Skip to main content
Header
Kilobyte
December 9, 2016

Internet lenta

desde do dia que me instalarão o serviço até agora que a internet tem estado miserável, super lenta e ás vezes nem funciona o que interfere muito no dia a dia pois numa casa com 4 elementos que a usam têm as suas ações comprometidas. Já começo a ficar farto disto visto que já não é a primeira vez que acontece e depois ligam com conversas da treta e demoram muito a resolver o problema que depois acaba por voltar. Só vejo as faturas a aumentar e o serviço a diminuir começo a ficar farto deste contrato e desta operadora.

2098 Comentários

Megabyte
November 3, 2018
Mas como tinha dito anteriormente, é estranho com este router não ir além dos 50 e tal, 60 Mbps. Partindo do princípio que este é melhor que o 3.0, e com esse conseguia quase (90 e picos) os 100 Mbps... não deixa de ser estranho. Portanto, aquilo que me dizes é que a ligação tem de ser feita a 1Gbps? É isso? Se a ligação não é feira a 1 Gbps, isso é problema do router? Ou é pelo cabo? É normal virem trocar de equipamento e não darem uma vista de olhos nas velocidades? Se estão corretas ou não? O tipo que veio cá, desligou um e ligou o outro, e ala que se faz tarde.
Kilobyte
November 3, 2018
Boa Tarde,
Hoje liguei para apoio ao cliente da NÓS para tentar resolver o problema de lentidão da internet que dura há muito tempo, segundo o que me disseram é que[b] baixaram a velocidade de internet porque estamos a usar em demasia. Em uma casa de estudantes é a primeiro vez que ouça esta barbaridade.
Agora pergunto se é legal fazerem isto ou estão apenas a gozar com a nossa cara??
marcolopes
Super User
Super User
November 3, 2018
Mas como tinha dito anteriormente, é estranho com este router não ir além dos 50 e tal, 60 Mbps. Partindo do princípio que este é melhor que o 3.0, e com esse conseguia quase (90 e picos) os 100 Mbps... não deixa de ser estranho. Portanto, aquilo que me dizes é que a ligação tem de ser feita a 1Gbps? É isso? Se a ligação não é feira a 1 Gbps, isso é problema do router? Ou é pelo cabo? É normal virem trocar de equipamento e não darem uma vista de olhos nas velocidades? Se estão corretas ou não? O tipo que veio cá, desligou um e ligou o outro, e ala que se faz tarde.

Técnicamente, uma ligação a 100Mbps deveria dar velocidades máximas de 80/90... mas este router é estranho! Eu tinha valores que oscilavam entre os 60 e os 80... como tal.

É normal as velocidades nunca baterem no máximo da ligação estabelecida pelo hardware. Existem dados de controle, perdas, o upload e o download trabalham AO MESMO TEMPO (mesmo quando apenas se faz download - as pessoas pensam que o UPLOAD só é necessário para fazer upload, mas existe informação a ser ENVIADA mesmo quando estamos a fazer download!)

SIM, a ligação FISICA tem de ser bastante superior à velocidade da NET par que a mesma possa ser aproveitada na sua plenitude.

Fico sem saber se esse cabo é CAT 5 ou CAT 5E?, qual é afinal? Está escrito em todos os cabos! Ao longo do cabo existe uma classificação (fabricante, CATEGORIA, etc). Qual é a CAT?

Qual é a velocidade de placa de REDE? É 100Mbps ou 1Gbps?

Gostava de saber para perceber se estás na mesma situação que eu.
Megabyte
November 3, 2018
Este cabo é Cat 5. E a velocidade da placa de rede deve estar limitada a 100 Mbps. É Fast Ethernet: 10/100 Mbps - penso que seja isto.

Não posso exigir mais de 100 devido à limitação do hardware, mas posso exigir quase os 100. Se antes aproximava-se muito dos 100, e com uma router teoricamente inferior, agora não pode haver desculpa. A não ser que este router por ser recente e mais exigente, e o hardware por estar datado, não consiga fazer melhor que isto... é uma possibilidade, mas custa-me a crer.

Uma pergunta: a ligação LAN a ser feita por 100 Mbps poderá ser por limitação da placa de rede, ou não tem nada a ver? Independentemente da placa, tem de aparecer lá uma ligação até 1 Gbps?

A tua situação deve ser diferente da minha. Acredito que tenhas equipamento mais recente.

Aquilo que posso vir a fazer no futuro, e já tinha pensado nisso, é comprar um daqueles adaptadores USB e um cabo superior ao meu e, caso não consiga velocidades superiores a 100, e com um adaptador é garantido que consiga pelo menos os 100 ou até mais (alguns estão preparados para 1 Gbps) - é dar um toque a eles e pedir-lhes que resolvam a situação.

Outra dúvida: o router 3.0 suporta velocidades de download até quanto? 120; 200 ou mais?
marcolopes
Super User
Super User
November 3, 2018
Este cabo é Cat 5. E a velocidade da placa de rede deve estar limitada a 100 Mbps. É Fast Ethernet: 10/100 Mbps - penso que seja isto.

Não posso exigir mais de 100 devido à limitação do hardware, mas posso exigir quase os 100. Se antes aproximava-se muito dos 100, e com uma router teoricamente inferior, agora não pode haver desculpa. A não ser que este router por ser recente e mais exigente, e o hardware por estar datado, não consiga fazer melhor que isto... é uma possibilidade, mas custa-me a crer.

Uma pergunta: a ligação LAN a ser feita por 100 Mbps poderá ser por limitação da placa de rede, ou não tem nada a ver? Independentemente da placa, tem de aparecer lá uma ligação até 1 Gbps?

A tua situação deve ser diferente da minha. Acredito que tenhas equipamento mais recente.

Aquilo que posso vir a fazer no futuro, e já tinha pensado nisso, é comprar um daqueles adaptadores USB e um cabo superior ao meu e, caso não consiga velocidades superiores a 100, e com um adaptador é garantido que consiga pelo menos os 100 ou até mais (alguns estão preparados para 1 Gbps) - é dar um toque a eles e pedir-lhes que resolvam a situação.

Outra dúvida: o router 3.0 suporta velocidades de download até quanto? 120; 200 ou mais?

Vamos então por partes!

1) Primeiro verifica se a tua PLACA de REDE é 100Mbps ou 1Gbps! No windows será algo como My Computer -> Device Manager -> Network Adapters -> Provávelmente REALTEK controller -> Advanced -> Speed & Duplex (nas opções está lá 1Gbps?)

2) Se a placa for de 1Gbps, precisas de um CABO CAT 5E (o cabo CAT 5, mesmo ligado a uma placa de 1Gbps deverá dar apenas 100Mbps)

3) As velocidades nunca são, como expliquei, COLADAS ao máximo teórico!!! O download exige UPLOAD (simultâneamente)... mas 80Mbps de download deverias conseguir no http://www.speedtest.net/

4) Um UPGRADE (caso a placa seja de 100Mbps) seria meteres uma placa de 1Gbps (aconselhável!) mas como é um portátil... bem... sinceramente, deixaria estar as coisas como estão! A velocidade TOTAL será sempre PARTILHADA pela rede, ou seja, se tiveres 2 ou mais equipamentos a efectuar acesso à net, mesmo que ambos estejam limitados à velocidade da wireless / cabo 100Mbps, o ROUTER DARÁ SEMPRE a velocidade contratada... e irá partilhar a mesma pelo acessos da rede!

portanto, este teste é educativo, e serve para ter a certeza que o operador ESTÁ a cumprir com o acordado (ou seja, não estamos a pagar um pacote de 200/20 ou mais, e temos apenas 50/10, por exemplo).

