Skip to main content

Fui confrontado com a PUR por parte da NOS para explicar a lentidão da ligação 4G.
Indicam que consumi +200GB e que por isso a PUR foi activada.

Não faço ideia se gastei ou não essa quantidade de dados pq não tenho forma de validar o consumo na area de cliente - é o Kanguru XL que NÃO tem limite de dados e como tal diz: Tudo incluído.

Há alguma forma de saber os dados consumidos no Kanguru XL na area de cliente?
@NOS caso não haja, importam-se de implementar essa funcionalidade?

Ou então acabem com a PUR, afinal já estamos  quase em 2024...

Bom dia @Jose Massa,

Pode verificar pela App NOS, sugiro que proceda desta forma.

Obrigado

Bom dia @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. Confirme, por favor, as Condições gerais dos Tarifários de Internet Móvel.

Obrigado

Bom dia @Jorge C 

O tarifário Kanguru XL já se encontra registado na App, alias é o único serviço que tenho contratado à NOS neste momento.

O problema é que, na parte onde nos outros tarifários aparece o trafego consumido, no Kanguru XL aparece isto:

Bom dia @João H. 

Sim, está escrito e embora não concorde com a PUR, o que está aqui em causa não é isso… o que está em causa é que não tenho forma de validar se efectivamente excedi os 200G pq a aplicação considera que como o tarifário Kanguru XL não tem limite, não é preciso fazer controle de consumos…

Se tenho que tomar cuidado com o que gasto num tarifário ilimitado, pelo menos disponibilizem as ferramentas para o fazer.

Se calhar passem a Kanguru 200...

Boa tarde @Jose Massa,

Efetivamente tem razão. O cliente deveria ter acesso aos consumos para verificar.

Fica o alerta para a equipa de moderação do Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a vossa sugestão, no entanto, o tarifário em questão tem todo o trafego incluído, pelo que não há um contador que surja na App NOS ou Área de Cliente medindo consumos.

Obrigado 

Boa tarde @Mário P. 

Pois idealmente não teria que me preocupar com os consumos visto não haver limite…

Mas pelos vistos, logo que o consumo ultrapassa os 200GB, a NOS aplica restrições na velocidade do tráfego - por causa da PUR segundo me foi dito.

Se até agora não liguei aos consumos (por ter tráfego ilimitado) agora terei que manter-me abaixo dos 200G sob pena de em vez de ter velocidades de 100Mb passar para às vezes 1Mbit/s. Pelo menos até arranjar uma alternativa ao Kanguru XL.

Daí ter feito esta pergunta.

Boa tarde @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a vossa sugestão, no entanto, o tarifário em questão tem todo o trafego incluído, pelo que não há um contador que surja na App NOS ou Área de Cliente medindo consumos.

Obrigado 

Boa tarde @Mário P.,

Compreendo o que descreve, no entanto a questão colocado pelo cliente é pertinente.

Como é possível os clientes confirmarem se estão nas circunstâncias mencionadas nas Condições gerais dos Tarifários de Internet Móvel se não podem verificar o consumo?

“Os tarifários têm velocidades de download até 300Mbps e upload até 100Mbps.​ A velocidade de transferência de dados é afetada por um conjunto diversificado de fatores, entre os quais:

• As características do computador utilizado; 
  • O número de aplicações utilizadas em simultâneo;
  • As características dos servidores utilizados; 
  • A capacidade das redes que interligam estes servidores à Internet;
  • O número de utilizadores simultâneos destes servidores.

Assim sendo, a velocidade de transferência que pode ser atingida por cada utilizador em cada momento depende de um conjunto alargado de variáveis não controláveis pelo prestador do serviço.

A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.”

• Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado

Obrigado

Boa tarde @Jorge C 

Não percebi o último parágrafo:

"Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado."

A sugestão é que os clientes se substituam ao ISP na contabilização do seu próprio tráfego?

​E como é que se mede o tráfego consumido por uma Smart TV ou por uma PlayStation?

@Jose Massa, não temos conhecimento de que exista um valor certo. 

Há sim condições que podem levar com que a NOS adopte medidas para garantir o bom serviço conforme descrito e transcrito pelo @Jorge C, ou seja, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação o serviço e essa verificação é feita pela NOS. 

Tem razão a questão deixada pelo @Jose Massa é pertinente. No entanto, não se aplica, @Jorge C, para saber o que está a receber e o contratado, é apenas necessário realizar um teste de velocidades no nosso site. Não sendo, para o que descreve, necessário um contador de gestão de tráfego consumido para a App NOS ou Área de Cliente. 

Obrigado,

Obrigado @Mário P. pelo esclarecimento, mas assim fico sem saber se estou ou não em violação da PUR.

