Header

NOS 1GBPS


Boa tarde,

Vinha do pacote NOS 200mb com 4 telemóveis e há poucos minutos saiu daqui o técnico que veio instalar o novo modem e router da NOS para o pacote de 1GBPS e 10GB em cada cartão móvel. Tenho algumas questões para fazer, se puderem ajudar, agradecia!

1) Por distracção minha, no contrato vinha a velocidade de download/upload assim 1GBPS/20 megas. Eu nem reparei porque assumi que seriam os 100 megas de upload. É possível fazer algo quanto a isto? É que quando liguei e fizeram o teste à rede e disseram que podia ter 1GBPS assumi automaticamente que tinha também os 100mb de upload.

2) Qual é a velocidade mínima garantida da NOS para este pacote? Dos testes que tenho feito no speedtest.net apenas 1 deu cerca de 500 e tal MB e os restantes entre 700 e 726MB, com cabo de rede.
Por wireless no telemóvel deu cerca de 60MB na rede 2.4GHZ e 310MB na de 5GHZ.

3) Ainda não tenho acesso ao site aminhanet.nos.pt. Cálculo que em breve seja possível, certo? É por lá que se vai configurar a rede, certo?

Por enquanto é só. Obrigado

58 Comentários

1) Para ter um upload deve estar numa zona HFC, mas modernizada. Em princípio, no final deste ano, toda a rede NOS fixa deverá ter 100mbps no Upload (talvez, até mais).
2) Por vezes, os resultados no SpeedTest podem não ser os reais. Deve fazer o teste com o Speedtest da NOS. Também:
"As velocidades de 200Mbps e 1Gbps dependem de vários factores técnicos:
• Limitações na rede local Ethernet - necessário dispor de equipamentos com portas Gigabit Ethernet.
• Meio físico de acesso – ligações efetuadas através de meio wireless (ex: ligações Wi-Fi) dependem das condições de interferência e propagação do sinal
• Carga nos servidores dispersos na Internet - nível de utilização de tráfego concorrente em servidores onde se acede a ficheiros na Internet.
• Configurações de protocolo IP , tipo de browser e sistema operativo – por exemplo, o tamanho da janela de transmissão de dados e configurações específicas no browser e sistema operativo.
• Capacidade de processamento dos PC’s - CPU, placa de vídeo, memória RAM e memória em disco disponível, aplicações instaladas, definições de poupança de energia, etc.
• Outras aplicações a correr em simultâneo – aplicações a correr em “background” podem competir pelos recursos disponíveis."
3) Sim, é em aminhanet.nos.pt que pode fazer alterações. Deve estar disponível em breve.
Reputação 3
15 dias para voltar ao pacote anterior.
Esses pacotes são sempre duvidosos.
Tenho um 200/20 e é uma autentica desgraça.
Nos ultimos 2 anos nao tive 1 mes inteiro em que tivesse durante um dia todo mais de 150megas .
No Apoio ao cliente engonham, depois passado um monte de tempo a desculpa de congestão e vao resolver.
Passados uns meses dizem que esta bom, passa umas 3/4 semanas e volta ao mesmo.
Nestas ultimas semanas nao passo dos 115MB, disseram que ligavam ate ao dia 7, vamos em dia 10.
Não admira que a NOS ande a perder clientes este ano a torto e a direito.
Rede movel cada vez pior, e net de casa nem acompanha concorrência, onde se ja viu haver pacotes apenas com 20 megas de upload.
Agora pacote de 1Gb quando nem consegue cumprir os pacotes de 200 megas aos clientes...
Por exemplo neste momento em 3 sites (speed test NOS, netmede.pt ou speedtest, tenho 107 download e 20 upload. Num pacote que dizem 200/20...
Reputação 2
Crachá
PVenoms,
Depende de zona para zona. Na minha zona, só há clientes NOS, apenas 1 cliente da Vodafone em ADSL (que é um disparate) e eis os resultados por cabo Ethernet:



O ping é que é um bocado alto, mas de resto, funciona perfeitamente! 😉
(Contratei 200/20)
Reputação 4
Crachá
O pessoal tem de perceber, que o speedtest de momento é o pior site para testar a performance da net...
Reputação 7
Crachá +1
@Soned mas tens o router 4.0? o que te aparece quando tentas entrar em aminhanet.nos.pt?
@tiagoserraalmeida2004
Então parece um pouco enganador, se vamos fazer o teste de cobertura na zona e o pacote de 1GB/100mb aparece como disponível. Depois vamos a ver e só temos 20 no máximo, não me parece justo. Pah pode parecer picuinhas mas fica mal 1GBPS com 20 megas lol... Mas se me diz que até final do ano estará melhor, ainda bem!

Também não será o upload que me vai fazer accionar a rescisão nos 15 dias.

Eu tinha resultados parecidos aos da @HelenaSilva quando tinha 200mb.

Fui agora 3 testes no speedtst.net: 916 - 908 - 922.



No Speedtest da NOS, não passa os 740mb
Fiz agora 3 testes: 737 - 699 - 915



A latência é que me parece alta demais.

