Skip to main content
Header
Megabyte
November 18, 2020
Respondido

Quebras no serviço de internet

• November 18, 2020
  • 97 comentários
  • 2317 visualizações

Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

Melhor resposta por J_Santos

Bom dia, um atualização:

Na semana passada depois de estar à espera do contato a agendar a vinda do auditor da NOS, decidi enviar um email à Provedoria da NOS. Resultou porque fui contactado.

Foi agendada a vinda de um técnico e do auditor na passada segunda, dia 11/01. O técnico chegou cedo, verificou toda a instalação, interior e exterior, fez testes e não encontrou nenhum problema. Entretanto chegou o auditor, viu a instalação, ligou o equipamento dele e detetou um ruido numa das frequências. Depois de verificarem novamente as ligações encontraram a origem do ruido na ligação entre o cabo e o TAP do 2º poste (coisas que tinham sido mudadas nas ultimas semanas...).

O ruido na frequência ficou resolvido, o restante estaria em valores aceitáveis. O auditor disse para fazer testes durante esta semana para avaliar se o problema estava resolvido.

Resultado: a TV ficou ok, e as falhas nas videochamadas melhoraram bastante. Durante esta semana só tive 3 quebras e nessas ocasiões medi logo de seguida e ainda encontrei velocidades de download nos 350 (de 500mb) e no upload de 25 (de 100mb). Ainda não está resolvido mas está bem melhor.

Ontem fui contactado pela Provedoria, expliquei as falhas que ainda existiram e deram indicação para continuar a contactar o Apoio sempre que existir uma falha para os técnicos tentarem descobrir a origem e ver se agora será só ajustes remotos.

O problema continua mas parece mais próximo de ser resolvido.

97 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    January 19, 2021

Boa noite

Mais um dia e a NOS não ligou. Estive todo o dia com velocidades de upload inferiores às contratadas (cerca de 50mb)...

Se for ultrapassado o prazo ligue 16990.

Megabyte
    January 19, 2021

Boa noite

Mais um dia e a NOS não ligou. Estive todo o dia com velocidades de upload inferiores às contratadas (cerca de 50mb)...

Se for ultrapassado o prazo ligue 16990.

O prazo era até ao final do dia de Domingo… Hoje já é terça e nada...

Megabyte
    January 19, 2021

Mais uma falha na net hoje...

Liguei para o Apoio e estive ao telefone com o Apoio NOS até agora, quase 30 min de chamada….

Lá veio a história do “desculpe, de fato tem aqui o registo do passado domingo e não compreendo porque não lhe ligaram”, mais do mesmo.

Disseram que passaram a informação e o histórico para a supervisão e para a auditoria e que me ligam ainda hoje sem falta. Vamos ver se ligam… e vamos ver se resolvem...

Megabyte
    January 19, 2021

Boa noite, finalização do dia:

Mais uma vez a NOS não ligou e como já são 23:30 não me parece que ainda liguem (a esta hora a 2ªlinha técnica já está mais que encerrada). É este é o apoio que a NOS dá aos seus clientes?

Entretanto mais uma falha por volta das 20h com velocidades a bater no fundo, e novamente às 21:20 mas desta vez fiquei completamente sem serviço até ligar para o Apoio, reiniciar os aparelhos e reconfiguração do router feita pelo Apoio.

Ainda com o Apoio em linha fazemos testes da net e as velocidades do upload a rondam os 50/60mb  (de 100mb contratados). Diz que enviou um email aos superiores e que amanhã ligam sem falta. Será que à terceira é de vez?

Ainda por cima tentam “atirar areia para os olhos” se nos 50 Mb não chegam para a utilização que eu faço da internet… Mais uma vez, é este é o apoio que a NOS dá aos seus clientes?

Megabyte
    January 20, 2021

Boa noite

São 19:10 horas e a linha técnica não ligou… pela 3ª vez seguida…

Enviei mais uma reclamação à Provedoria e amanhã, se não tiver nenhum contato, vou fazer uma reclamação oficial.

A pergunta de ontem mantem-se: é este o Apoio que a NOS dá aos seus clientes?

Inês B.
    Moderador
    January 22, 2021

Olá @J_Santos,

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 25, 2021

Bom dia

Felizmente as reclamações à Provedoria da NOS ainda funcionam e fui contactado.

Foi agendada uma intervenção técnica para hoje, 25/01/2021. Apesar de explicar toda a situação, que são falhas aleatórias e que normalmente o sinal está ok sem ser possível detetar a falha/problema, a colaboradora da NOS insistiu em enviar um técnico “apenas” para medir os sinais no interior da casa.

E foi isso que o técnico fez… entrou cá em casa, desligou o carro do router, ligou ao equipamento dele mediu e disse que o sinal estava ok. Ainda esperou um bocado e não detetou nada. Mais do mesmo…

Quando voltar a falhar a net, volto a ligar para o Apoio e vamos andar nisto, eu sem serviço em condições e a NOS a ficar farta do cliente.

O interessante é que faço testes de estabilidade (fiz um antes da chegada do técnico e outro com ele cá) e continuo com perdas de pacotes… disse isso ao técnico mas ele não podia fazer nada porque isso não lhe aparece na medição de sinais dele. 

Inês B.
    Moderador
    January 25, 2021

Olá @J_Santos,

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 25, 2021

Boa tarde

Hoje as falhas na net voltaram com força e as (não)respostas da linha técnica da NOS continuam…

1ªfalha por volta das 15:50, quando recupera faço um teste no site da NOS e tenho 24mb de download… Ligo para o Apoio, explico a situação e dizem-me que hoje até às 18h iria receber uma chamada da linha especializada. São 20:50 e nada… mais uma vez, já é a 4ª situação seguida…

Mais umas falhas durante a tarde e entretanto liga-me a Provedoria a indicar que tinham recebido o relatório do técnico de hoje a dizer que estava tudo resolvido. Resolvido? Lá expliquei que os problemas continuam… (tenho de gravar um ficheiro áudio com a explicação, é mais fácil...). Ok, diz que me vai passar o telefonema para a área técnica mas enquanto esperava a chamada foi abaixo.

Aqui começa mais uma situação fantástica com a NOS!!

Ligo para o Apoio, explico que estava com a chamada a ser transferida quando esta caiu e o vosso colaborador diz que não pode fazer nada, tenho de esperar a chamada, que o mais tardar seria feita até amanhã. Mais uma explicação que as ultimas 4 chamadas da linha especializada nunca aconteceram, incluindo a de hoje, mais uma resposta que não pode fazer nada. Peço para falar com o superior dele e, ele já a ficar chateado, diz-me que não é possível, repete o mesmo depois da minha insistência e numa atitude de completa arrogância põe-me em espera na chamada (onde já estou à mais de 30 minutos). Não desliga, mas põe-me em espera.

A NOS só pode estar a gozar com a minha cara...

Megabyte
    January 25, 2021

Afinal ao fim de 40 minutos desligou a chamada.

O Apoio da NOS, a qualidade no seu melhor!!!!