Skip to main content
Header
Nuno R.
Megabyte
March 21, 2022

Problemas constantes com o GiGa Router v2 (HITRON)

Boa Noite.

Tenho um problema com o meu router, o HITRON, mais conhecido como “GiGa Router v2”.

Como já me expressei aqui no fórum, tenho o problema que muita gente tem que são as comuns quebras de internet, cujo router continua a funcionar normalmente, mas a velocidade de upload e download ficam extremamente baixas, impossibilitando chamadas de teletrabalho e até mesmo sessões de jogos online.

Para terem como referência, esta é a velocidade quando está normal:

E esta é a velocidade quando ocorre as quebras:

O resumo dos meus problemas desde Outubro/Novembro até agora:

Para aí em Outubro/Novembro de 2021 trocaram o nosso Power Router por este HITRON, desde então tem sido problemas atrás de problemas.

Era sempre quebras constantemente de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas.

Primeiro pensou-se que a velocidade do nosso pacote não era o suficiente, então mudámos para a UMA com 1 GBPS de velocidade internet.

Os problemas persistiam, mesmo após a troca do pacote, por isso chamou-se a assistência.

A assistente deu-me a solução de reiniciar o router para ver se solucionava o problema, mas disse para ligar de novo caso ocorresse a tal quebra.

Ora, voltam a ocorrer as quebras e volto a ligar para a assistência técnica, explico o que me disseram e o problema que estava a ocorrer na altura e redirecionaram-me para um técnico especializado. Este técnico analisou os dados e concluiu que havia problemas e marcou um dia para vir um técnico a casa.

Veio o técnico e substituiu o router e a situação piorou, passando a ser quebras de 1 em 1 ou 2 em 2 dias.

Para além disso, raramente, o router decide-se reiniciar por conta própria.

Desde então tentei arranjar soluções por conta própria, adquirindo um access point, tentar cortar o uso de cabos coaxiais a pensar que podia ser ruído e comprar uma Apple TV, e nada!

Fiz as minhas pesquisas e concluí que o problema está no router em si, especialmente porque já foi mencionado por um utilizador aqui no fórum o seguinte:

“O problema está mais do que identificado. O Router v2 tem um chipset puma que tem uma falha grave e aparentemente impossivel de corrigir. (...) Nos EUA até processos em tribunal a Intel teve graças a este chipset Puma.”

Entretanto liguei no sábado, dia 19 de Março, a tentar perguntar se era possível trocar por um ASKEY (GiGa Router v1), já que é o mesmo a nível de hardware mas é mais estável a nível de tráfego, mas rejeitaram o pedido devido ao contrato e a regras da empresa.

Hoje liguei mais 2 vezes por causa do assunto, e relembro que tenho tido problemas com este router desde Outubro/Novembro (desde que me foi instalado) até HOJE , mas à primeira recebi a típica solução de reiniciar o router, coisa que eu sei que não resolve o meu problema.

À segunda tentativa pensei que iria ter solução, mas estava enganado. O assistente que me atendeu foi simpático e atentivo ao problema, isso admito, fazendo um relatório do meu problema e enviando à assistência técnica o relatório, notificando também o meu pedido de querer passar do HITRON (v2) para o ASKEY (v1) e informou-me que iria ser contactado hoje até às 21:30 ou amanhã.

Recebi a chamada às 20:50, o técnico verificou o relatório e rejeitou a possibilidade de fazer a troca do GiGa Router v2 para o v1, e pediu para fazer reset de fábrica para verificar os dados e ver se “solucionava” o problema, coisa que eu informei que não resulta sendo que já tinha testado essa solução no dia 25 de Dezembro de 2021 (quando se instalou o access point) e o problema persistia, mas lá fiz o que o técnico me pediu e fez-se os testes de velocidade.

Entretanto eu tentei insistir com o técnico para a troca do router, informando que eu sei que o problema é mesmo do router e que mais clientes se queixam do mesmo, ao qual o técnico responde a dizer que não sabe de tais feedbacks negativos sendo que ouve só “feedbacks positivos” em relação ao router, o que dúvido sinceramente, e informou-me que não era possível fazer a tal troca do v2 para o v1.

Sendo assim eu tentei insistir em substituírem-me o router para outro v2, dizendo que eu sei que as chances do 3º aparelho ter os mesmos problemas que este 2º aparelho eram bastante altas, mas que preferia correr o risco sendo que eu estou num impasse e não tenho volta a dar, não posso pedir a troca para um aparelho estável, nem posso pedir a troca para o router da geração seguinte porque sou cliente HFC e não FTTH, ou seja, estou preso durante 2 anos a um contrato de serviço com um aparelho defeituoso que necessito bastante no meu dia-a-dia. Mesmo após este pedido, já desesperado, o técnico rejeitou a troca do aparelho, afirmando que agora tinham que ver como ficavam os dados e se o problema persistia ou não.

Eu já não sei mais o que fazer infelizmente, eu tento arranjar soluções para o meu problema e a NOS só me mete um muro à frente…

Qualquer ajuda neste assunto seria apreciada.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno R.

31 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
July 15, 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra

A informação que partilha é uma prática que deve ser erradicada, sugiro que partilhe um screenshot do email que recebeu omitindo dados pessoais.

A lei apenas prevê que os consumidores possam cancelar livremente o contrato no prazo de 14 dias (direito de livre resolução) nos contratos celebrados à distância (por telefone, Internet, etc.) e no prazo de 30 dias nos contratos celebrados no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta.

Nos restantes casos a previsão nos contratos de um período experimental durante o qual os consumidores podem cancelá-los sem suportar encargos não é legalmente obrigatória.

ℹ️ ANACOM 

Obrigado. 

Kilobyte
July 15, 2025
O que recebo após a visita do técnico.
o que o tecnico escreve no relatorio

Jorge C
Super User
Super User
July 15, 2025

@Paulo Serra agradeço a partilha com a comunidade. 

Para que possamos ajudar sobre rescisão no período de resolução, por favor, informe em que data realizou o contrato e se já formalizou o pedido de cancelamento. 

Obrigado.

Kilobyte
July 15, 2025

@Jorge C “A lei apenas prevê que os consumidores possam cancelar livremente o contrato no prazo de 14 dias (direito de livre resolução) nos contratos celebrados à distância (por telefone, Internet, etc.) e no prazo de 30 dias nos contratos celebrados no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta.”

Pois, aí foi onde me apanharam.

Eu fiz o pedido de alteração de morada por telefone no inicio de Maio. A instalação deveria ser feita a 17 de Maio.

Chegou o técnico, o cabo estava no chão há meses. Não há mais clientes ligados àquele cabo.
Não pode ser feita a instalação sem a equipa de exteriores colocar o cabo.

Dia 2 de Junho é feita a instalação.

Dia 3 Reporto problemas de instabilidade - Volta o técnico, liga para a linha de apoio, dizem que há ruido reportado na linha, reencaminha para exteriores.
O técnico de exteriores está de férias … passam alguns dias …

Fico até dia 13 de Junho com quebras constantes e aleatórias na ligação.

Dia 13 vem o técnico de exteriores, altera o TAP, fico completamente sem serviços.

Dia 20 de Junho ou algo assim … são repostos os serviços. Fica tudo a funcionar (aparentemente).

E com isto passaram os 14 dias de livre resolução do contrato.

Passado cerca de uma semana, em que o serviço funcionou aparentemente bem, voltou a instabilidade.

Dia 12 de Julho finalmente reconheceram que havia problemas de ruído na linha

(As quebras foram quase constantes no fim de semana).

E neste momento é isto … rastreios e mais rastreios, tecnicos e mais tecnicos a aparecer.

