Skip to main content
Header
Respondido

Problema de acesso ao Final Fantasy XIV na rede NOS

Boa tarde,

Estou a ter um problema específico com a minha ligação fixa da NOS ao tentar aceder ao jogo Final Fantasy XIV na PS5.

📌 Situação:

• O jogo não consegue carregar a página de login corretamente (o ecrã fica incompleto e não aparece o campo da password)
  • Quando utilizo dados móveis (hotspot do telemóvel), o jogo funciona normalmente e consigo fazer login sem problemas
  • O problema acontece apenas na rede fixa da NOS

✔️ Testes já realizados:

• Reinício completo do router e da PS5
  • Alteração de DNS (Google e Cloudflare)
  • Testes de MTU manual (1473 / 1450 / 1400)
  • UPnP ativo no router
  • NAT Type 2 na PS5
  • Teste com hotspot confirma que não é problema da consola nem da conta

❗ Conclusão dos testes:

Tudo indica que o problema está relacionado com a ligação da NOS aos servidores de autenticação do Final Fantasy XIV (Square Enix), possivelmente um problema de routing ou atribuição de IP.

🔎 Sintomas adicionais:

• O problema começou de forma repentina, após anos sem qualquer dificuldade
  • Outros serviços de internet funcionam normalmente
  • O jogo funciona sem problemas noutra rede (dados móveis)

🙏 Pedido de ajuda:

Gostaria de saber se existe algum problema conhecido na rede NOS ou se é possível:

• Atualizar a rota de ligação
  • Atribuir um novo IP público
  • Ou verificar possíveis bloqueios/routing para servidores da Square Enix

Obrigado desde já pela ajuda.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia a todos,

Após análise interna deste tema, identificámos a existência de uma atualização em curso por parte da plataforma com previsão para hoje, 2 de junho.

Deste modo, pedimos que, por favor, testem novamente o acesso depois desta data e nos digam se continuam a sentir dificuldades.

Estamos aqui para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada

27 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 30, 2026

Houve uma vez no passado algo parecido com o jogo, a NOS avaliou e disse nada poder fazer.

No teu caso, se mais ninguém se queixar, terás que reportar á pcmedic ( 16991 / 0,45cents/minuto).

• Kilobyte
  • May 30, 2026

Acontece o mesmo comigo mas na versão pc, só consigo fazer login usando um vpn.

• Byte
  • May 30, 2026

O mesmo acontece comigo. Infelizmente, como só jogo através da playstation 5, não consigo aceder com a ajuda de uma VPN. Alterando a DNS ou com o hotspot do meu telemovél também não ajuda em nada.
O meu namorado, que joga no pc, também não conseguia aceder normalmente ou com hotspot, mas após tentar com uma VPN conseguiu entrar normalmente.
O que para mim é impossível sem ter que comprar o jogo novamente para uma outra plataforma, o que é completamente ridículo.

• Byte
  • May 31, 2026

Estou a ter exatamente o mesmo problema, alem do problema do launcher, tambem não consigo aceder ao site de support da square enix.

Isto parece ser claramente um problema da NOS, seria bom eles prestarem atenção ao forum, e resolverem isto sem ser preciso ligar.

Mas se amanha isto não estiver resolvido, eu tento ligar para eles, a ver no que dá.

Alguém já encontrou alguma solução fora ter de usar uma VPN?

• Autor
  • Kilobyte
  • May 31, 2026

Alguém já encontrou alguma solução fora ter de usar uma VPN?

Que eu saiba, não. Só resta mesmo tentar ligar para a NOS e reportar a situação.

Eu liguei eles detectaram o problema, mas nenhuma solução foi dada apenas disseram que me vão contatar quando o problema estiver resolvido.

• Autor
  • Kilobyte
  • May 31, 2026

Eu liguei eles detectaram o problema, mas nenhuma solução foi dada apenas disseram que me vão contatar quando o problema estiver resolvido.

Obrigado pelo update!

Eu também estou com o mesmo problema, tanto na PS como no PC. Experimentei entrar com Hotspot mas não funcionou. Nem consigo entrar no site do suporte da Square Enix EU. 

• Byte
  • June 1, 2026

Mesmo problema, começou no fim de semana.

Recebi esta mensagem, mas o problema continua.

O que é estranho é que é apenas o login no launcher que não funciona eu usei uma vpn para fazer login e quando o jogo abre no main menu antes de clicar no start desligo e funciona tudo perfeitamente…

Para mim a solução vai ser simples em mais nenhuma operadora este problema acontece.

O proprio rapaz da pcmedic disse que realmente é algo do lado da NOS.

• Autor
  • Kilobyte
  • June 1, 2026

Recebi esta mensagem, mas o problema continua.

O que é estranho é que é apenas o login no launcher que não funciona eu usei uma vpn para fazer login e quando o jogo abre no main menu antes de clicar no start desligo e funciona tudo perfeitamente…

Para mim a solução vai ser simples em mais nenhuma operadora este problema acontece.

O proprio rapaz da pcmedic disse que realmente é algo do lado da NOS.

Eu liguei para a PCMedic e deram-me a mesma resposta… Quando ligo para a NOS dizem que não tem qualquer relatório de erro… em fim. Espero que resolvam isto pois não faz qualquer sentido.

• Autor
  • Kilobyte
  • June 1, 2026

Também reportei a situação no site do Square Enix EU Support, mas tive de usar hotspot de outra rede para conseguir entrar no site, pois a NOS não carrega a página.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 1, 2026

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha com a comunidade.

Estamos a analisar este tema internamente com as equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações, partilhamos convosco através desta via.

Obrigada

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • June 2, 2026

Bom dia a todos,

Após análise interna deste tema, identificámos a existência de uma atualização em curso por parte da plataforma com previsão para hoje, 2 de junho.

Deste modo, pedimos que, por favor, testem novamente o acesso depois desta data e nos digam se continuam a sentir dificuldades.

Obrigada

• Kilobyte
  • June 2, 2026

apos a actualização parece ok

Bom dia a todos,

Obrigada

Para mim está exatamente igual.

Se alguma coisa mudar volto a escrever.

Nada mudou após a atualização…

• Kilobyte
  • June 2, 2026

e voltou a nao dar, problema mantem-se

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

têm de testar depois do dia de hoje, como a moderadora disse. experimentem amanhã pra ver se continua igual e partilhem aqui para qur os moderadores possam ajudar 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 2, 2026

O problema parece estar resolvido, já consigo entrar na página de login e no site de apoio ao cliente.

• Kilobyte
  • June 3, 2026

esta ok

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 3, 2026

Boa tarde ​@André24s e ​@Nsilva99,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos. Ficamos contentes por saber que se encontra resolvido.

@Luis Eduardo Garcia e ​@Maria Edite da Silva Barros, partilhem, por favor, connosco o vosso feedback.

Obrigada

Está funcional! Obrigado 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 4, 2026

Bom dia ​@Luis Eduardo Garcia,

Muito obrigada pelo seu feedback.

Qualquer outra questão que surja, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar, no Fórum NOS.