Podes sempre fazer 2 TESTES simultâneos em equipamentos diferentes! (dependendo da ligação usada até pode nem ser suficiente para esgotar os recursos de DOWNLOAD a 200Mbps. Quanto ao UPLOAD, coitado... é tão baixo na NOS que qualquer equipamento - excepto uma wireless muito fraca - terá de obter o valor total de 20Mbps)
Megabyte
November 3, 2018
Como te tinha dito, é uma fast Ethernet, logo é de 100 Mbps. Com este router e sempre por cabo, não vou além dos 40 ou 50... raramente 60. Com o 3.0 nunca abaixo dos 80. Muitas vezes 90 e picos.

Já sinto falta do 3.0. 😛 A nível de wi-fi nunca tive problemas e por cabo conseguia velocidades superiores... Este continua longe de me convencer.
marcolopes
Super User
Super User
November 4, 2018
Como te tinha dito, é uma fast Ethernet, logo é de 100 Mbps. Com este router e sempre por cabo, não vou além dos 40 ou 50... raramente 60. Com o 3.0 nunca abaixo dos 80. Muitas vezes 90 e picos.

Já sinto falta do 3.0. 😛 A nível de wi-fi nunca tive problemas e por cabo conseguia velocidades superiores... Este continua longe de me convencer.

O router 4 está longe de ser perfeito... também preferia o router 3... mas pior do que o Router 4 é a vergonhosa velocidade de UPLOAD da NOS... isso é que é!
Megabyte
November 4, 2018
Ya. Tens razão. Tomem lá 10 ou 20, quando a concorrência te dá pelo menos 100. E eles (nos) continuam convencidos que as pessoas não ligam ou não querem saber de upload para nada. Em conversa com alguém da nos, via telefone, na altura que renegociava, foi-me dito que ninguém queria saber de upload para nada... LOL Nem noção das coisas parecem ter. Eu não resisti e comecei a rir... não tenho por hábito ter este tipo de comportamento, fazer troça de ninguém, até porque falávamos tranquilamente, mas quando me foi dito aquilo, não resisti e comecei a rir. Os tempos mudaram, o upload hoje é de grande importância. Ainda hoje penso naquilo: como é que é possível dizer-se aquilo - e por alguém que parece estar dentro do assunto... ao mesmo tempo ajuda um pouco a perceber o porquê das velocidades de upload serem tão baixas. Há menos em Nos. 😳
Kilobyte
November 4, 2018
A NOS é a pior operadora de internet que eu conheço.
marcolopes
Super User
Super User
November 4, 2018
Ya. Tens razão. Tomem lá 10 ou 20, quando a concorrência te dá pelo menos 100. E eles (nos) continuam convencidos que as pessoas não ligam ou não querem saber de upload para nada. Em conversa com alguém da nos, via telefone, na altura que renegociava, foi-me dito que ninguém queria saber de upload para nada... LOL Nem noção das coisas parecem ter. Eu não resisti e comecei a rir... não tenho por hábito ter este tipo de comportamento, fazer troça de ninguém, até porque falávamos tranquilamente, mas quando me foi dito aquilo, não resisti e comecei a rir. Os tempos mudaram, o upload hoje é de grande importância. Ainda hoje penso naquilo: como é que é possível dizer-se aquilo - e por alguém que parece estar dentro do assunto... ao mesmo tempo ajuda um pouco a perceber o porquê das velocidades de upload serem tão baixas. Há menos em Nos. :$

Técnica comercial! Apenas isso. Menorizar os defeitos, enaltecer as qualidades!

Se NINGUÉM dá importância ao UPLOAD, porque é que a NOS o ESCONDE??? NOS - Ausência de informação detalhada nos tarifários de internet prejudica o consumidor!

E porque é que está a fazer UPGRADES em determinadas zonas?? (não podia deixar os clientes com 10Mbps??) NOS - A discriminação de clientes no que toca a velocidades de upload!