Num contrato não pode haver subjectividade: Não se pode referir uma Política de Uso Responsável e depois quando o cliente quer saber os termos dessa política, afirmar que depende…

O que me está a dizer é que arbitrariamente a NOS pode restringir o tráfego de um cliente, apontar a causa para a PUR e nunca disponibilizar a real causa da restrição - porque depende…

Tanto quanto me diz respeito, acredito não fiz nada que me levasse a infringir a PUR, mas pelos vistos a NOS pensa de forma diferente e não há forma de contrapor. Lindo...

Boa tarde @Jorge C 

Não percebi o último parágrafo:

"Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado."

A sugestão é que os clientes se substituam ao ISP na contabilização do seu próprio tráfego?

​E como é que se mede o tráfego consumido por uma Smart TV ou por uma PlayStation?

A sugestão foi feita no sentido dos clientes conseguirem entender como funciona a PUR.

Vamos imaginar que é apenas um único utilizador, usando unicamente um dispositivo de cada vez e com baixo consumo de dados. Procurar entender a aplicação desta política.

Caso tenham mais dispositivos, se entenderem podem fazer o teste num dia de menor utilização.

Não vejo necessidade de softwares especializados para monitorizar o tráfego de rede, como o Wireshark, que captura e analisa pacotes de dados na rede. O uso desta ferramenta requer conhecimentos técnicos, pois exibe informações detalhadas e pode ser complexa para utilizadores inexperientes.

Espero ter esclarecido.

Obrigado

@Jose Massa, não temos conhecimento de que exista um valor certo. 

Há sim condições que podem levar com que a NOS adopte medidas para garantir o bom serviço conforme descrito e transcrito pelo @Jorge C, ou seja, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação o serviço e essa verificação é feita pela NOS. 

Tem razão a questão deixada pelo @Jose Massa é pertinente. No entanto, não se aplica, @Jorge C, para saber o que está a receber e o contratado, é apenas necessário realizar um teste de velocidades no nosso site. Não sendo, para o que descreve, necessário um contador de gestão de tráfego consumido para a App NOS ou Área de Cliente. 

Obrigado,

Compreendo e entendo o que descreve @Mário P.,  conforme menciona e é sabido, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação do serviço e essa verificação é feita pela NOS.

É natural que os clientes queiram evitar esta situação portanto talvez possa esclarecer em que consiste exatamente esta degradação ou será informação privilegiada?

Obrigado

Compreendemos o que refere, no entanto, e uma vez que as medidas de restrição da velocidade são de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade, segurança e a qualidade da utilização do serviço, essa análise cabe a equipa de monitorização do respectivo serviço, seja ele de que tecnologia for, @Jose Massa e @Jorge C 
Lamentamos não conseguir dar uma resposta mais concreta. 

Obrigado

Percebo o que diz, mas deve entender que é complicado fazer essa análise adhoc para a maioria dos dispositivos e em particular para os que referi... Num PC ou smartphone talvez fosse viável, mas de qq forma tudo isso cai por terra se a PUR depender do momento em que é aplicada: Posso fazer os testes numa determinada altura e conseguir baliza-la, para mais tarde ver os seus parâmetros alterarem-se e todo o trabalho não ter servido para nada.

Como já disse anteriormente e embora não concorde com a PUR, não estou a por em causa a sua aplicação. Preciso é de uma ferramenta que me permita aferir num determinado momento se estou ou não a infringir.

Referi os 200G pelo que foi escrito num outro post semelhante, mas se houver outros parâmetros que venham eles por forma a poder precaver-me.

O que estou a ver aqui é alguma inépcia por parte da NOS em transmitir aos clientes as causas específicas pelas quais a PUR lhe foi aplicada - lá está, pq depende...

Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade

@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...

Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade

Lamento, nem a minha Smart TV nem na PlayStation consegui encontrar isso...

@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...

Se ler com atenção, ele não sabe, a análise cabe à equipa de monitorização do serviço.

Fica a sugestão que mencionei se algum cliente com o problema, decidir fazer o teste.

Obrigado

Pois, isso parece ser a tópico aqui: Não se sabe.

De qq forma quero agradecer a todos pelas contribuições, pelo menos fiquei a saber que não há nem parece estar previsto, incluir na App os consumos para tarifários Kanguru XL.

Por mim, considero-me esclarecido.

Obrigado 

Boa noite a todos, 

Lamentamos não conseguir ajudar. No entanto, @Jose Massa, essa gestão cabe à NOS e não ao cliente. 

Obrigado, 

A partir do momento em que os clientes tiveram de consultar os o consumo de dados o tarifário deixa de ser ilimitado.Só reforçava o facto que chamar este tarifário ilimitado é publicidade enganosa.

​​​Com esta alteração ao tarifário devia de ser dado a possibilidade de cessão do contrato aos clientes sem custos, já tive experiências parecidas com a MEO e VDF onde foi me oferecido a possibilidade de cessão sem custos.

A NOS está agir de má fé, nunca mais serei cliente da NOS e farei tudo para influenciar potenciais clientes a não serem.

Comentário