Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
March 6, 2024

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

BOMBA!!!

Já tinha muito se tinha especulado sobre este tema devido aos enormes problemas em configurar o PF nos ROUTERS “NOS”

Afinal, constatou-se que eram apenas “BUGS” de firmware…

Agora, cai a BOMBA! “a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra (leia-se HFC ou FTTH) ou Satélite

Portanto… PODE!

E como é que o cliente sabe?

E existe possibilidade do cliente não ser afectado por esta monstruosidade?

Kilobyte
March 7, 2024

Ouvi dizer que se ligares à PCMedic eles fazem lá umas rezas e o CGNAT vai para o inferno.
/s​​​​​

marcolopes
Super User
Super User
March 7, 2024

Ouvi dizer que se ligares à PCMedic eles fazem lá umas rezas e o CGNAT vai para o inferno.
/s​​​​​

A NOS deveria ser processada por tentativa de BURLA ao remeter os clientes para uma empresa de assistência PAGA, quando estão em questão simples pedidos de informação técnica sobre o serviço, FALHAS de configuração devidas a BUGS, LIMITAÇÕES, IMPOSIÇÕES e ou SIMILARES!!!

É da responsabilidade da NOS prestar todas as informações técnicas sobre o serviço vendido!

Se NÃO suportam funcionalidades, se REMOVEM funcionalidades, etc etc, devem-no dizer CLARAMENTE!

marcolopes
Super User
Super User
March 7, 2024

Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router… (agora não tenho paciência para testar o PF - a NOS tomou a iniciativa de me fazer RESET das regras!!! - mas logo que possível vou fazer um este de acesso via FTP)

Kilobyte
March 7, 2024

É o hábito de lidar com clientes que não percebem nada de informática, e muito pouco dos seus direitos.
Esquecem-se é que o mercado está a mudar, e cada vez mais o cliente se começa a informar. Numa altura onde o teletrabalho é comum, a net em casa é usada para muito mais do que aceder a sites de redes sociais.

Cobrar todos os meses é muito giro, mas segurar o cliente atualizando o serviço para melhor? Nahhh, não vale a pena.
Isso são todos, diga-se, mas a NOS vai mais longe e atualiza o serviço para pior!

É uma alegria ter clientes com períodos de fidelização e fazer-se o que se quer.
Um dia destes acaba essa mama, aí sim vão ter de se virar para manter o cliente.

Kilobyte
March 7, 2024

Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router… (agora não tenho paciência para testar o PF - a NOS tomou a iniciativa de me fazer RESET das regras!!! - mas logo que possível vou fazer um este de acesso via FTP)

É, a NOS anda muito fã de “tomar a iniciativa”, no que toca a perturbar o funcionamento das redes dos clientes.

Kilobyte
March 7, 2024

Se NÃO suportam funcionalidades, se REMOVEM funcionalidades, etc etc, devem-no dizer CLARAMENTE!

“Caro cliente:
A partir de dia x do mês y, quando termina a fidelização do seu contrato connosco, o seu serviço irá passar a ser fornecido com recurso à tecnologia CGNAT, que faz de si um mero peão no que toca ao serviço pelo qual nos PAGA, e impedindo-o de ter acesso a muitos recursos que hoje toma como certos, sendo certo que a NOS nos dá jeito para poupar-mos uns troquitos - não se preocupe, a si continuaremos a cobrar o mais que seja possível.
Foi escolhida essa data para que possa decidir se quer mesmo continuar a dar-nos o seu dinheiro.”

Era dizer algo assim, mas a transparência podia fazer cócegas, e melhor não tentar...

marcolopes
Super User
Super User
March 7, 2024

Bem… depois de uma configuração de PF ao Router, não sei porque razão, o IP reportado ao NO-IP actualizou…

Tudo a funcionar correctamente no Router 5v2 HFC

PF para FTP Server configurado (ATENÇÃO AO BUG!!!)

Porta 21 aberta correctamente

BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF: https://forum.nos.pt/app-nos-net-108/como-configurar-regras-de-port-forward-no-router-em-nosnet-pt-13802?postid=261475#post261475

Mário P.
Gestor da comunidade
March 7, 2024

@nunopicado, as configurações que está a tentar realizar está a ser na NOS Net ou na página de gestão do Router? 

Recordamos que o Router Wi-Fi, as configurações são realizadas ao aceder a http://192.168.1.1

@marcolopes, a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores cabendo à NOS decisão de aplicação ou não.​​​​​​​

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 7, 2024

@nunopicado, as configurações que está a tentar realizar está a ser na NOS Net ou na página de gestão do Router? 

Recordamos que o Router Wi-Fi, as configurações são realizadas ao aceder a http://192.168.1.1

@marcolopes

Eu não estou a tentar realizar configurações nenhumas. Se estivesse , seriam no router, já que a app NOS Net não permite no meu serviço a abertura de portas. As configurações que já estão feitas estavam a trabalhar lindamente até aplicarem o CGNAT.

@nunopicado

@marcolopes, a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores cabendo à NOS decisão de aplicação ou não.

Sem dúvida, terem colocado o CGNAT no meu serviço vai servir para me garantir a máxima qualidade de serviço... Tem é um delay até o fim da fidelização, mas assim que ela acabar, realmente, creio que o meu serviço vai melhorar.