Skip to main content
Header
Kilobyte
May 21, 2025
Respondido

Nos não migra clientes atuais HFC para FTTH ? so novos clientes têm acesso a FTTH ?

Boa tarde, trago uma questã relativamente a acessos FTTH ( Fibra optica não coaxial ) 

Os atuais clientes da rede coaxial HFC podem migrar, se solicitado, para FTTH  Fiber to the home? 

Quer a minha casa quer a casa dos meus pais estão em zona de cobertura FTTH segundo o portal da Anacom https://geo.anacom.pt/

-Na casa dos meus pais o poste que entrega o cabo coaxial tem um PDO da NOS, mas a nos diz que não consegue entregar o acesso em FTTH 

- Na minha casa diz que tem FTTH mas não conseguem entregar FTTH, mas ironicamente a casa ao lado da minha que partilha as mesmas infraestruturas tem FTTH instalado. e o mais engraçado é que se eu pedir um acesso novo como novo cliente então fico com FTTH. 

Expliquei que pretendo FTTH porque tem uma latencia menos e consegui ter 1000/400 em vez dos 1000/100 do HFC coaxial . 

Podem ajudar  deixo o meu numero de cliente  C*********

Obrigado 

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Sérgio Alves Mendes e partilha do ​@dxnog.

A disponibilização da tecnologia está dependente da zona geográfica e infraestrutura disponível em cada local.

Já tendo um serviço NOS, a alteração de tecnologia decorre de forma automática assim que exista viabilidade, sendo contactado pela NOS para o efeito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

21 Comentários

Kilobyte
August 19, 2026

Pois assim parece, mas, eu quando rescindir, mudo de operadora, embora seja cliente há mais de 20 anos! 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
August 19, 2026

Boa tarde , a mim disseram o mesmo, que tinha de rescindir e aderir ao pacote fibra para poder usufruir a tecnologia mais recente…

Pois assim parece, mas, eu quando rescindir, mudo de operadora, embora seja cliente há mais de 20 anos! 

Isso é mentira, pode só renegociar o contrato com fidelização de 24meses. Mas mesmo assim não é garantido que instalem fibra FTTH, podem instalar fibra hfc. A tecnologia instalada é a que existe na zona.

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
August 19, 2026

Eu refidelizei o ano passado, porque me prometeram passar para fibra, já tenho fibra no edifício á 2 anos, na altura estavam com falta de técnicos, mas passou mais de um ano e nada. Portanto, a minha dedução é mesmo que terei que rescindir, mas não me apanham mais! 

ByteSábio
August 19, 2026

Eu refidelizei o ano passado, porque me prometeram passar para fibra, já tenho fibra no edifício á 2 anos, na altura estavam com falta de técnicos, mas passou mais de um ano e nada. Portanto, a minha dedução é mesmo que terei que rescindir, mas não me apanham mais! 

boas, se já tem fibra por cabo duvido que passem para fibra ftth. já lhe confirmaram no apoio que tem mesmo fibra ftth na sua morada? às vezes pode ter mas não estar ainda disponível para instalar. mas se já tem cabo normalmente não mudam

espero ter ajudado
Kilobyte
August 19, 2026

Trocaram a chamada para migração de serviço e o técnico disse que passa amanhã em minha casa para instalação da nova tecnologia 8gigas no contrato

Kilobyte
August 19, 2026

Agr tenho q comprar uma nova placa de rede e amanhã testo o serviço 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
August 19, 2026

Trocaram a chamada para migração de serviço e o técnico disse que passa amanhã em minha casa para instalação da nova tecnologia 8gigas no contrato

Pois, essa é a unica forma de garantir. Se for contratado um tarifário que apenas seja possível tecnicamente em ftth.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
August 19, 2026

N sei se vai ser fiber to the home ou fiber to coaxial, mas tb digo-vos se der 7000 e pouco já fico contente. Agora com 1giga dá-me 910 

Kilobyte
August 19, 2026

boas, se já tem fibra por cabo duvido que passem para fibra ftth. já lhe confirmaram no apoio que tem mesmo fibra ftth na sua morada? às vezes pode ter mas não estar ainda disponível para instalar. mas se já tem cabo normalmente não mudam

O meu serviço não é fibra é cabo, já tenho desde que aqui instalaram o cabo, mas agora já existe fibra no edificio, da NOS, MEO e DIGI, só que, a NOS, ficou no inicio da escada, tenho que esperar que acabe a fidelização vou para a DIGI e ainda pouco uns euros. 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
August 19, 2026

O meu serviço não é fibra é cabo, já tenho desde que aqui instalaram o cabo, mas agora já existe fibra no edificio, da NOS, MEO e DIGI, só que, a NOS, ficou no inicio da escada, tenho que esperar que acabe a fidelização vou para a DIGI e ainda pouco uns euros. 

é fibra na mesma, mas é fibra hfc, não é fibra ftth. Já não existe serviço cabo. Todas as ligações exteriores à central é feito por fibra, só o drop final é que é coaxial.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda