Skip to main content
Header
October 14, 2017

O novo router Wi-Fi 4.0, está quase a sair para os clientes.

O novo router Wi-Fi 4.0, está quase a sair para os clientes, já vem mencionado na página de equipamentos da NOS:
http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab2

91 Comentários

Byte
    November 7, 2017
    Boa noite,

Existe novidades relativamente a este assunto?

Obrigado,
    Raquel Morgado
    Gigabyte
    November 8, 2017
    Mesmo assim, pelo que eu li, este router promete muita coisa e é muito melhor que o actual.
    Promessas promessas...
    Zettabyte
    November 8, 2017
    Caros,

Fui piloto do HUB 4.0 e desisti ao fim de quase 3 meses. Apenas posso dizer que sou da equipa residente de Alfa e Beta Testers da Microsoft US à 20 anos e fiquei chocado com a forma como são geridos os projectos piloto na NOS. Basta dizer que a linha tel. dedicada para os pilotos ninguém atende e era remetido para o atendimento geral dos Clientes da NOS. Os emails sem qualquer feedback, etc.
    Ficamos com a nítida sensação que não estamos ali a fazer nada, a reportar situações de testes de horas que disponibilizamos por carolice.
    Só no mesmo dia em que após formalizar a desistência do projecto piloto, é que tiveram a hombridade de me telefonar a dar respostas a questões e problemas colocados e reportados, isto após estar mais de um mês de espera das referidas respostas/esclarecimentos e algumas respostas nunca chegaram.
    Sem ferir a confidencialidade porque está explicito no manual já disponível, o acesso às configurações do HUB 3.0 é directo por IP interno 192.168.., no HUB 4.0 o acesso é remoto por DNS obviamente via browser. Sem net não há acesso às configs para gerir a rede doméstica caso a tenham. aliás o Cliente nunca acede verdadeiramente à mascara original do router, mas sim a frontend criado para o efeito. Sim, tem algumas funcionalidades engraçadas para gerir a rede doméstica.
    Quanto à norma AC do WiFi, vejamos a sua "eficácia". Quem é que tem ou vai ter na NOS largura de banda para a utilizar acima dos 600 Mbps?!
    Será na expectativa da milagreira versão 2017 do DOCSIS 3.1 Full Duplex que promete 10Gbps FD?
    Será apenas para um nicho de mercado que tem FTTH caso tenha tenha mesmo 1 Gbps?
    Não há cogitação ou projecto nem vontade no imediato para expandir o FTTH às demais zonas cobertas por coaxial.
    Os testes realizados por mim ao WiFi banda 5Ghz supostamente norma ac, e respectivos resultados permanecem confidencias, mas posso partilhar que cada vez gosto mais do meu router Netgear WNDR 3700 com 8 anos, com banda 5 Ghz mas sem norma AC. Em nenhum momento pondero sair do modo bridge, só mesmo por brincadeira o faria!

802.11a – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão de dados até 54 Mbps;
    802.11g – Banda dos 2,4GHz e permite taxas de transmissão de dados até 54 Mbps;
    802.11n – Bandas dos 2,4GHz e 5 GHz e permite taxas de transmissão entre os 300/600 Mbps
    802.11ac wave 1 (não IEEE) – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 1,3 Gbps
    802.11ac wave 2 (não IEEE) – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 3,47 Gbps
    802.11ac – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 6,9 Gbps

Este resumo das bandas WiFi é generalista, porque muito mais fica por dizer, cada uma das gamas tem especificidades de recursos de transmissão ao nível de canais de stream que podem variar, assim como, de faixas de especificas Hz dedicadas ao alto desempenho. Neste capitulo e para uso doméstico a norma AC é para inglês ver, e o resultado prático é dizer "a minha a maior que a tua".