Mas também tenho alguns 20 separadores do chrome abertos e mais dispositivos ligados à rede.

@juli89 Eu tenho isto, vieram ontem instalar estes 2.

Achei estranho porque no site não tem nada disto e pensava que seria este (http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab2)

Não consigo aceder a esse site. Aparece a seguinte mensagem "O seu pacote cliente não permite aceder a este serviço. Para mais informação selecione aqui."
PVenoms,
Depende de zona para zona. Na minha zona, só há clientes NOS, apenas 1 cliente da Vodafone em ADSL (que é um disparate) e eis os resultados por cabo Ethernet:



O ping é que é um bocado alto, mas de resto, funciona perfeitamente! 😉
(Contratei 200/20)





Depende da zona, mas conheco muitas pessoas com os mesmos problemas que eu.
Zonas da Amadora, Queluz, Algueirão etc.





Outro

Reputação 4
Esses pacotes são sempre duvidosos.
Tenho um 200/20 e é uma autentica desgraça.
Nos ultimos 2 anos nao tive 1 mes inteiro em que tivesse durante um dia todo mais de 150megas .
No Apoio ao cliente engonham, depois passado um monte de tempo a desculpa de congestão e vao resolver.
Passados uns meses dizem que esta bom, passa umas 3/4 semanas e volta ao mesmo.
Nestas ultimas semanas nao passo dos 115MB, disseram que ligavam ate ao dia 7, vamos em dia 10.
Não admira que a NOS ande a perder clientes este ano a torto e a direito.
Rede movel cada vez pior, e net de casa nem acompanha concorrência, onde se ja viu haver pacotes apenas com 20 megas de upload.
Agora pacote de 1Gb quando nem consegue cumprir os pacotes de 200 megas aos clientes...
Por exemplo neste momento em 3 sites (speed test NOS, netmede.pt ou speedtest, tenho 107 download e 20 upload. Num pacote que dizem 200/20...

Eu aqui andei quase 15 dias com wi-fi miserável nem me ligar ao router conseguia após milhentos telefonemas onde ouvi de tudo até que não forneciam NET por wi-fi lá reclamei numa loja e por favor lá veio 1 técnico trocar o router passado 3 dias voltou ao mesmo. . .comprei um router do meu bolso visto que a nós não fornece um equipamento de jeito nem com o técnico a minha frente via telefone a dizer com um router 4.0 resolvia o problema o meteram
É acabar a fidelização e nunca mais quero ouvir sequer falar no nome da nos

Reputação 3
@tiagoserraalmeida2004
Então parece um pouco enganador, se vamos fazer o teste de cobertura na zona e o pacote de 1GB/100mb aparece como disponível. Depois vamos a ver e só temos 20 no máximo, não me parece justo. Pah pode parecer picuinhas mas fica mal 1GBPS com 20 megas lol... Mas se me diz que até final do ano estará melhor, ainda bem!

Também não será o upload que me vai fazer accionar a rescisão nos 15 dias.

Eu tinha resultados parecidos aos da @HelenaSilva quando tinha 200mb.

Fui agora 3 testes no speedtst.net: 916 - 908 - 922.



No Speedtest da NOS, não passa os 740mb
Fiz agora 3 testes: 737 - 699 - 915



A latência é que me parece alta demais.

Mas também tenho alguns 20 separadores do chrome abertos e mais dispositivos ligados à rede.

@juli89 Eu tenho isto, vieram ontem instalar estes 2.

Achei estranho porque no site não tem nada disto e pensava que seria este (http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab2)

Não consigo aceder a esse site. Aparece a seguinte mensagem "O seu pacote cliente não permite aceder a este serviço. Para mais informação selecione aqui."

Tenta aceder a 192.168.1.254
ou 192.168.1.1
Reputação 7
Crachá +1
@Soned não é o 4.0 ou power router, por isso o acesso não é feito atraves da aminhanet.nos.pt.
Reputação 4
Crachá
[quote=cromo102]



Essas velocidades não demonstram nenhuma anomalia.... no primeiro teste se estas a usar uma rede 2.4Ghz e na segunda uma rede 5Ghz é perfeitamente normal haver uma disparidade de valores.
Reputação 4
[quote=rdguerra]



Essas velocidades não demonstram nenhuma anomalia.... no primeiro teste se estas a usar uma rede 2.4Ghz e na segunda uma rede 5Ghz é perfeitamente normal haver uma disparidade de valores.
sim eu sei mas desde que comprei o router nunca mais tive problemas antes era assim...

