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Portátil sem acesso Wi-fi ao router NOS.
- 28 de fevereiro de 2017
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- Kilobyte
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A tentativa de ligação, devolve a mensagem: "O Windows não consegue ligar-se ao router (xxx)"
Obs: Os restantes aparelhos existentes (smartphone, tablet, PC), ligam-se sem problemas.
Solicito a ajuda possível, na resolução do problema.
Manuel Maia
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21 Comentários
- Gigabyte
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- 28 de fevereiro de 2017
- Moderador
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- 1 de março de 2017
O DJLink deu uma boa sugestão. A situação ficou resolvida?
- Autor
- Kilobyte
- 4 comentários
- 1 de março de 2017
Na realidade, não encontro (nem conheço, no portátil) a opção "esquecer". Estou familiarizado com ela, sim, mas no smartphone, à qual já recorri várias vezes.
Assim, o problema subsiste. O router é detectado (com bom sinal) mas o portátil (ou Windows) não se liga...
Confesso que não sou entendido mas parece-me mais uma espécie de bloqueio do router ao portátil...
Sugestões?
- Gigabyte
- 73 comentários
- 1 de março de 2017
Na realidade, não encontro (nem conheço, no portátil) a opção "esquecer". Estou familiarizado com ela, sim, mas no smartphone, à qual já recorri várias vezes.
Assim, o problema subsiste. O router é detectado (com bom sinal) mas o portátil (ou Windows) não se liga...
Confesso que não sou entendido mas parece-me mais uma espécie de bloqueio do router ao portátil...
Sugestões?
Boas Manuel
Já verificaste se na página de segurança do router tens a segurança adicional por filtragem de mac adress ?
Também poderá ser o range de IP, ou seja o número de dispositivos que poderão estar ligados simultâneamente à rede wi-fi, existe uma opção na página de configuração do router para isso.
Outra situação pode ser do PC, firewall ou anti-virus que te impeçam ligar à rede.
Já experimentaste com o ponteiro do rato em cima do ícone de rede(na barra de ferramentas junto ao relógio), botão direito e selecionar a opção "resolver problemas".
Cumps
- Autor
- Kilobyte
- 4 comentários
- 4 de março de 2017
Na realidade, não encontro (nem conheço, no portátil) a opção "esquecer". Estou familiarizado com ela, sim, mas no smartphone, à qual já recorri várias vezes.
Assim, o problema subsiste. O router é detectado (com bom sinal) mas o portátil (ou Windows) não se liga...
Confesso que não sou entendido mas parece-me mais uma espécie de bloqueio do router ao portátil...
Sugestões?
Boas Manuel
Já verificaste se na página de segurança do router tens a segurança adicional por filtragem de mac adress ?
Também poderá ser o range de IP, ou seja o número de dispositivos que poderão estar ligados simultâneamente à rede wi-fi, existe uma opção na página de configuração do router para isso.
Outra situação pode ser do PC, firewall ou anti-virus que te impeçam ligar à rede.
Já experimentaste com o ponteiro do rato em cima do ícone de rede(na barra de ferramentas junto ao relógio), botão direito e selecionar a opção "resolver problemas".
Cumps
Cláudio
Como disse, não sou grande entendido nestas matérias...
Assim:
- Não sei onde encontrar a página de segurança do router nem sei o que é, ou o que faz, a filtragem de mac adress;
- Não sei como aceder ao range de IP, ou como o gerir;
- Acedo à firewall ou anti-virus mas não sei como evitar que impeçam de ligar à rede, se fôr esse o caso;
- Já executei, várias vezes, a opção "resolver problemas", do ícone de rede, mas não resolveu o problema...
O problemas subsiste. Continuo sem ligação ao router.
- Anonymous
- 0 comentários
- 4 de março de 2017
No browser aceda à página do router através deste endereço:
http://192.168.1.1/
Em seguida introduza o nome de utilizador: home e depois a password: zonnet
Vá ao separador "sistema" e depois a "manutenção" e ai, no canto superior direito clique em "restaurar definições do fabricante"
Como também nao sei que versao do Windows utiliza, aqui vai uma ajuda para o Windows 10:
Desinstalar o controlador da placa de rede e reiniciar
Se os passos anteriores não tiverem funcionado, tente desinstalar o controlador da placa de rede, reinicie o computador e permita que o Windows instale automaticamente o controlador mais recente. Considere esta abordagem se a sua ligação de rede tiver parado de funcionar corretamente após uma atualização recente.
