Skip to main content
Header
Kilobyte
February 21, 2025

Internet Móvel 4g Lenta

Sou cliente da NOS ha bastante tempo ( infelizmente ), e apesar da pressão para renovar contracto com fidelização, por motivos óbvios ( não é por falta de me ligarem a chatear ) nao quero fidelizar-me com a Nos a não ser que este problema seja REALMENTE resolvido.

Portanto, o que se passa é simples. Idependemente do sinal 4g, das 10/11h da manha ( varia mas este é o intervalo em média ) até as 2/3 da madrugada, apesar de supostamente ter 40mb down, 4 mb up, o upload mantem-se estavel e por vezes até acima do contratado ( 5 mb ou 6 mb por vezes ) seja qual fora a hora do dia, mas, o download durante esse periodo de tempo com sorte anda nos 2mb mas normalmente NEM 1 MB de download.

Antes das dicas do costume ( que começo realmente a ficar farto de ouvir sempre a mesma coisa e de ninguem me ouvir a mim ), ja tomei várias medidas para tentar resolver a situação, e agora que finalmente acabou a fidelizaçao no fim do ano passado, estou livre para mudar de operadora.

O router ja foi mudado 3x ( o problema nao é do router ), utilizei um router 4g desbloqueado para testar e o resultado é o mesmo durante esse periodo (10 as 2 da manha aproximadamente ), o mesmo router com um cartão da concorrencia atinge valores estupidamente mais altos ( 100mb com a vodafone, e o mesmo com 4g da meo ). O sinal do router curiosamente é mais alto com a NOS mas nao se reflecte nem em estabilidade nem em velocidade. Instalei uma antena exterior, mesmo resultado ( melhorou a velocidade da concorrencia em coisa de 20/30mb, com a NOS fora das 2 da manha ás 10 da manha ( em dias bons ) nao tenho mais de 1mb o que é inadmissivel.

Portanto, ninguem me tira da cabeça que o problema é unicamente do lado da NOS, ainda mais porque sempre que ligo para la a reclamar ( depois das teorias do costume de quem atende ) o problema é resolvido temporariamente e passado uns dias volta ao mesmo… abaixo de 1mb.

E o mais engraçado no meio disto tudo, é que com o meu telemovel tambem da NOS, as velocidades nunca baixam tao drasticamente, ou seja net movel fixa abaixo de 1mb e no telemovel com um cartao da mesma rede, raramente baixa dos 40/50mb, o que deu origem á teoria de trocar de router, meter uma antena exterior e nada funciona ate ao momento em que ligo e reclamo, fica bom durante uns dias depois volta ao mesmo.

Agora pergunto eu, porque é que isto acontece, sempre á mesma hora, todos os dias? Antes de acabarem com o sinal 3g, bastava.me mudar para o mesmo e tinha internet estavel ( pings mais altos ) mas estavel a nivel de velocidade de download, hoje em dia o mesmo não é possível como tal passo 90% do dia sem internet em condiçoes, e acabo por ter de usar a do telemovel que tem limites e impede-me de fazer tudo o que necessito sem pagar uma conta astronómica.

51 Comentários

M3ssAutor
Kilobyte
February 26, 2025

Eu gosto de ver como tratam todos como idiotas que nao percebem nada disto. Meu amigo esta como devia estar a esta hora… e o resto do do dia? Vai-me dizer que é da posiçao do router? Falta de cobertura? Problema do user?

A minha localidade é 8375-000, moro dentro da LOCALIDADE. Nao conseguem ver a cobertura assim? Querem saber tambem o meu tipo de sangue para me darem “tanga” do problema nao ser propositamente causado pela má gestao do serviço pela parte da NOS?

Querem que confie em “macacos” treinados os quais o objectivo nem sequer é ajudar o cliente? Eu fiz uma pergunta simples. Contratei 40mbs, raramente os tenho. Porquê?

edit: Speedtest tambem, que é mais preciso.

