Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

Kilobyte
April 6, 2024

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

E a PC Medic tem autonomia para mudar o meu IP de CGNAT para IP Publico? Ou pelo menos para abrir as portas do CGNAT da NOS?
Porque é só isso que preciso. No meu router não precisam mexer. E quando trabalhei com eles (é certo que já foi já uns anos), isso eles não tinham autonomia para fazer.

Já faz 3 anos que a NOS ativou o CGNAT e quando isto aconteceu fiquei dias a tentar resolver o problema com eles falando com o apoio tecnico da NOS e a PCMEDIC a qual cobrava pela chamada, so afim de mais de uma hora e eu ter falado com varios amigos um dos meus amigos sugeriu a possibilidade de ter sido culpa do CGNAT entao depois de ter referido isso à equipa tecnica eles se lembrarm disso, depois perguntei se havia maneira de contronar a situação pois tinha um servidor que nao “sobrevivia” assim e mesmo assim apos horas ao telemovel a saltar entre linha de apoio tecnico da nos e PCMEDIC ´é que pesquisei uma definição no site do router chamada DMZ que resolve o problema, no entanto depois de usar a mesma deixo de poder fazer port fowarding a qualquer outro dispositivo, já experimentei a NOS MEO e Vodafone e todas tem CGNAT e esta é a unica maneira que encontrei de contornar o problema.

marcolopes
Super User
Super User
April 6, 2024

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

E a PC Medic tem autonomia para mudar o meu IP de CGNAT para IP Publico? Ou pelo menos para abrir as portas do CGNAT da NOS?
Porque é só isso que preciso. No meu router não precisam mexer. E quando trabalhei com eles (é certo que já foi já uns anos), isso eles não tinham autonomia para fazer.

Já faz 3 anos que a NOS ativou o CGNAT e quando isto aconteceu fiquei dias a tentar resolver o problema com eles falando com o apoio tecnico da NOS e a PCMEDIC a qual cobrava pela chamada, so afim de mais de uma hora e eu ter falado com varios amigos um dos meus amigos sugeriu a possibilidade de ter sido culpa do CGNAT entao depois de ter referido isso à equipa tecnica eles se lembrarm disso, depois perguntei se havia maneira de contronar a situação pois tinha um servidor que nao “sobrevivia” assim e mesmo assim apos horas ao telemovel a saltar entre linha de apoio tecnico da nos e PCMEDIC ´é que pesquisei uma definição no site do router chamada DMZ que resolve o problema, no entanto depois de usar a mesma deixo de poder fazer port fowarding a qualquer outro dispositivo, já experimentei a NOS MEO e Vodafone e todas tem CGNAT e esta é a unica maneira que encontrei de contornar o problema.

A NOS deveria prestar SUPORTE sem encaminhar os clientes para a empresa PARCEIRA PCMEDIC, que nada resolve nestes casos, e pouco ou nada sabe!

É triste termos de ser nós, os CLIENTES, a chegar a tristes conclusões, sem que a NOS consiga dizer algo de concreto.

Com tudo isto, volto a perguntar à NOS: EXISTE FORMA de um cliente garantir um IP PÚBLICO ÚNICO? Disponibilizam esta opção? Ou a única possibilidade de o garantir é pagar por um IP FIXO? (faço ideia quando custará um IP FIXO actualmente!)

De qualquer forma isto é muito estranho, pois uma coisa é certa: a VODAFONE não aplica CGNAT em acessos empresariais… (sem necessidade de pagar qualquer serviço “extra”)! E presumo que a NOS também não o faça… caso contrário seria o CAOS GENERALIZADO, pois grande parte das empresas tem serviços DENTRO de portas, os quais necessitam de um IP ÚNICO (ainda que dinâmico)

Olaf
Super User
Super User
April 6, 2024

Ao ativares o modo bridge o CGNAT fica inativo automaticamente. 

marcolopes
Super User
Super User
April 6, 2024

Ao ativares o modo bridge o CGNAT fica inativo automaticamente. 

O modo BRIDGE obriga a uso de um ROUTER “externo” ficando o equipamento do operador com a mera função de “MODEM”.

É essa a solução que a NOS dá a quem necessitar de um IP único?

Olaf
Super User
Super User
April 6, 2024

Não, necessariamente. 
o que me foi dito pelo apoio técnico, é que só ao ativar a funcionalidade, mesmo que não recorra a ela para desativar o CGNAT

marcolopes
Super User
Super User
April 6, 2024

Não, necessariamente. 
o que me foi dito pelo apoio técnico, é que só ao ativar a funcionalidade, mesmo que não recorra a ela para desativar o CGNAT

Como é que é?

Ao activar o modo BRIDGE, todas as funcionalidades do ROUTER são descartadas!!!

A REDE fica completamente exposta (sem a firewall do router), e sem qualquer serviço de PF, WiFi, etc…

Jorge C
Super User
Super User
April 6, 2024

Boa noite @marcolopes,

A forma de um cliente garantir um ip fixo único é aderir ao serviço ip fixo que é exclusivo para clientes empresariais aqui. Como esclarecimento a Vodafone não faculta ip fixo a todas as ofertas para empresas e pode constatar aqui. Conforme deve saber até a Starlink usa CGNAT.

Obrigado

marcolopes
Super User
Super User
April 6, 2024

Boa noite @marcolopes,

A forma de um cliente garantir um ip fixo único é aderir ao serviço ip fixo que é exclusivo para clientes empresariais aqui. Como esclarecimento a Vodafone não faculta ip fixo a todas as ofertas para empresas e pode constatar aqui. Conforme deve saber até a Starlink usa CGNAT.

Obrigado

Obrigado. Mas passar de uma solução de IP ÚNICO (dinâmico) sem qualquer custo adicional, para uma solução de IP FIXO (+20 EUROS / mês) é algo, no mínimo, extravagante para uma utilização doméstica…

E está visto (até agora) que a única solução é “abdicar” da gestão da rede (funcionalidade de ROUTER) no equipamento NOS, mantendo 2 equipamentos ligados (Router NOS apenas como MODEM em modo BRIDGE + ROUTER extra para efectuar o trabalho que poderia ser feito pelo Router NOS)

Olaf
Super User
Super User
April 7, 2024

Não, necessariamente. 

Como é que é?

A REDE fica completamente exposta (sem a firewall do router), e sem qualquer serviço de PF, WiFi, etc…

Não percebi como é que chegou a essa conclusão. 

O que me foi dito é que ao ativar o bridge, o CGNAT, a sua aplicabilidade, é removida/inativa. Não falei em mais funcionalidades. 

Jorge C
Super User
Super User
April 7, 2024

Não, necessariamente. 

Como é que é?

Não percebi como é que chegou a essa conclusão. 

O que me foi dito é que ao ativar o bridge, o CGNAT, a sua aplicabilidade, é removida/inativa. Não falei em mais funcionalidades. 

Boa tarde @Olaf,

Se me permite um comentário, o papel de um router é estabelecer a comunicação com o ISP e receber um endereço IP atribuído pelo ISP o qual depende do serviço contratado.

O modo bridge num router desativa as funções de routing IP e transforma o dispositivo em um switch, concentrando-se apenas no encaminhamento de pacotes dentro da mesma rede local com base em endereços MAC. Isso é útil em cenários onde se deseja estender uma rede existente sem introduzir complexidades de routing.

Como esclarecimento, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT na rede móvel e em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite.

Obrigado