Antes de desinstalar, verifique se tem cópias de segurança de controladores disponíveis. Visite o site do fabricante do PC e faça download do controlador da placa de rede mais recente a partir desse site. Se o PC não conseguir ligar à Internet, terá de fazer o download de um controlador para um PC diferente e guardá-lo numa pen USB para o poder instalar no seu PC. Terá de saber qual é o fabricante do PC e o nome ou o número do modelo.
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva Gestor de Dispositivos e selecione Gestor de Dispositivos na lista de resultados.
No Gestor de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
Prima sem soltar (ou clique com o botão direito do rato) no adaptador de rede e, em seguida, selecione Desinstalar > caixa de verificação Eliminar o software do controlador deste dispositivo > OK para confirmar que o quer desinstalar.
Depois de desinstalar o controlador, selecione o botão Iniciar > Ligar/desligar > Reiniciar.
Após o PC reiniciar, o Windows irá automaticamente procurar e instalar o controlador da placa de rede. Verifique se assim corrigiu o seu problema de ligação. Se o Windows não instalar automaticamente um controlador, experimente instalar a cópia de segurança do controlador que guardou antes de efetuar a desinstalação.
Utilizar a reposição de rede para reinstalar dispositivos de rede
Utilizar a reposição de rede deve ser o último passo a tentar. Considere utilizar este procedimento se os passos anteriores não o ajudaram a estabelecer ligação.
Isto pode ajudar a resolver problemas de ligação que possam surgir após atualizar a partir de uma versão anterior do Windows para o Windows 10, bem como corrigir situações nas quais consegue ligar à Internet, mas não a unidades partilhadas. Remove quaisquer placas de rede que tenha instalado e as respetivas definições. Depois de o PC reiniciar, as placas de rede serão reinstaladas, sendo repostas as respetivas predefinições.
Nota
Para utilizar a reposição de rede, o seu PC tem de estar a utilizar o Windows 10, Versão 1607. Para determinar a versão do Windows 10 que o seu dispositivo está a executar, selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Sistema > Acerca de.
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Rede e Internet > Estado > Repor rede.
No ecrã Repor rede, selecione Repor agora > Sim para confirmar.
Aguarde enquanto o seu PC reinicia e verifique se assim resolve o problema.
Notas
Depois de utilizar a reposição de rede, pode ser necessário reinstalar e configurar outro software de rede que possa estar a utilizar, tal como o software de cliente VPN ou os comutadores virtuais do Hyper‑V (se estiver a utilizar este ou outro software de virtualização de rede).
A reposição de rede pode definir cada uma das ligações de rede conhecidas para um modo de rede pública. Em modo de rede pública, o PC não é detetável por outros PCs e dispositivos na rede, o que pode ajudar a tornar o PC mais seguro. No entanto, se o seu PC pertencer a um grupo doméstico ou for utilizado para a partilha de ficheiros ou impressoras, será necessário tornar o seu PC novamente detetável. Para efetuar este procedimento, aceda a Definições > Rede e Internet > Wi-Fi. No ecrã Wi-Fi, selecione Gerir redes conhecidas > a ligação de rede que pretende alterar > Propriedades e, em seguida, ative a opção Tornar este PC detetável.
- Autor
- Kilobyte
- 4 comentários
- 5 de março de 2017
No browser aceda à página do router através deste endereço:
http://192.168.1.1/
Em seguida introduza o nome de utilizador: home e depois a password: zonnet
Vá ao separador "sistema" e depois a "manutenção" e ai, no canto superior direito clique em
restaurar definições do fabricante"
Como também nao sei que versao do Windows utiliza, aqui vai uma ajuda para o Windows 10:
Desinstalar o controlador da placa de rede e reiniciar
Se os passos anteriores não tiverem funcionado, tente desinstalar o controlador da placa de rede, reinicie o computador e permita que o Windows instale automaticamente o controlador mais recente. Considere esta abordagem se a sua ligação de rede tiver parado de funcionar corretamente após uma atualização recente.
Antes de desinstalar, verifique se tem cópias de segurança de controladores disponíveis. Visite o site do fabricante do PC e faça download do controlador da placa de rede mais recente a partir desse site. Se o PC não conseguir ligar à Internet, terá de fazer o download de um controlador para um PC diferente e guardá-lo numa pen USB para o poder instalar no seu PC. Terá de saber qual é o fabricante do PC e o nome ou o número do modelo.
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva Gestor de Dispositivos e selecione Gestor de Dispositivos na lista de resultados.
No Gestor de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
Prima sem soltar (ou clique com o botão direito do rato) no adaptador de rede e, em seguida, selecione Desinstalar > caixa de verificação Eliminar o software do controlador deste dispositivo > OK para confirmar que o quer desinstalar.
Depois de desinstalar o controlador, selecione o botão Iniciar > Ligar/desligar > Reiniciar.
Após o PC reiniciar, o Windows irá automaticamente procurar e instalar o controlador da placa de rede. Verifique se assim corrigiu o seu problema de ligação. Se o Windows não instalar automaticamente um controlador, experimente instalar a cópia de segurança do controlador que guardou antes de efetuar a desinstalação.
Utilizar a reposição de rede para reinstalar dispositivos de rede
Utilizar a reposição de rede deve ser o último passo a tentar. Considere utilizar este procedimento se os passos anteriores não o ajudaram a estabelecer ligação.
Isto pode ajudar a resolver problemas de ligação que possam surgir após atualizar a partir de uma versão anterior do Windows para o Windows 10, bem como corrigir situações nas quais consegue ligar à Internet, mas não a unidades partilhadas. Remove quaisquer placas de rede que tenha instalado e as respetivas definições. Depois de o PC reiniciar, as placas de rede serão reinstaladas, sendo repostas as respetivas predefinições.
Nota
Para utilizar a reposição de rede, o seu PC tem de estar a utilizar o Windows 10, Versão 1607. Para determinar a versão do Windows 10 que o seu dispositivo está a executar, selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Sistema > Acerca de.
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Rede e Internet > Estado > Repor rede.
No ecrã Repor rede, selecione Repor agora > Sim para confirmar.
Aguarde enquanto o seu PC reinicia e verifique se assim resolve o problema.
Notas
Depois de utilizar a reposição de rede, pode ser necessário reinstalar e configurar outro software de rede que possa estar a utilizar, tal como o software de cliente VPN ou os comutadores virtuais do Hyper‑V (se estiver a utilizar este ou outro software de virtualização de rede).
A reposição de rede pode definir cada uma das ligações de rede conhecidas para um modo de rede pública. Em modo de rede pública, o PC não é detetável por outros PCs e dispositivos na rede, o que pode ajudar a tornar o PC mais seguro. No entanto, se o seu PC pertencer a um grupo doméstico ou for utilizado para a partilha de ficheiros ou impressoras, será necessário tornar o seu PC novamente detetável. Para efetuar este procedimento, aceda a Definições > Rede e Internet > Wi-Fi. No ecrã Wi-Fi, selecione Gerir redes conhecidas > a ligação de rede que pretende alterar > Propriedades e, em seguida, ative a opção Tornar este PC detetável.
O browser (google chrome) não consegue aceder à página do router (http://192.168.1.1/)...
Não considerei desinstalar o controlador da placa de rede, uma vez que, como alertou, não me parece que a ligação tenha parado de funcionar, após actualização recente...
Nota: O windows instalado é o Windows 7 Professional
- Anonymous
- 0 comentários
- 5 de março de 2017
- Super User
- 571 comentários
- 23 de março de 2017
Tendo em conta os dados não sei se o portátil alguma vez se ligou à rede, mas vou partir do princípio que sim pois há uma resposta ao pedido e não um pedido de password.
