
November 18, 2020
Respondido

Quebras no serviço de internet

• November 18, 2020
  • 97 comentários
  • 2317 visualizações

Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

Melhor resposta por J_Santos

Bom dia, um atualização:

Na semana passada depois de estar à espera do contato a agendar a vinda do auditor da NOS, decidi enviar um email à Provedoria da NOS. Resultou porque fui contactado.

Foi agendada a vinda de um técnico e do auditor na passada segunda, dia 11/01. O técnico chegou cedo, verificou toda a instalação, interior e exterior, fez testes e não encontrou nenhum problema. Entretanto chegou o auditor, viu a instalação, ligou o equipamento dele e detetou um ruido numa das frequências. Depois de verificarem novamente as ligações encontraram a origem do ruido na ligação entre o cabo e o TAP do 2º poste (coisas que tinham sido mudadas nas ultimas semanas...).

O ruido na frequência ficou resolvido, o restante estaria em valores aceitáveis. O auditor disse para fazer testes durante esta semana para avaliar se o problema estava resolvido.

Resultado: a TV ficou ok, e as falhas nas videochamadas melhoraram bastante. Durante esta semana só tive 3 quebras e nessas ocasiões medi logo de seguida e ainda encontrei velocidades de download nos 350 (de 500mb) e no upload de 25 (de 100mb). Ainda não está resolvido mas está bem melhor.

Ontem fui contactado pela Provedoria, expliquei as falhas que ainda existiram e deram indicação para continuar a contactar o Apoio sempre que existir uma falha para os técnicos tentarem descobrir a origem e ver se agora será só ajustes remotos.

O problema continua mas parece mais próximo de ser resolvido.

97 Comentários

Megabyte
    July 27, 2021

Entretanto agora de tarde estive com a velocidade da net a bater no fundo, testes com cerca de 80 de download e 10Mb de upload (contratado 500/100mb), e liguei para o Apoio que respondeu não puder fazer nada… tinha de aguardar o contato da linha técnica e que ia reforçar o pedido.

Resultou porque passado 1h ligaram-me da linha tecnica. Ainda começaram com a conversa que a avaria exterior tinha sido resolvida no dia 19/07 mas quase 45 minutos depois com vários testes feitos em 2 computadores com tira cabo/mete cabo/troca cabo/linha de comandos/modo de segurança, etc, ficou mais uma vez a ideia de problemas no exterior.

Um aparte: os tecnicos recebem pelo trabalho efetuado, gostava de saber quando é que os clientes também vão começar a receber da NOS por estarem a trabalhar para a NOS a procurar as soluções para os problemas dos serviços da NOS. Se for a contabilizar o tempo ocupado com testes e outros já devo ter umas valentes horas a cobrar.

Enfim, nova intervenção agendada. E garantem que desta intervenção tem de ficar o problema resolvido (vamos ver...)

Guimas
    Super User
    Super User
    July 27, 2021

Entretanto agora de tarde estive com a velocidade da net a bater no fundo, testes com cerca de 80 de download e 10Mb de upload (contratado 500/100mb), e liguei para o Apoio que respondeu não puder fazer nada… tinha de aguardar o contato da linha técnica e que ia reforçar o pedido.

Resultou porque passado 1h ligaram-me da linha tecnica. Ainda começaram com a conversa que a avaria exterior tinha sido resolvida no dia 19/07 mas quase 45 minutos depois com vários testes feitos em 2 computadores com tira cabo/mete cabo/troca cabo/linha de comandos/modo de segurança, etc, ficou mais uma vez a ideia de problemas no exterior.

Um aparte: os tecnicos recebem pelo trabalho efetuado, gostava de saber quando é que os clientes também vão começar a receber da NOS por estarem a trabalhar para a NOS a procurar as soluções para os problemas dos serviços da NOS. Se for a contabilizar o tempo ocupado com testes e outros já devo ter umas valentes horas a cobrar.

Enfim, nova intervenção agendada. E garantem que desta intervenção tem de ficar o problema resolvido (vamos ver...)

O técnico que vai aí é que tem de garantir. se não for problema do serviço, a situação da velocidade irá manter-se.

Megabyte
    July 27, 2021

O técnico que vai aí é que tem de garantir. se não for problema do serviço, a situação da velocidade irá manter-se.

“se não for problema do serviço”? Não percebi

Ana P.
    Moderador
    July 31, 2021

Olá @J_Santos  e @Guimas

Lamentamos a demora na resposta. 
    De momento, pedimos que nos dê feedback em relação à sua situação, por favor. 

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    July 31, 2021

Olá @J_Santos  e @Guimas

Lamentamos a demora na resposta. 
    De momento, pedimos que nos dê feedback em relação à sua situação, por favor. 

Obrigada

Boa tarde

Estou a aguardar esclarecimento do comentário do Guimas, continuo a não perceber…

Da minha situação com a internet, está agendada nova visita técnica conjunta com um auditor da NOS para a próxima terça, dia 03/08. Por agora os problemas continuam iguais.

Guimas
    Super User
    Super User
    July 31, 2021

Pode não ser problema causado pelo serviço. Pode ser do seu pc,downloads, pode ser de extenders, powerlines, switches. Existe sempre a possibilidade de não ser do serviço.

