Skip to main content
Header
Kilobyte
November 17, 2023

Onde ver a quantidade de dados consumidos no Kanguru XL?

Fui confrontado com a PUR por parte da NOS para explicar a lentidão da ligação 4G.
Indicam que consumi +200GB e que por isso a PUR foi activada.

Não faço ideia se gastei ou não essa quantidade de dados pq não tenho forma de validar o consumo na area de cliente - é o Kanguru XL que NÃO tem limite de dados e como tal diz: Tudo incluído.

Há alguma forma de saber os dados consumidos no Kanguru XL na area de cliente?
@NOS caso não haja, importam-se de implementar essa funcionalidade?

Ou então acabem com a PUR, afinal já estamos  quase em 2024...

22 Comentários

Kilobyte
    November 18, 2023

Obrigado @Mário P. pelo esclarecimento, mas assim fico sem saber se estou ou não em violação da PUR.

Num contrato não pode haver subjectividade: Não se pode referir uma Política de Uso Responsável e depois quando o cliente quer saber os termos dessa política, afirmar que depende…

O que me está a dizer é que arbitrariamente a NOS pode restringir o tráfego de um cliente, apontar a causa para a PUR e nunca disponibilizar a real causa da restrição - porque depende…

Tanto quanto me diz respeito, acredito não fiz nada que me levasse a infringir a PUR, mas pelos vistos a NOS pensa de forma diferente e não há forma de contrapor. Lindo...

Jorge C
    Super User
    Super User
    November 18, 2023

Boa tarde @Jorge C 

Não percebi o último parágrafo:

"Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado."

A sugestão é que os clientes se substituam ao ISP na contabilização do seu próprio tráfego?

​E como é que se mede o tráfego consumido por uma Smart TV ou por uma PlayStation?

A sugestão foi feita no sentido dos clientes conseguirem entender como funciona a PUR.

Vamos imaginar que é apenas um único utilizador, usando unicamente um dispositivo de cada vez e com baixo consumo de dados. Procurar entender a aplicação desta política.

Caso tenham mais dispositivos, se entenderem podem fazer o teste num dia de menor utilização.

Não vejo necessidade de softwares especializados para monitorizar o tráfego de rede, como o Wireshark, que captura e analisa pacotes de dados na rede. O uso desta ferramenta requer conhecimentos técnicos, pois exibe informações detalhadas e pode ser complexa para utilizadores inexperientes.

Espero ter esclarecido.

Obrigado

Jorge C
    Super User
    Super User
    November 18, 2023

@Jose Massa, não temos conhecimento de que exista um valor certo. 

Há sim condições que podem levar com que a NOS adopte medidas para garantir o bom serviço conforme descrito e transcrito pelo @Jorge C, ou seja, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação o serviço e essa verificação é feita pela NOS. 

Tem razão a questão deixada pelo @Jose Massa é pertinente. No entanto, não se aplica, @Jorge C, para saber o que está a receber e o contratado, é apenas necessário realizar um teste de velocidades no nosso site. Não sendo, para o que descreve, necessário um contador de gestão de tráfego consumido para a App NOS ou Área de Cliente. 

Obrigado,

Compreendo e entendo o que descreve @Mário P.,  conforme menciona e é sabido, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação do serviço e essa verificação é feita pela NOS.

É natural que os clientes queiram evitar esta situação portanto talvez possa esclarecer em que consiste exatamente esta degradação ou será informação privilegiada?

Obrigado

Mário P.
    Gestor da comunidade
    November 18, 2023

Compreendemos o que refere, no entanto, e uma vez que as medidas de restrição da velocidade são de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade, segurança e a qualidade da utilização do serviço, essa análise cabe a equipa de monitorização do respectivo serviço, seja ele de que tecnologia for, @Jose Massa e @Jorge C 
    Lamentamos não conseguir dar uma resposta mais concreta. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    November 18, 2023

Percebo o que diz, mas deve entender que é complicado fazer essa análise adhoc para a maioria dos dispositivos e em particular para os que referi... Num PC ou smartphone talvez fosse viável, mas de qq forma tudo isso cai por terra se a PUR depender do momento em que é aplicada: Posso fazer os testes numa determinada altura e conseguir baliza-la, para mais tarde ver os seus parâmetros alterarem-se e todo o trabalho não ter servido para nada.

Como já disse anteriormente e embora não concorde com a PUR, não estou a por em causa a sua aplicação. Preciso é de uma ferramenta que me permita aferir num determinado momento se estou ou não a infringir.

Referi os 200G pelo que foi escrito num outro post semelhante, mas se houver outros parâmetros que venham eles por forma a poder precaver-me.

O que estou a ver aqui é alguma inépcia por parte da NOS em transmitir aos clientes as causas específicas pelas quais a PUR lhe foi aplicada - lá está, pq depende...

Olaf
    Super User
    Super User
    November 18, 2023

Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade

Kilobyte
    November 18, 2023

@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...

Kilobyte
    November 18, 2023

Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade

Lamento, nem a minha Smart TV nem na PlayStation consegui encontrar isso...

Jorge C
    Super User
    Super User
    November 18, 2023

@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...

Se ler com atenção, ele não sabe, a análise cabe à equipa de monitorização do serviço.

Fica a sugestão que mencionei se algum cliente com o problema, decidir fazer o teste.

Obrigado

Kilobyte
    November 18, 2023

Pois, isso parece ser a tópico aqui: Não se sabe.

De qq forma quero agradecer a todos pelas contribuições, pelo menos fiquei a saber que não há nem parece estar previsto, incluir na App os consumos para tarifários Kanguru XL.

Por mim, considero-me esclarecido.

Obrigado