M3ssAutor
Kilobyte
February 26, 2025

Boa tarde a todos(as),

@M3ss  e ​@Olaf, vocês já desbloquearam a M3SS, mas ainda faltam os 3 dígitos do código postal para concluir esta missão! 🎮🔢

Sem eles, estou a tentar analisar a cobertura com a mesma precisão de quem tenta apanhar Wi-Fi num elevador… ou numa gruta! 📡🐢

Não temam! A solução não está escondida num baú do tesouro, mas sim aqui: 

Códigos Postais de São Bartolomeu de Messines 

Basta partilharem esses três algarismos sagrados e logo vemos se o 4G está a fazer uma sesta épica ou se há mesmo um problema! 😆💨

Obrigado.

Já agora… condescencia e sarcasmo comigo nao pegam muito bem. E já agora, se quer falar comigo como se eu tivesse 10 anos, eu falo consigo igual.

Explicar a esta gente o problema e receber uma resposta minimamente decente e satisfatória é o mesmo que esperar vencer no euromilhoes sem jogar. Não há hipotese disso. Mas nao temam, a solução está escondida no bau da deco e no livro de reclamaçoes. Basta a NOS deixar de contratar mentecaptos arrogantes que sacodem o capote sempre pra cima do cliente e tudo se resolve. Ou Não.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
February 26, 2025

Eu gosto de ver como tratam todos como idiotas que nao percebem nada disto. Meu amigo esta como devia estar a esta hora… e o resto do do dia? Vai-me dizer que é da posiçao do router? Falta de cobertura? Problema do user?

A minha localidade é 8375-000, moro dentro da LOCALIDADE. Nao conseguem ver a cobertura assim? Querem saber tambem o meu tipo de sangue para me darem “tanga” do problema nao ser propositamente causado pela má gestao do serviço pela parte da NOS?

Querem que confie em “macacos” treinados os quais o objectivo nem sequer é ajudar o cliente? Eu fiz uma pergunta simples. Contratei 40mbs, raramente os tenho. Porquê?

edit: Speedtest tambem, que é mais preciso.

Percebes que a cobertura não é a mesma em todos os pontos da mesma localidade, por vezes varia com a distancia de um prédio pra outro, porque o serviço de Internet não vem do espaço, vem de antenas 4g…..

se quisesses realmente ser ajudado, respondias ao que te perguntam em vez de assumires que percebes mais que “os macacos treinados”, porque ao menos esses claramente receberam treino ao contrário de ti, que queres que te ajudem, mas só nos limites que estabeleces para ser ajudado xD 

tipo estás a tentar que te expliquem qual o problema com o teu serviço e nem sequer és capaz de dizer o código postal de onde estás a aceder por causa de teorias da conspiração puxadas da sacola xD tas com medo do que? que te vão bater à porta porque disseste um código postal na net? 

já agora, 30 Mb num serviço 4g está perfeitamente normal para o que é oferecido, se queres mais sugiro que vás ver o que a starlink oferece, pagas 400 de instalação e ficas com serviço de 100bmps que realmente é satélite e não 4g….

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
February 26, 2025

Boa noite ​@M3ss,

O ​@Jorge C e o ​@Bruno Aleixo deram uma boa ajuda.

Para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para ​@Fórum.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
M3ssAutor
Kilobyte
February 28, 2025

“Percebes que a cobertura não é a mesma em todos os pontos da mesma localidade, por vezes varia com a distancia de um prédio pra outro, porque o serviço de Internet não vem do espaço, vem de antenas 4g….. “

Procure lá por 8375-000 sr dr, e veja la o que é, é capaz de lhe dar uma rua dentro da localidade onde moram pessoas. Eu incluido.

“já agora, 30 Mb num serviço 4g está perfeitamente normal para o que é oferecido, se queres mais sugiro que vás ver o que a starlink oferece, pagas 400 de instalação e ficas com serviço de 100bmps que realmente é satélite e não 4g….”

Já vi que o caro amigo nao sabe ler. porque se soubesse via que eu nao me queixo de ter 30mb quando pago 40. Eu queixo-me sim de não ter sequer 1mb durante grande parte do dia (90% do dia ). E se o problema fosse causado pela cobertura, pois o sinal nao ia andar nos 80/85% como anda, e a cobertura não sofre alterações com o horário. Falta de cobertura o problema seria 24h por dia e não como é, que dá praticamente para saber que horas são com base na velocidade da internet.