Tendo em vista essa ideia lembrei-me que às vezes me sucedia algo parecido quando para compatibilizar alguns aparelhos menos sofisticados com a rede wifi alterava algo (normalmente a codificação da mesma) no router sem apagar as ligações memorizadas em todos os aparelhos. Se a alteração não fosse muito importante (se calhar até era) a ligação realizava-se mas nalguns casos não se fazia e a resposta não era conclusiva.
Fiz uma pequena experiência com o meu router principal - tenho o ZonHub só como modem - criando uma rede adicional completa e concluindo o processo no portátil com acesso verificado e confirmado. Posteriormente desliguei desta rede e entrei por outra e alterei "meramente" a codificação da rede de AES para TPKIP. Voltei a tentar ligar o portátil pela nova rede com os dados memorizados e este não pediu novos dados mas também não consegui entrar mesmo depois de tentar algum tempo. Num smartphone com Android não aconteceu o mesmo, pois ligou sempre sem alterar nada desse lado.
Será algo a confirmar pois pode ter existido uma alteração voluntária ou não, uma atualização do router que tenha tornado a ligação impossível só para o aparelho em causa ou somente uma resistência do driver da rede do portátil. Não obtive a resposta em causa pois uso o Win10 mas na net existem perguntas sobre o problema no brasil.
- Megabyte
- 18 comentários
- 25 de março de 2017
- Kilobyte
- 3 comentários
- 25 de março de 2017
- Kilobyte
- 289 comentários
- 27 de março de 2017
- 5 comentários
- 27 de março de 2017
- Super User
- 571 comentários
- 27 de março de 2017
- Zettabyte
- 327 comentários
- 27 de março de 2017
O problema é geral. Mais do que ineficiência dos routers, é o congestionamento da rede e do cobre. As medições variam muito, a largura de banda não é estável com fibra ainda menos com cobre. Enquanto tive Iris tinha a esmagadora maioria das vezes 118/8, o que era muito bom visto que o suposto era 120/10. Mudei para NOS 4 200 nem vê-los, tenho 150/100/90/80 de Downstream e o Upstream esse sim tenho quase sempre a 20. A NOS tem de dar um passo para o presente através do novo DOCSIS ou esticar fibra até à casa dos Clientes e actualizar a rede toda.
Um abraço!
- Megabyte
- 115 comentários
- 30 de março de 2017
Tenho 200mb contratados 4 pc em casa não passam dos 95Mb /21 Mb e depois tenho um Lenovo do trabalho que atinge entre 190 Mb e 201Mb/21 Mb PING 8
Adora só falta mesmo um router com norma AC para termos mais de 100mb por wi-fi (o HUB tem dez anos com algumas actualizações )e já agora como sugeriu o Sr.m.Alexandre o novo DOCSIS para aumentar a estabilidade e diminuir latências para reduzir as queixas dos meus filhos quando jogam on-line.
- Super User
- 571 comentários
- 30 de março de 2017
- Super User
- 571 comentários
- 30 de março de 2017
Curiosamente num manual do zonhub, que surge numa pesquisa da internet, tem uma captura de ecrã em que aparece sincronizado a 522/20 Mbps ... em 2009
- Autor
- Kilobyte
- 4 comentários
- 24 de abril de 2017
Confesso que não fui capaz de executar as vossas sugestões, sendo que as mais simples (mais lógicas?), não tiveram resultado.
Finalmente, como andava a reportar (há alguns mêses) falhas no sinal da internet, a NOS - quase intimada (deviam ouvir as chamadas gravadas) - acabou por fazer deslocar um técnico, a minha casa, tendo optado pela simples substituição do router.
Desde aí, o portátil ligou-se ao novo router, sem qualquer problema.
Agradeço a todos os participantes, a ajuda prestada (incluindo o(s) gestor(s) NOS, do fórum).
Manuel Maia
- Gigabyte
- 23 comentários
- 12 de julho de 2017
- Megabyte
- 2065 comentários
- 13 de julho de 2017
https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/portatil-sem-acesso-wi-fi-ao-router-nos-1577
https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/5-dicas-para-melhorar-a-rede-wifi-1466
Comentário
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