Skip to main content
Header
Jorge C
Super User
Super User
January 21, 2022

IP Address Block Blacklisted

Boa noite!

Após dificuldades em aceder a alguns servidores verifiquei que o motivo está relacionado com o ip address que me foi atribuído, em virtude de estar em várias blocklist como por exemplo a spamhaus.

Não pretendo pagar pelo apoio telefónico para que reiniciem o router e atribuam um ip com boa reputação e por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

72 Comentários

Guimas
Super User
Super User
January 21, 2022

Os moderadores não vão ajudar.

Se queres novo IP ou fazes reset de fábrica e TALVEZ mude de ip. Ou deixas desligado durante a noite inteira. Não há mais soluções nem o apoio técnico muda o ip.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
January 25, 2022

O @Guimas tem razao, deixa o router desligado da corrente elétrica durante a noite, quando o iniciares o router deve ter um novo ip.

Um bem haja

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
January 26, 2022

Tenho o Postfix em casa para enviar emails da minha rede local.

No entanto como o meu IP está blacklisted em vários sítios, como o Spamhaus, não consigo enviar emails para por exemplo *@outlook.com

Como é que posso fazer para ele ser unblacklisted nos sítios onde está blacklisted? Porque é que está blacklisted?

Tentei enviar um par de emails pelo Postfix mas, por isso, não consegui.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
January 26, 2022

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jorge C.

A comunidade prestou boas sugestões de ajuda à sua questão. 

@JD500, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 26, 2022

@João H. Porque é que não é o operador a dizer como fazer isso ou a fazer isso? Porque é que tenho de dar os meus dados pessoais de cada vez que quiser desbloquear o meu IP, e em pelo menos 7 blacklists (sites diferentes)? Tenho de abrir área em todos os Spamhaus’s e similares?

Só tentei enviar uns 2 ou 3 mails para uma conta minha, e nem o primeiro enviado chegou ao destino.

Será que me deram um IP pré-blacklisted?

A @NOS não tem solução? Com um IP empresarial certamente não tinha este problema!

Bruno Aleixo
Super User
Super User
January 27, 2022

Ninguém lhe pediu dados nenhuns @JD500.

Queres renovar IP a melhor forma é desligar o router da corrente pra forçar o renew de ip no servidor de dhcp.

Se queres que te tirem da blacklist tens que falar com quem controla a blacklist. Por exemplo, quando és banido de uma discoteca, tens que falar com o dono da discoteca pra te tirar da black list. A NOS não te vai resolver isso… Mas é trabalho desnecessário porque tens um ip dinamico e não fixo. 

A minha sugestão é seguires o concelho que já demos antes, funciona sempre. 

Um bem haja

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
January 28, 2022

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JD500.

Diga-nos, por favor, se a ajuda da comunidade foi útil a resolver a sua questão.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 30, 2022

@Bruno Aleixo 

Não é bem assim! O meu IP está blacklisted na Spamhaus por PBL (Policy Blacklist): https://www.spamhaus.org/pbl/, como provavelmente todos os IP da @NOS individuais!!!!

Ou seja, só a NOS é responsável peloi IP estar na Blacklist!

Mais, ao procurar o meu IP na Spamhaus tenho também um mensagem referindo os server smtp.netcabo.pt (acesso não autenticado) e smtpa.netcabo.pt (acesso autenticado)! Parece ser uma mensagem antiga, e provavelmente devia ser actualizada.

Como é que acedo aos SMTP servers que referi: smtp.netcabo.pt, smtpa.netcabo.pt!

Obrigado!

Mário P.
Gestor da comunidade
January 30, 2022

Bom dia @JD500
Lamentamos a situação.
Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização.
O IP é atribuído pela NOS, no entanto, a utilização do mesmo é feita pelo utilizador, pelo que sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra.
Siga os seguintes passos:

1. Aceda ao site;
  2. Em “Blocklist Removal” escolha “Blocklist Removal Center”;

3. De seguida, siga os passos indicados no site.

Em alternativa, por favor, entre em contacto a parceria da NOS, em microinformática, 16991. O custo da chamada é de €0,45/min, ligando de rede fixa ou móvel.

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
January 30, 2022

@Mário P. 

Infelizmente o IP que tenho não é fixo. Conforme disse o IP está na PBL da Spamhaus. Mais a mensagem apresentada pelo site deles para o meu IP diz o apresentado nas 2 figuras.

A segunda mensagem fala da política aplicada ao IP pelo proprietário do IP, a NOS. Fala que os mails devem ser enviados através dos servers smtp.netcabo.pt e smtpa.netcabo.pt

Se seguir para a remoção do IP da PBL, tenho o problema de o IP poder mudar a qualquer altura, e voltar a ver o meu (novo) IP bloqueado, e ter dado os meus dados para um IP que já não é meu.

Alguma solução?