Skip to main content
Header
Resposta

Troca de eSIM para outro telemóvel

Olá,

Ontem troquei de telemóvel e apaguei o eSIM do dispositivo antigo para o ativar no novo, mas apareceu um erro. O QR code só tinha sido utilizado uma vez (apesar de, teoricamente, poder ser usado até cinco vezes), e agora já não funciona.

Estou fora de Portugal e não tenho como me deslocar a uma loja NOS. Pedi a um amigo para ir por mim com o formulário de confirmação de segunda via, assinado por mim (enviei-lhe uma cópia digitalizada do formulário e do meu passaporte), mas recusaram dar-lhe o novo QR code, dizendo que a assinatura do titular não era original.

Alguém sabe se é possível pedir uma nova ativação do eSIM à distância, sem ter de ir a uma loja?

Agradeço muito qualquer ajuda! Preciso mesmo de recuperar o acesso ao número, pois estou no estrangeiro e dependo dele.

Obrigado desde já.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Adam El Idrissi,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade.

A ativação do eSIM deve ser feita através de uma rede nacional, pelo que não conseguimos garantir que tal funcione no estrangeiro. Lamentamos o transtorno.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

6 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 8, 2025

Não devias ter removido o esim. Pra ativares num novo equipamento tens que estar ligada a uma rede nacional, não funciona no estrangeiro. 

Nem vale a pena pedires segunda via porque para além desse não ser o problema, a ativação da 2via do esim é feita em loja só.

um bem haja 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 8, 2025

Não é so em loja. Se ele tiver uma foto do qr code de alguem que tenha ido a loja por ele, pode associar no telemovel. Agora se vai funcionar por estar no estrangeiro é que tenho duvidas

Não devias ter removido o esim. Pra ativares num novo equipamento tens que estar ligada a uma rede nacional, não funciona no estrangeiro. 

Nem vale a pena pedires segunda via porque para além desse não ser o problema, a ativação da 2via do esim é feita em loja só.

um bem haja 

Obrigado pela tua resposta, mas tinha contactado com a linha de atendimento ao cliente e tinham-me confirmado que daria certo mesmo se estiver no estrangeiro, do momento que o equipamento antigo esteja ligado ao Wifi ao apagar o esim. Quando tentei fazer scan com o novo equipamento, contactei novamente com a linha de apoio ao cliente e disseram-me que tinha de ir a uma loja e pedir segunda via.

Não é so em loja. Se ele tiver uma foto do qr code de alguem que tenha ido a loja por ele, pode associar no telemovel. Agora se vai funcionar por estar no estrangeiro é que tenho duvidas

Ainda tenho o qr code original e deveria dar certo pois já tinha feito esse mesmo procedimento com outro número no passado. Além disso, enviei o QR code a um amigo meu que está em Portugal e também não conseguiu ativá-lo, o que significa que é um problema do QR code e que não tem a ver com o facto que eu esteja fora de Portugal.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 8, 2025

Ainda tenho o qr code original e deveria dar certo pois já tinha feito esse mesmo procedimento com outro número no passado. Além disso, enviei o QR code a um amigo meu que está em Portugal e também não conseguiu ativá-lo, o que significa que é um problema do QR code e que não tem a ver com o facto que eu esteja fora de Portugal.

Ok então o teu amigo tem que tentar novamente arranjar-te o qr code

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 9, 2025

Boa tarde ​@Adam El Idrissi,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade.

A ativação do eSIM deve ser feita através de uma rede nacional, pelo que não conseguimos garantir que tal funcione no estrangeiro. Lamentamos o transtorno.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado