Skip to main content
Header
Kilobyte
February 28, 2017

Portátil sem acesso Wi-fi ao router NOS.

• February 28, 2017
  • 21 comentários
  • 9050 visualizações
Apesar de detectar o router (sinal: excelente), o portátil, que utilizo, não consegue ligar-se ao mesmo.
A tentativa de ligação, devolve a mensagem: "O Windows não consegue ligar-se ao router (xxx)"
Obs: Os restantes aparelhos existentes (smartphone, tablet, PC), ligam-se sem problemas.

Solicito a ajuda possível, na resolução do problema.

Manuel Maia

21 Comentários

DJLink
Gigabyte
February 28, 2017
Eu diria para começar por tentar "esquecer"/apagar a rede da lista de redes, e depois tentar novamemente ligar. Já me aconteceu isso em redes fora de casa, de repente deixa de dar e depois ao apagar e tentar novamente lá volta a dar. Pode ser que resolva
Tiago C.
Moderador
March 1, 2017
Olá, Manuel Maia. Bem-vindo ao Fórum NOS :)

O DJLink deu uma boa sugestão. A situação ficou resolvida?
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 1, 2017
Peço desculpa a ambos, por não ter respondido.
Na realidade, não encontro (nem conheço, no portátil) a opção "esquecer". Estou familiarizado com ela, sim, mas no smartphone, à qual já recorri várias vezes.
Assim, o problema subsiste. O router é detectado (com bom sinal) mas o portátil (ou Windows) não se liga...

Confesso que não sou entendido mas parece-me mais uma espécie de bloqueio do router ao portátil...
Sugestões?
claudio
Gigabyte
March 1, 2017
Na realidade, não encontro (nem conheço, no portátil) a opção "esquecer". Estou familiarizado com ela, sim, mas no smartphone, à qual já recorri várias vezes.
Assim, o problema subsiste. O router é detectado (com bom sinal) mas o portátil (ou Windows) não se liga...

Confesso que não sou entendido mas parece-me mais uma espécie de bloqueio do router ao portátil...
Sugestões?

Boas Manuel

Já verificaste se na página de segurança do router tens a segurança adicional por filtragem de mac adress ?

Também poderá ser o range de IP, ou seja o número de dispositivos que poderão estar ligados simultâneamente à rede wi-fi, existe uma opção na página de configuração do router para isso.

Outra situação pode ser do PC, firewall ou anti-virus que te impeçam ligar à rede.

Já experimentaste com o ponteiro do rato em cima do ícone de rede(na barra de ferramentas junto ao relógio), botão direito e selecionar a opção "resolver problemas".

Cumps
Cláudio
Kilobyte
March 4, 2017

Sugestões?

Boas Manuel

Já verificaste se na página de segurança do router tens a segurança adicional por filtragem de mac adress ?

Também poderá ser o range de IP, ou seja o número de dispositivos que poderão estar ligados simultâneamente à rede wi-fi, existe uma opção na página de configuração do router para isso.

Outra situação pode ser do PC, firewall ou anti-virus que te impeçam ligar à rede.

Já experimentaste com o ponteiro do rato em cima do ícone de rede(na barra de ferramentas junto ao relógio), botão direito e selecionar a opção "resolver problemas".

Cumps

Cláudio

Como disse, não sou grande entendido nestas matérias...
Assim:
- Não sei onde encontrar a página de segurança do router nem sei o que é, ou o que faz, a filtragem de mac adress;
- Não sei como aceder ao range de IP, ou como o gerir;
- Acedo à firewall ou anti-virus mas não sei como evitar que impeçam de ligar à rede, se fôr esse o caso;
- Já executei, várias vezes, a opção "resolver problemas", do ícone de rede, mas não resolveu o problema...

O problemas subsiste. Continuo sem ligação ao router.
March 4, 2017
Como nao sei o router que utiliza, vou dar a explicaçao para o router ZonHub.

No browser aceda à página do router através deste endereço:

http://192.168.1.1/

Em seguida introduza o nome de utilizador: home e depois a password: zonnet

Vá ao separador "sistema" e depois a "manutenção" e ai, no canto superior direito clique em "restaurar definições do fabricante"

Como também nao sei que versao do Windows utiliza, aqui vai uma ajuda para o Windows 10:

Desinstalar o controlador da placa de rede e reiniciar

Se os passos anteriores não tiverem funcionado, tente desinstalar o controlador da placa de rede, reinicie o computador e permita que o Windows instale automaticamente o controlador mais recente. Considere esta abordagem se a sua ligação de rede tiver parado de funcionar corretamente após uma atualização recente.

Antes de desinstalar, verifique se tem cópias de segurança de controladores disponíveis. Visite o site do fabricante do PC e faça download do controlador da placa de rede mais recente a partir desse site. Se o PC não conseguir ligar à Internet, terá de fazer o download de um controlador para um PC diferente e guardá-lo numa pen USB para o poder instalar no seu PC. Terá de saber qual é o fabricante do PC e o nome ou o número do modelo.

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva Gestor de Dispositivos e selecione Gestor de Dispositivos na lista de resultados.
No Gestor de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
Prima sem soltar (ou clique com o botão direito do rato) no adaptador de rede e, em seguida, selecione Desinstalar > caixa de verificação Eliminar o software do controlador deste dispositivo > OK para confirmar que o quer desinstalar.
Depois de desinstalar o controlador, selecione o botão Iniciar > Ligar/desligar > Reiniciar.

Após o PC reiniciar, o Windows irá automaticamente procurar e instalar o controlador da placa de rede. Verifique se assim corrigiu o seu problema de ligação. Se o Windows não instalar automaticamente um controlador, experimente instalar a cópia de segurança do controlador que guardou antes de efetuar a desinstalação.

Utilizar a reposição de rede para reinstalar dispositivos de rede

Utilizar a reposição de rede deve ser o último passo a tentar. Considere utilizar este procedimento se os passos anteriores não o ajudaram a estabelecer ligação.

Isto pode ajudar a resolver problemas de ligação que possam surgir após atualizar a partir de uma versão anterior do Windows para o Windows 10, bem como corrigir situações nas quais consegue ligar à Internet, mas não a unidades partilhadas. Remove quaisquer placas de rede que tenha instalado e as respetivas definições. Depois de o PC reiniciar, as placas de rede serão reinstaladas, sendo repostas as respetivas predefinições.

Nota

Para utilizar a reposição de rede, o seu PC tem de estar a utilizar o Windows 10, Versão 1607. Para determinar a versão do Windows 10 que o seu dispositivo está a executar, selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Sistema > Acerca de.

Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Rede e Internet > Estado > Repor rede.
No ecrã Repor rede, selecione Repor agora > Sim para confirmar.

Aguarde enquanto o seu PC reinicia e verifique se assim resolve o problema.

Notas

Depois de utilizar a reposição de rede, pode ser necessário reinstalar e configurar outro software de rede que possa estar a utilizar, tal como o software de cliente VPN ou os comutadores virtuais do Hyper‑V (se estiver a utilizar este ou outro software de virtualização de rede).

A reposição de rede pode definir cada uma das ligações de rede conhecidas para um modo de rede pública. Em modo de rede pública, o PC não é detetável por outros PCs e dispositivos na rede, o que pode ajudar a tornar o PC mais seguro. No entanto, se o seu PC pertencer a um grupo doméstico ou for utilizado para a partilha de ficheiros ou impressoras, será necessário tornar o seu PC novamente detetável. Para efetuar este procedimento, aceda a Definições > Rede e Internet > Wi-Fi. No ecrã Wi-Fi, selecione Gerir redes conhecidas > a ligação de rede que pretende alterar > Propriedades e, em seguida, ative a opção Tornar este PC detetável.
Kilobyte
March 5, 2017
Como nao sei o router que utiliza, vou dar a explicaçao para o router ZonHub.

No browser aceda à página do router através deste endereço:

http://192.168.1.1/

Em seguida introduza o nome de utilizador: home e depois a password: zonnet

Vá ao separador "sistema" e depois a "manutenção" e ai, no canto superior direito clique em

restaurar definições do fabricante"

Como também nao sei que versao do Windows utiliza, aqui vai uma ajuda para o Windows 10:

Desinstalar o controlador da placa de rede e reiniciar

Se os passos anteriores não tiverem funcionado, tente desinstalar o controlador da placa de rede, reinicie o computador e permita que o Windows instale automaticamente o controlador mais recente. Considere esta abordagem se a sua ligação de rede tiver parado de funcionar corretamente após uma atualização recente.

Antes de desinstalar, verifique se tem cópias de segurança de controladores disponíveis. Visite o site do fabricante do PC e faça download do controlador da placa de rede mais recente a partir desse site. Se o PC não conseguir ligar à Internet, terá de fazer o download de um controlador para um PC diferente e guardá-lo numa pen USB para o poder instalar no seu PC. Terá de saber qual é o fabricante do PC e o nome ou o número do modelo.

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, escreva Gestor de Dispositivos e selecione Gestor de Dispositivos na lista de resultados.
No Gestor de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
Prima sem soltar (ou clique com o botão direito do rato) no adaptador de rede e, em seguida, selecione Desinstalar > caixa de verificação Eliminar o software do controlador deste dispositivo > OK para confirmar que o quer desinstalar.
Depois de desinstalar o controlador, selecione o botão Iniciar > Ligar/desligar > Reiniciar.

