Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Pergunta

Port Forwarding router v4 não funciona na rede local

Boa tarde, recentemente configurei um servidor Linux para poder criar um serviço de NextCloud com o mesmo servidor, activei o port forwarding e o DNS dinamico através do aminhanet.nos.pt e consigo verificar que as portas que abri para fazer SSH e a porta 80 estão de facto abertas tanto para o IP publico do router como para o DDNS que configurei, porém só consigo aceder ao servidor através do port forwarding se tiver noutra rede que não seja a minha rede local, ou seja só consigo fazer SSH para o meu servidor e aceder ao servidor web que configurei se não estiver ligado ao WiFi de casa.

Após alguma investigação cheguei à conclusao que o router não está configurado para aceitar NAT Loopback/Hairpinning e não consigo encontrar nenhuma configuração na página do router para configurar isto.

Gostaria de saber se é de facto possivel ou não configurar o NAT Loopback no router que tenho, pois não me serve de nada ter um servidor web que só consigo aceder fora da minha rede local pois o serviço que quero utilizar requer a utilização de WiFi para fazer backups automáticos dos dispositivos configurados para tal

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

5 Comentários

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 9 de março de 2021

Tenho o mesmo problema… Ninguém da NOS vai responder como resolver isso?

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7095 comentários
  • 10 de março de 2021

Olá @Ramon Canales e @JorgeFigueiredo,

@JorgeFigueiredo antes de mais lamentamos a demora na resposta a este tópico.

A situação que nos referem terá que ser verificada por uma equipa especializada, de apoio informático, o 16991.

Consultem, por favor, todas as informações sobre a linha em questão, aqui.

Obrigada

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 10 de março de 2021

@JorgeFigueiredo só para talvez te ajudar - “resolvi” esse problema garantindo que o servidor que quero acessar remotamente esteja em uma rede diferente do resto dos devices da sua casa. Estou usando a rede de guests pra isso

Este problema foi verificado num antigo router que tinha na minha casa, entretanto após a mudança do mesmo para o GigaRouter o problema deixou de existir.

@Ramon Canales , caso ajude na altura em que me deparei com este problema a solução que descobri foi utilizar um servidor que tenho alojado na cloud como VPN de forma a dar a entender ao router que o trafego se fazia exteriormente, enquanto na realidade estava na mesma rede. Esta solução pode não ser muito ideal para si, pois implica o custo de um servidor privado na cloud, mas se estiver interessado recomendo a OVH pois dos que já utilizei este cloud provider é dos poucos que não têm um limite de bandwidth nos seus tiers mais baratos.

Eu sei que a solução ideal seria a NOS permitir aos utilizadores que realmente saibam os riscos que correm ao expor serviços da sua rede local ao exterior, que o façam sem limitações de software impostas pela NOS.

Deixo também mais um aviso a todos os que utilizam as opções “avançadas” no portal aminhanet.nos.pt, existe um risco grande de que estas regras desapareçam cada vez que o router é reiniciado, no meu caso eu utilizo Port Forwarding e DDNS,  já me aconteceu apagar ambas as definições, já apagou apenas as regras de Port Forwarding bem como só os serviços de DDNS, relativamente ao port forwarding não existe nada a fazer se não ir verificar se as mesmas continuam lá após o router ser reiniciado, relativamente aos serviços de DDNS, utilizo o DuckDNS e criei um container que executa o script deste fornecedor num dos meus servidores para salvaguardar caso esta definição volte a ser apagada.

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 10 de março de 2021

@JorgeFigueiredo eu tbm tenho o GigaRouter, usando DDNS e Portforwarding igual você… se o meu server está conectado no Wifi e tenho acessar o domain que aponta para o router (via DDNS) com um device no mesmo WiFi, ele não funciona. Sua configuração é essa também?