Reputação 4
[quote=cromo102]



Essas velocidades não demonstram nenhuma anomalia.... no primeiro teste se estas a usar uma rede 2.4Ghz e na segunda uma rede 5Ghz é perfeitamente normal haver uma disparidade de valores.
sim eu sei mas desde que comprei o router nunca mais tive problemas antes era assim...

uma estabilidade incrível nós nunca mais tenho eu de gastar do meu bolso para ter um serviço decente não chega o que pago e ainda tenho de ser eu a comprar equipamentos de jeito só pq a nós só resolve quando não se tem período de fidelização

Reputação 2
Crachá
Teste de velocidade mais recente efetuado no site da ANACOM:




Então e agora, vão dizer que o site disponibilizado pela ANACOM também não é fiável? A net da NOS, pelo menos na minha zona é impecável. Sou cliente há pelo menos 15 anos e durante este período, em termos de internet, só tive problemas muito esporádicos, de longe a longe. (faturação é outra história)... Mesmo por wi-fi, funciona bem, a 1 metro de distância, fica-se pelos 45 megas, mas o router que tenho também não permite mais e não estou para gastar dinheiro em routers novos, talvez mais tarde....
O único problema é o ping que é um pouco elevado, devido ao tipo de ligação (HFC).
Reputação 4
Teste de velocidade mais recente efetuado no site da ANACOM:




Então e agora, vão dizer que o site disponibilizado pela ANACOM também não é fiável? A net da NOS, pelo menos na minha zona é impecável. Sou cliente há pelo menos 15 anos e durante este período, em termos de internet, só tive problemas muito esporádicos, de longe a longe. (faturação é outra história)... Mesmo por wi-fi, funciona bem, a 1 metro de distância, fica-se pelos 45 megas, mas o router que tenho também não permite mais e não estou para gastar dinheiro em routers novos, talvez mais tarde....
O único problema é o ping que é um pouco elevado, devido ao tipo de ligação (HFC).

A minha também já foi impecável sou cliente desde que apareceu a TV cabo e nunca tive problemas mas de há uns meses para cá e para esquecer tanto a nível de qualidade como o serviço de apoio é miserável só pensam em novos clientes em vez de manter a qualidade aos actuais
Reputação 2
boas tenho marcado para quarta feira virem por a esse novo pacote gigabit. a pessoa que me atendeu la me disse que seriam 100 mb upload.
ja estou a ver que vou ter chatices.
se e para ter 20 upload mais valia tar quieto uso muito o upload.
Reputação 2
Crachá
boas tenho marcado para quarta feira virem por a esse novo pacote gigabit. a pessoa que me atendeu la me disse que seriam 100 mb upload.
ja estou a ver que vou ter chatices.
se e para ter 20 upload mais valia tar quieto uso muito o upload.

Rafael, depende da tua zona. Se tiveres FTTH em tua casa, tens 100mb de upload garantido. Caso contrário, para já são apenas 20.
Mas verifica o comprovativo da alteração que eles enviam para o mail, lá aparece em FTTH apenas 1Gb penso eu, em HFC diz "1Gbps/20Mbps".
Reputação 2
boas tenho marcado para quarta feira virem por a esse novo pacote gigabit. a pessoa que me atendeu la me disse que seriam 100 mb upload.
ja estou a ver que vou ter chatices.
se e para ter 20 upload mais valia tar quieto uso muito o upload.

Rafael, depende da tua zona. Se tiveres FTTH em tua casa, tens 100mb de upload garantido. Caso contrário, para já são apenas 20.
Mas verifica o comprovativo da alteração que eles enviam para o mail, lá aparece em FTTH apenas 1Gb penso eu, em HFC diz "1Gbps/20Mbps".



no comprovativo nao encontro o tipo de tecnologia usada se e ftth se e hfc. apenas me diz que vao instalar 1gbps /20.
e muito mau e eu ter perguntado se relamente seria 100 megas de upload, confirmarem que sim.nao sei como. depois nao o ser. ou nao avisarem logo que x zona tem ou nao tem. para fidelizar mais 2 anos para ter 20 upload nao quero. prefiro esperar que a meo ja quase tem fibra ma zona.
Obrigado NOS por virem fazer uma intervenção de problemas de velocidade, levarem o meu router e deixarem UM USADO !
É sempre bom ser cliente desde do ano 2000.
Reputação 4
Crachá
Obrigado NOS por virem fazer uma intervenção de problemas de velocidade, levarem o meu router e deixarem UM USADO !
É sempre bom ser cliente desde do ano 2000.


O mesmo encontra-se danificado, ou sujo?
Se assim for reclama e pede nova troca..
Caso contrário, é normal ser usado, dado a idade da concepção do equipamento.
Obrigado NOS por virem fazer uma intervenção de problemas de velocidade, levarem o meu router e deixarem UM USADO !
É sempre bom ser cliente desde do ano 2000.


O mesmo encontra-se danificado, ou sujo?
Se assim for reclama e pede nova troca..
Caso contrário, é normal ser usado, dado a idade da concepção do equipamento.


Nota-se que é usado, autocolantes por cima de outros e alguns riscos nada de outro mundo mas nota-se que é usado.
"Normal ser usado" é sempre bom saber como funciona a NOS... Deixavam o meu que estava bom...
boas tenho marcado para quarta feira virem por a esse novo pacote gigabit. a pessoa que me atendeu la me disse que seriam 100 mb upload.
ja estou a ver que vou ter chatices.
se e para ter 20 upload mais valia tar quieto uso muito o upload.

Telefonei ontem e também me disseram que era 100Mbps no upload, mas já vi que andam a aldrabar os clientes de HFC, que é a maioria... Muito triste por parte da NOS tentar enganar os mais incautos

Comentário