Após o PC reiniciar, o Windows irá automaticamente procurar e instalar o controlador da placa de rede. Verifique se assim corrigiu o seu problema de ligação. Se o Windows não instalar automaticamente um controlador, experimente instalar a cópia de segurança do controlador que guardou antes de efetuar a desinstalação.

Utilizar a reposição de rede para reinstalar dispositivos de rede

Utilizar a reposição de rede deve ser o último passo a tentar. Considere utilizar este procedimento se os passos anteriores não o ajudaram a estabelecer ligação.

Isto pode ajudar a resolver problemas de ligação que possam surgir após atualizar a partir de uma versão anterior do Windows para o Windows 10, bem como corrigir situações nas quais consegue ligar à Internet, mas não a unidades partilhadas. Remove quaisquer placas de rede que tenha instalado e as respetivas definições. Depois de o PC reiniciar, as placas de rede serão reinstaladas, sendo repostas as respetivas predefinições.

Nota

Para utilizar a reposição de rede, o seu PC tem de estar a utilizar o Windows 10, Versão 1607. Para determinar a versão do Windows 10 que o seu dispositivo está a executar, selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Sistema > Acerca de.

Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Definições > Rede e Internet > Estado > Repor rede.
No ecrã Repor rede, selecione Repor agora > Sim para confirmar.

Aguarde enquanto o seu PC reinicia e verifique se assim resolve o problema.

Notas

Depois de utilizar a reposição de rede, pode ser necessário reinstalar e configurar outro software de rede que possa estar a utilizar, tal como o software de cliente VPN ou os comutadores virtuais do Hyper‑V (se estiver a utilizar este ou outro software de virtualização de rede).

A reposição de rede pode definir cada uma das ligações de rede conhecidas para um modo de rede pública. Em modo de rede pública, o PC não é detetável por outros PCs e dispositivos na rede, o que pode ajudar a tornar o PC mais seguro. No entanto, se o seu PC pertencer a um grupo doméstico ou for utilizado para a partilha de ficheiros ou impressoras, será necessário tornar o seu PC novamente detetável. Para efetuar este procedimento, aceda a Definições > Rede e Internet > Wi-Fi. No ecrã Wi-Fi, selecione Gerir redes conhecidas > a ligação de rede que pretende alterar > Propriedades e, em seguida, ative a opção Tornar este PC detetável.

O browser (google chrome) não consegue aceder à página do router (http://192.168.1.1/)...
Não considerei desinstalar o controlador da placa de rede, uma vez que, como alertou, não me parece que a ligação tenha parado de funcionar, após actualização recente...
Nota: O windows instalado é o Windows 7 Professional
March 5, 2017
O seu router é o zonhub?

Já tentou aceder através do internet explorer?
Vaz
Super User
Super User
March 23, 2017
Com a proliferação de redes wifi a necessidade de ligação por esta via tornou-se não só mais necessária como mais sujeita às múltiplas variáveis que a podem dificultar/complicar...
Tendo em conta os dados não sei se o portátil alguma vez se ligou à rede, mas vou partir do princípio que sim pois há uma resposta ao pedido e não um pedido de password.
Tendo em vista essa ideia lembrei-me que às vezes me sucedia algo parecido quando para compatibilizar alguns aparelhos menos sofisticados com a rede wifi alterava algo (normalmente a codificação da mesma) no router sem apagar as ligações memorizadas em todos os aparelhos. Se a alteração não fosse muito importante (se calhar até era) a ligação realizava-se mas nalguns casos não se fazia e a resposta não era conclusiva.
Fiz uma pequena experiência com o meu router principal - tenho o ZonHub só como modem - criando uma rede adicional completa e concluindo o processo no portátil com acesso verificado e confirmado. Posteriormente desliguei desta rede e entrei por outra e alterei "meramente" a codificação da rede de AES para TPKIP. Voltei a tentar ligar o portátil pela nova rede com os dados memorizados e este não pediu novos dados mas também não consegui entrar mesmo depois de tentar algum tempo. Num smartphone com Android não aconteceu o mesmo, pois ligou sempre sem alterar nada desse lado.
Será algo a confirmar pois pode ter existido uma alteração voluntária ou não, uma atualização do router que tenha tornado a ligação impossível só para o aparelho em causa ou somente uma resistência do driver da rede do portátil. Não obtive a resposta em causa pois uso o Win10 mas na net existem perguntas sobre o problema no brasil.
Megabyte
March 25, 2017
Boas tenho um router registado na minha conta com 100MB, no entanto a minha conta tem 120Mb será que estou a pagar 120Mb e o router só dá 100Mb?