Skip to main content
Header
Nuno R.
Megabyte
March 21, 2022

Problemas constantes com o GiGa Router v2 (HITRON)

Boa Noite.

Tenho um problema com o meu router, o HITRON, mais conhecido como “GiGa Router v2”.

Como já me expressei aqui no fórum, tenho o problema que muita gente tem que são as comuns quebras de internet, cujo router continua a funcionar normalmente, mas a velocidade de upload e download ficam extremamente baixas, impossibilitando chamadas de teletrabalho e até mesmo sessões de jogos online.

Para terem como referência, esta é a velocidade quando está normal:

E esta é a velocidade quando ocorre as quebras:

O resumo dos meus problemas desde Outubro/Novembro até agora:

Para aí em Outubro/Novembro de 2021 trocaram o nosso Power Router por este HITRON, desde então tem sido problemas atrás de problemas.

Era sempre quebras constantemente de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas.

Primeiro pensou-se que a velocidade do nosso pacote não era o suficiente, então mudámos para a UMA com 1 GBPS de velocidade internet.

Os problemas persistiam, mesmo após a troca do pacote, por isso chamou-se a assistência.

A assistente deu-me a solução de reiniciar o router para ver se solucionava o problema, mas disse para ligar de novo caso ocorresse a tal quebra.

Ora, voltam a ocorrer as quebras e volto a ligar para a assistência técnica, explico o que me disseram e o problema que estava a ocorrer na altura e redirecionaram-me para um técnico especializado. Este técnico analisou os dados e concluiu que havia problemas e marcou um dia para vir um técnico a casa.

Veio o técnico e substituiu o router e a situação piorou, passando a ser quebras de 1 em 1 ou 2 em 2 dias.

Para além disso, raramente, o router decide-se reiniciar por conta própria.

Desde então tentei arranjar soluções por conta própria, adquirindo um access point, tentar cortar o uso de cabos coaxiais a pensar que podia ser ruído e comprar uma Apple TV, e nada!

Fiz as minhas pesquisas e concluí que o problema está no router em si, especialmente porque já foi mencionado por um utilizador aqui no fórum o seguinte:

“O problema está mais do que identificado. O Router v2 tem um chipset puma que tem uma falha grave e aparentemente impossivel de corrigir. (...) Nos EUA até processos em tribunal a Intel teve graças a este chipset Puma.”

Entretanto liguei no sábado, dia 19 de Março, a tentar perguntar se era possível trocar por um ASKEY (GiGa Router v1), já que é o mesmo a nível de hardware mas é mais estável a nível de tráfego, mas rejeitaram o pedido devido ao contrato e a regras da empresa.

Hoje liguei mais 2 vezes por causa do assunto, e relembro que tenho tido problemas com este router desde Outubro/Novembro (desde que me foi instalado) até HOJE , mas à primeira recebi a típica solução de reiniciar o router, coisa que eu sei que não resolve o meu problema.

À segunda tentativa pensei que iria ter solução, mas estava enganado. O assistente que me atendeu foi simpático e atentivo ao problema, isso admito, fazendo um relatório do meu problema e enviando à assistência técnica o relatório, notificando também o meu pedido de querer passar do HITRON (v2) para o ASKEY (v1) e informou-me que iria ser contactado hoje até às 21:30 ou amanhã.

Recebi a chamada às 20:50, o técnico verificou o relatório e rejeitou a possibilidade de fazer a troca do GiGa Router v2 para o v1, e pediu para fazer reset de fábrica para verificar os dados e ver se “solucionava” o problema, coisa que eu informei que não resulta sendo que já tinha testado essa solução no dia 25 de Dezembro de 2021 (quando se instalou o access point) e o problema persistia, mas lá fiz o que o técnico me pediu e fez-se os testes de velocidade.

Entretanto eu tentei insistir com o técnico para a troca do router, informando que eu sei que o problema é mesmo do router e que mais clientes se queixam do mesmo, ao qual o técnico responde a dizer que não sabe de tais feedbacks negativos sendo que ouve só “feedbacks positivos” em relação ao router, o que dúvido sinceramente, e informou-me que não era possível fazer a tal troca do v2 para o v1.

Sendo assim eu tentei insistir em substituírem-me o router para outro v2, dizendo que eu sei que as chances do 3º aparelho ter os mesmos problemas que este 2º aparelho eram bastante altas, mas que preferia correr o risco sendo que eu estou num impasse e não tenho volta a dar, não posso pedir a troca para um aparelho estável, nem posso pedir a troca para o router da geração seguinte porque sou cliente HFC e não FTTH, ou seja, estou preso durante 2 anos a um contrato de serviço com um aparelho defeituoso que necessito bastante no meu dia-a-dia. Mesmo após este pedido, já desesperado, o técnico rejeitou a troca do aparelho, afirmando que agora tinham que ver como ficavam os dados e se o problema persistia ou não.