Horas ao telefone a ouvir gente a dizer “só mais um instante, estamos a verificar”

Não consigo trabalhar de casa, não consigo ir para o escritório da empresa que estão sempre a marcar visitas de técnicos para medir sei lá o quê.

A linha de apoio técnico diz que os vizinhos nao reportam problemas, eu mostro foto do cabo a indicar que não há mais ninguem ali ligado… Até porque o cabo esteve meses no chão sem nenhuma reclamação segundo o técnico que fez a instalação original.

O técnico discute com o apoio tecnico que continua a insistir que há mais clientes ali ligados que nao reportam problemas…

E eu só quero rescindir sem pagar 400€ por este pesadelo (para além da mensalidade que já paguei), fora todas as horas e dinheiro gasto a trocar toda as ligações internas por o apoio telefónico ter dito que o problema era na rede interna da casa, quando é o próprio router que perde a ligação mesmo sem nada lá ligado, e estando ligado DIRECTAMENTE ao cabo do exterior.
Tive que comprar uma pen de banda larga móvel, e um router multi-wan para usar os dados moveis na rede da casa quando tenho quebras de ligação.
“Estranhamente” quando estou a usar uma “reles” pen de banda larga, não tenho qualquer quebra nem instabilidade. Ligação mais lenta, ok, mas sem quebras …
Portanto o argumento da culpa na rede interna ...

Mesmo que eventualmente consigam resolver o problema, não tenho qualquer garantia que não volta passado uma semana, e se precisar de alguma coisa está visto que o apoio é horrível.

Resumo : FUJAM ! 

Se tudo está bem, aproveitem, mas não façam nenhuma alteração que obrigue a periodo de permanencia ...

João H.
Gestor da comunidade
July 15, 2025

Boa tarde ​@Paulo Serra,

Agradecemos o seu testemunho.

Detalhe-nos, por favor, se as dificuldades na utilização do serviço acontecem por ligações ethernet ou wi-fi.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
July 15, 2025

Qualquer ligação, seja Ethernet seja Wi-fi.

neste momento tenho o Wi-Fi do router desactivado.

Ja foi testado com diversos equipamentos e diversos cabos, cat5e, cat6, cat7 e cat8.

o router indica perda de conectividade no syslog dele próprio, pelo que penso que é irrelevante de que forma estou conectado a ele, visto que é o próprio router que perde a ligação com o gateway.

O que tenho reparado é que a questão é muito parecida à reportada por tantos utilizadores do fórum.

o Upload vai abaixo e tem latencias de vários segundos.

hoje a tentar trabalhar em reuniões por teams diversas vezes a chamada caiu, noutras eu continuava a ouvir mas não conseguia nem enviar voz ou qualquer mensagem/acesso.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 15, 2025

@Paulo Serra, boa noite. 

Para podermos ajudar da melhor forma, sugerimos que utilize a funcionalidade de diagnóstico inteligente disponível para o seu serviço de internet fixa.

Esta ferramenta permite identificar eventuais problemas e apresenta, de forma automática, as ações de correção mais rápidas e eficazes para a sua situação. Saiba como o fazer em: 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 15, 2025

@Mário P. Nao leu nada do que está na thread pois não ?

Mário P.
Gestor da comunidade
July 15, 2025

Sim, ​@Paulo Serra
No entanto, não tinha verificado que o seu assunto já se encontra em tratamento por mensagem privada, o que lamento, e conforme indicado há 7 horas “O assunto está em tratamento pela equipa especializada neste tema. Pedimos que aguarde o contacto dos colegas, por favor.”

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Guimas
Super User
Super User
July 15, 2025

Vais ter que reportar na mesma ao apoio técnico. Quanto mais cedo melhor. Foi trocado router, o sinal está excelente segundo verificado pelo técnico. Não poderá ser outra coisa a causar a situação? De qualquer forma reporte, isso vai escalando, provavelmente ate auditor