Megabyte
    July 31, 2021

Pode não ser problema causado pelo serviço. Pode ser do seu pc,downloads, pode ser de extenders, powerlines, switches. Existe sempre a possibilidade de não ser do serviço.

Então para esclarecer:

• Não existem extenders, powerlines, switches, etc na minha instalação. O pc liga por cabo de rede Cat 6E (fornecido por um auditor da NOS no passado mês de fevereiro) diretamente no router 5.0 V1 da NOS, que por sua vez tem ligação de cabo coaxial RG6 com um splitter instalado pela NOS ( e substituído pelo ultimo técnico da NOS que cá esteve) de onde vem a ligação exterior com um cabo RG11 que liga ao TAP, tudo propriedade da NOS.
    • Já foram testados 3 PC’s em conjunto com a linha de suporte técnica da NOS (já por 2 vezes), em arranque normal e arranque em modo de segurança com rede, etc. 
    • Já pediram para ligar o router numa ficha direta ao quadro, não ter numa extensão tripla (mesmo que seja uma tripla de qualidade). Só um detalhe, a instalação elétrica doméstica, certificada, das tomadas é efetuada em linha, ou seja, a ligação da 1ªtomada parte do quadro elétrico, e as restantes daquele circuito são consecutivas ligando entre tomadas (vá lá, como se fossem uma tripla expandida dentro da parede).
    • Já pediram para desligar todos os equipamentos (telemóveis, computadores, box) que estavam ligados por cabo e por wifi , e depois fazer os testes.
    • Já se lembraram de pedir para ligar e desligar as luzes da casa, que por serem LED podiam provocar interferências...
    • Todos os técnicos da NOS que estiveram aqui em casa dizem que o problema vem do exterior.

Ainda há duvidas? Ou a ideia é tentar ofuscar que a NOS não resolve os problemas que são da sua responsabilidade?

Ana P.
    Moderador
    August 1, 2021

Olá @J_Santos e @Guimas

@J_Santos, uma vez que já tem uma visita do técnico agendada, pedimos que aguarde a mesma para que a sua situação seja verificada da melhor forma. Depois disso, dê-nos o seu feedback. 

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    August 14, 2021

Boa tarde

Depois da visita conjunta do técnico e do auditor da NOS no dia 03/08/2021, em que foi tudo novamente verificado, chegaram novamente à conclusão que os problemas vem do exterior (existe ruido nos sinais que pode provocar a instabilidade).

Posteriormente foi agendada nova intervenção técnica, em que me garantiram vir um técnico de exteriores, para dia 07/08/2021, e que desta vez tudo ficaria resolvido. Apareceu um técnico “normal”…. veio outra vez verificar os sinais dentro de casa… novamente a NOS no seu melhor!

Deixei o técnico fazer o trabalho dele, e ele comprovou (mais uma vez) que no interior não existe qualquer problema, e contacta o serviço de exteriores. O técnico de exterior indica que naquele momento está ocupado mas que durante a tarde viria resolver a avaria. O técnico que estava em minha casa foi embora e disse que me iria contatar quando o técnico de exterior chegasse para fazer a intervenção.

Hoje, 14/08/2021, passado uma semana desta intervenção, ainda estou à espera do contacto e da intervenção… os problemas com a internet continuam e ainda para melhorar a situação recebo a fatura de Agosto com um aumento de quase 2 euros…

É melhor eu nem comentar…. 

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 14, 2021

Boa tarde

Depois da visita conjunta do técnico e do auditor da NOS no dia 03/08/2021, em que foi tudo novamente verificado, chegaram novamente à conclusão que os problemas vem do exterior (existe ruido nos sinais que pode provocar a instabilidade).

Posteriormente foi agendada nova intervenção técnica, em que me garantiram vir um técnico de exteriores, para dia 07/08/2021, e que desta vez tudo ficaria resolvido. Apareceu um técnico “normal”…. veio outra vez verificar os sinais dentro de casa… novamente a NOS no seu melhor!

Deixei o técnico fazer o trabalho dele, e ele comprovou (mais uma vez) que no interior não existe qualquer problema, e contacta o serviço de exteriores. O técnico de exterior indica que naquele momento está ocupado mas que durante a tarde viria resolver a avaria. O técnico que estava em minha casa foi embora e disse que me iria contatar quando o técnico de exterior chegasse para fazer a intervenção.

Hoje, 14/08/2021, passado uma semana desta intervenção, ainda estou à espera do contacto e da intervenção… os problemas com a internet continuam e ainda para melhorar a situação recebo a fatura de Agosto com um aumento de quase 2 euros…

É melhor eu nem comentar…. 

Boa tarde, envie para o perfil @Fórum  o seu numero de cliente ou NIF informando os moderadores de qual é o router que tem ao seu serviço, caso não saiba, poderá verificar na sua área de cliente em Internet, para que a moderação possa endereçar ao departamento competente a sua reclamação e aguarde ser contactado pelo departamento responsável. Relativamente ao aumento do custo do seu pacote, deverá ter sido informado do mesmo, numa de fatura de Maio, Junho ou Julho do ano corrente.