“ se quisesses realmente ser ajudado, respondias ao que te perguntam em vez de assumires que percebes mais que “os macacos treinados”, porque ao menos esses claramente receberam treino ao contrário de ti, que queres que te ajudem, mas só nos limites que estabeleces para ser ajudado xD “

Caro sr sabe qual é a minha profissão? Um bem haja pra si e pra sua sapiência extraordinaria, deixe estar que já resolvi o problema após DOIS DIAS com 200kbps de net, até foi uma solução muito simples, contrato novinho com a concorrência, 80mbits estaveis até agora ( 3 dias ate agora com internet a funcionar como deve de ser ). Mesmo equipamento, com o cartão do meu contrato actual com a NOS no mesmo periodo do dia 1.2mbit ( ao menos melhorou ). Se tudo correr bem, só falta acabar com o serviço da NOS.

Boa noite ​@M3ss,

O ​@Jorge C e o ​@Bruno Aleixo deram uma boa ajuda.

Para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para ​@Fórum.

Obrigado, 

Uma ajuda indespensável… nada que o google nao ensine a ninguem, perolas de sabedoria e supremo respeito pelos outros, nada condescendente. Agora é só os passos finais, portal da queixa, terminar o contrato e NOS nunca mais. Grato pela enorme ajuda e apoio fornecidos, continuem os srs power users a puxar lustro á NOS, porque já vi que o problema não é a cobertura nem o equipamento, mas mesmo a porcaria de serviço que a empresa fornece.

Jorge C
Super User
Super User
February 28, 2025

Boa noite ​@M3ss

Compreendo a sua insatisfação e lamento que a experiência com o serviço não esteja a corresponder às suas expectativas.

No Fórum NOS, os "power users" são clientes como qualquer outro, sem qualquer ligação à empresa, que partilham conhecimento técnico e experiências para ajudar a comunidade.

A nossa intenção nunca é defender intransigentemente a NOS, mas sim fornecer informações úteis e sugerir possíveis soluções.

Espero que consiga resolver esta situação da melhor forma possível. 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 1, 2025

@M3ss, boa tarde. 

Estamos aqui para ajudar. 
Conforme indicado, querendo, para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para o ​@Fórum.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
M3ssAutor
Kilobyte
March 1, 2025

Boa noite ​@M3ss

Compreendo a sua insatisfação e lamento que a experiência com o serviço não esteja a corresponder às suas expectativas.

No Fórum NOS, os "power users" são clientes como qualquer outro, sem qualquer ligação à empresa, que partilham conhecimento técnico e experiências para ajudar a comunidade.

A nossa intenção nunca é defender intransigentemente a NOS, mas sim fornecer informações úteis e sugerir possíveis soluções.

Obrigado.

Power cromos é o que é, que trabalham de borla para esta cambada de “xulos”.

@M3ss, boa tarde. 

Conforme indicado, querendo, para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para o ​@Fórum.

Obrigado, 

Volto a repetir, não envio qualquer tipo de dados em forums ou mp’s de forums. Não tenho dúvida nenhuma que é estrangulamento do serviço por parte da operadora. Uma situação onde o RSRP anda em media nos 80 e o RSRQ na media dos 11, valores que se mantêm independemente da velocidade da net. Ora se a qualidade do sinal nao sobe nem desce, e, misteriosamente a velocidade passa de 30 mbits para 1 ou menos, será do quê? Mau serviço, má gestão, má empresa, suporte horrivel onde a primeira coisa que oiço sempre é se ja reiniciei o router, ou se tentei mudar o router de sitio, ou se limpei a porcaria das cookies do browser ou se ja reiniciei o computador , ou se tenho a certeza que não está mais nenhum dispositivo a ocupar a largura de banda…  o mais triste é que com valores piores na concorrencia… a oscilaçao da velocidade é minima… era pra ter 100, em media tenho 80… maravilha… estava habituado a supostamente ter 40 e nunca ter sequer 1mbit a horas decentes.

Como é que querem que eu aja de boa vontade com um suporte técnico que recusa ouvir o cliente, e continua a repetir a mesma porcaria? Manter a NOS ate atingir o dia de pagamento da proxima factura, pago a ultima factura e cancelo o serviço, porque já vi que isto não da em nada, poque uma vez mais, ao telefone com um suposto tecnico da NOS, que “vomitou” os procedimentos do costume, fingi fazer o que ele me pediu e engraçado… a net melhorou imediatamente, sem eu ter feito NADA, sem ser ligar a reclamar. Não preciso de mais provas para ver que a NOS é a PIOR operadora do pais. Nunca pensei encontrar alguem pior que a Altice, mas a vida é feita de surpresas.