Por ultimo, uma bicada que já vai sendo hábito, relativamente à minha reclamação de Maio, ontem a equipa especializada ligou-me às 19H30 (previsto para as 09H30 10 hrs depois) e espante-se não era possível realizar o teste de velocidade na pagina da NOS para constatarem o estado miserável da minha net após das 17H, porque existia um problema. Coincidência das coincidências 10 minutos depois de desligar, eu já conseguia fazer e tentei retomar o processo e já não era possível. Muito bom!
    Entretanto vão-me dizendo que é umconstrangimento esporádico ter 7 Mg de downstream e 30% ou mais de Lost Packcets diáriamente entre as 17H/02H, porque há um grande fluxo de acessos. Daa!?

Cpts.
    Kilobyte
    November 9, 2017
    existe sim o router ainda nao esta disponíveis para os clientes mesmo que pagues o pacote máximo de 1GB a 100Mbts ligas para eles e eles demoram 5 dias para dizer isso depois.
    HUGO96
    Terabyte
    November 11, 2017
    Liguei para a área de cliente e disseram-me que não podia ter o router porque era só para clientes com FTTH... pelo que vi no manual no website da nos tem ligação DOCSIS mas enfim...
    Armindo Mateus
    Super User
    Super User
    November 11, 2017
    Existem pilotos a testar em DOCSIS sim...mas agora depende da "politica" da NOS em fornecer primeiro aos FTTH e depois aos HFC.Mas penso que é uma questão de tempo e estará disponível nos dois serviços, poderás é ter aderir a outro pacote.
    Kilobyte
    November 13, 2017
    Quando vai ser mudado o router antigo (2,5) pelo novo (4.0)
    Carolina V.
    Moderador
    November 14, 2017
    Olá, @joao jose, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

Movemos a sua publicação para este tópico, mais antigo, onde o tema já está a ser discutido e onde pode encontrar a resposta que procura. Assim, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade. 🙂
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    November 15, 2017
    Eu sinceramente não vos recomendo mudarem para o novo router... Se estão com boas velocidades, NÃO MUDEM! Ponto!

Problema é WIFI? Vão continuar a tê-lo! Eu tive de encomendar um WIFI Extender XIAOMI (que recomendo) para me resolver os problemas de falhas constantes a 10 metros de distância e quase sem paredes! Agora tenho Wifi com estabilidade aceitável.

O router perde em muita coisa: Informação (leds), porta USB (está morta!) e só é necessário para quem quiser as novas velocidades de 1Gbps!!! (NOTA: Adesão sujeita a elegibilidade técnica. A velocidade de 1Gbps depende de vários fatores técnicos!!!). Aliás, eu acho que esta velocidade é mais marketing que outra coisa... gostava de saber quais são realmente as ZONAS onde esta velocidade pode ser contratada!
    Kilobyte
    November 16, 2017
    Aderi no passado dia 11, ao serviço NOS tv+net+tel, com ligação a 120Mb em FTTH com o router 4.0.

O meu problema é que muito simplesmente, as três formas possíveis de configuração estão indisponíveis:
    - gerir equipamento pela pág. de cliente diz que o serviço está temporariamente indisponível
    - aminhanet.nos.pt diz que o meu pacote de cliente não permite aceder ao serviço
    - a app NOSnet ainda não existe.
    (A página do router em 192.168.1.1 (à moda antiga), já não é uma possibilidade.)

Não obstante os vários contactos que fiz para a NOS, continuo sem solução ou sequer uma resposta da "equipa dedicada o router 4.0", que os "comuns" operadores me indicaram como única equipa com formação neste equipamento.
    Ontem em 25 minutos falei com 5 pessoas! No final ficaram de ligar de volta no prazo de 2h e nunca ligaram. Hoje deram prazo de uma hora, que também já passou...

Há ou não uma solução para esta situação?

A minha ligação ethernet funciona bem, mas por wireless só se liga a 72mbps e o teste de velocidade oscila entre os 8 e os 30mb, mas quase sempre na zona dos 15mb.
    Muito pouco comparado com o que consigo com outro router que tenho e custou 15eur, acredito que através da configuração consiga melhores resultados.
    Além disso, preciso de configurar o nome da rede, a password, rede de visitas entre outras definições que altero sempre a meu gosto...

Agradeço toda a ajuda que possam dar.