Eu já não sei mais o que fazer infelizmente, eu tento arranjar soluções para o meu problema e a NOS só me mete um muro à frente…

Qualquer ajuda neste assunto seria apreciada.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno R.

31 Comentários

Nuno R.
Nuno R.Autor
Megabyte
March 21, 2022

Meu dito, meu feito, quebras outra vez.

Nuno R.
Nuno R.Autor
Megabyte
March 22, 2022

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

Vou aguardar ser contactado pelos técnicos, veremos se terei sorte.

Guimas
Super User
Super User
March 22, 2022

Contactei o 16990 outra vez, o assistente foi muito simpático, vai informar os técnicos especializados de novo e a realçar o pedido para trocarem para o ASKEY (GiGa Router v1) devido a estar constantemente a ligar à assistência técnica, especialmente nestes últimos 3 dias, e que foram já realizados vários despistes.

Também vai realçar o facto de estar com estes problemas desde o 1º aparelho que me deram lá para Outubro/Novembro de 2021 e que o 2º aparelho tem os mesmos problemas que o 1º.

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Nuno R.
Nuno R.Autor
Megabyte
March 22, 2022

De acordo com regras da empresa não há trocas entre versões. Eles deixarem o pedido não serve de nada.

Sendo assim não sei mais o que fazer, claramente o v2 é problemático, trocar por outro v2 não deve resolver nada já que tem grandes chances se ter os mesmos problemas, tenho a certeza disso, afinal não é à toa que o segundo aparelho que temos tem os mesmos problemas que o primeiro.

A única solução que vejo para o problema é mesmo ir para o v1, se nem isso me vai ser possível após tantas chamadas para a assistência técnica e após meses cheio de problemas, então não sei o que faça.

João H.
Gestor da comunidade
March 22, 2022

Boa tarde @Nuno R.,

Lamentamos a situação. 

Sendo que este tema já se encontra a ser acompanhado por uma equipa especializada, pedimos que aguarde contacto dos mesmos.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Nuno R.
Nuno R.Autor
Megabyte
March 22, 2022

Boa tarde @João H. ,

Já esteve aqui o técnico e foi feita a troca do router, agora é ver se está tudo bem e se não há mais problemas.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
March 22, 2022

Boa noite @Nuno R.,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

Caso surja alguma situação, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
July 13, 2025

Os anos passam e parece que continua tudo na mesma.

Numa instalação nova foi-me colocado o “famoso” gigarouter v2.

Nunca funcionou devidamente, foi equipa de interiores (só tenho o cabo coaxial a entrar directamente no router, não há mais directo que isto) foi equipa de exteriores a trocar Taps e Paps e sei lá que mais, quebras constantes no serviço como tantos outros reportam.

Apoio ao cliente continua a desconhecer feedback negativo e passo horas a ouvir que estão a fazer despistes, que está tudo normal e a ver luzinhas a piscar, para continuar com quebras constantes no serviço.

Não consigo ver televisão devidamente porque a imagem para várias vezes por hora, não consigo trabalhar porque se estou numa reunião por zoom ou teams a chamada vai abaixo a cada meia dúzia de minutos…

Como estive à espera das supostas reparações da equipa de exteriores passaram os 14 dias de livre resolução do contracto e agora querem que fique 2 anos preso a um serviço que não funciona.

Não sei que mais fazer, quase todos os dias ligo para o apoio técnico a reportar as quebras constantes, parece que estou a falar com uma parede.
Mesmo as quebras estando registadas no log do próprio router, com todo o feedback que se encontra por todo o lado, incluindo aqui no próprio fórum da NOS parece que o maluco sou eu.

Só quero rescindir o contrato e seguir para a frente, mas mesmo isso está a ser extremamente complicado, com despistes e mais despistes no momento exacto em que estou sem serviço, a dizerem-me que está tudo a funcionar normalmente.

Se isto é o normal da NOS fujam !!!

Guimas
Super User
Super User
July 13, 2025

Se tens problemas de TV então o problema não pode estar no gigarouterv2.

Kilobyte
July 13, 2025

Se tens problemas de TV então o problema não pode estar no gigarouterv2.

Para televisão uso a Apple TV (que usa a ligação de internet do router).

Se o próprio router indica a perda de ligação, o problema está onde então ?