Jorge C
Super User
Super User
March 1, 2025

Boa noite ​@M3ss

Obrigado.

@M3ss, boa tarde. 

Obrigado, 

Volto a repetir, não envio qualquer tipo de dados em forums ou mp’s de forums. Não tenho dúvida nenhuma que é estrangulamento do serviço por parte da operadora. Uma situação onde o RSRP anda em media nos 80 e o RSRQ na media dos 11, valores que se mantêm independemente da velocidade da net. Ora se a qualidade do sinal nao sobe nem desce, e, misteriosamente a velocidade passa de 30 mbits para 1 ou menos, será do quê? Mau serviço, má gestão, má empresa, suporte horrivel onde a primeira coisa que oiço sempre é se ja reiniciei o router, ou se tentei mudar o router de sitio, ou se limpei a porcaria das cookies do browser ou se ja reiniciei o computador , ou se tenho a certeza que não está mais nenhum dispositivo a ocupar a largura de banda…  o mais triste é que com valores piores na concorrencia… a oscilaçao da velocidade é minima… era pra ter 100, em media tenho 80… maravilha… estava habituado a supostamente ter 40 e nunca ter sequer 1mbit a horas decentes.

Como é que querem que eu aja de boa vontade com um suporte técnico que recusa ouvir o cliente, e continua a repetir a mesma porcaria? Manter a NOS ate atingir o dia de pagamento da proxima factura, pago a ultima factura e cancelo o serviço, porque já vi que isto não da em nada, poque uma vez mais, ao telefone com um suposto tecnico da NOS, que “vomitou” os procedimentos do costume, fingi fazer o que ele me pediu e engraçado… a net melhorou imediatamente, sem eu ter feito NADA, sem ser ligar a reclamar. Não preciso de mais provas para ver que a NOS é a PIOR operadora do pais. Nunca pensei encontrar alguem pior que a Altice, mas a vida é feita de surpresas.

Se trabalhar de borla significa ajudar a comunidade e partilhar conhecimento, então sou um 'power cromo' com muito orgulho! 😄 Mas se descobrir onde se levantam os ordenados, avise-me, que já estou há anos a perder essa oportunidade! 😉 

Agora a sério, entendo a sua frustração e espero que a sua questão seja resolvida rapidamente.

Estamos aqui para ajudar no que pudermos! 

Obrigado. 

M3ssAutor
Kilobyte
March 2, 2025

Boa noite ​@M3ss

Obrigado.

@M3ss, boa tarde. 

Obrigado, 

Se trabalhar de borla significa ajudar a comunidade e partilhar conhecimento, então sou um 'power cromo' com muito orgulho! 😄 Mas se descobrir onde se levantam os ordenados, avise-me, que já estou há anos a perder essa oportunidade! 😉 

Agora a sério, entendo a sua frustração e espero que a sua questão seja resolvida rapidamente.

Estamos aqui para ajudar no que pudermos! 

Obrigado. 

É pena que NOS não partilhe da sua vontade e disponibilidade pra resolver os problemas dos clientes. É triste que as melhores dicas e soluções venham de quem não está vinculado á empresa. Não é culpa de quem lá trabalha mas sim de quem gere a empresa.

Neste momento portátil ligado ao router da NOS 2mbits, desktop ligado á concorrência ( routers lado a lado sem usar a antena externa) 82 mbits… Sinal do router do desktop aproximadamente 70/75%, router da NOS com 80/85% de sinal… os valores não fazem qualquer sentido baseado na qualidade do sinal. 48h apos o contacto com o suporte da NOS volta tudo ao mesmo… ao menos foram 48h a funcionar como era suposto… melhor que nada, mas inaceitavel. No telemóvel com a NOS, pois nao posso comparar, fui idiota ao nao notar que o router obviamente é só 4g e o telemovel está ligado á banda 5g dai ter melhores velocidades. Mudando o telemovel para 4g só, é exactamente a mesma coisa… mesma velocidade que o router...