Skip to main content
Header
Kilobyte
February 14, 2025
Respondido

Internet 10GB e equipamento

Boa tarde!

Eu tenho uma Motherboard só com uma PCIe 16x que é a da Gráfica.

Quais são as possibilidades de ligar o meu PC ao router de 10GB da NOS e ter a velocidade máxima no meu PC?

Agradecia a resposta a essa dúvida porque não sei quais são realmente os equipamentos necessários.

Obrigado.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

pra isso precisas de uma placa de rede que seja capaz dessas velocidades: 

https://www.pcdiga.com/redes-e-comunicacoes/placas-e-adaptadores-de-rede/placas-de-rede-pcie/placa-de-rede-tp-link-tx401-pci-express-10-gigabit-tx401-6935364072827

10gbps de velocidade pra um server ainda compreendia, mas porque é que queres essa velocidade num pc? nunca vais usar nem um terço disso…

um bem haja 

21 Comentários

Bruno Aleixo
    Super User
    Bruno AleixoSuper UserResposta
    Super User
    February 14, 2025

pra isso precisas de uma placa de rede que seja capaz dessas velocidades: 

https://www.pcdiga.com/redes-e-comunicacoes/placas-e-adaptadores-de-rede/placas-de-rede-pcie/placa-de-rede-tp-link-tx401-pci-express-10-gigabit-tx401-6935364072827

10gbps de velocidade pra um server ainda compreendia, mas porque é que queres essa velocidade num pc? nunca vais usar nem um terço disso…

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
    SteaxAutor
    Kilobyte
    February 14, 2025

Sim é verdade. Deixei de fazer Livestreams e uploads de videos. Agora faço esporadicamente downloads de jogos, o que já não é a mesma coisa.

Já contactei o Apoio ao cliente e devido às caracteristicas da minha Motherboard cheguei à conclusão que terei de comprar uma com mais de um “slot” PCIe 16x.

Penso que sempre há a possibilidade de ter wifi por usb, mas não deve passar dos 5GB de velocidade.

Vou esperar mais um tempo até ver, mas é pena 😁

Obs: Vi o link e a hipotese é tentadora, mas vou pensar bem. Obrigado pela resposta.

Guimas
    Super User
    Super User
    February 14, 2025

Acho que não tem a ver com o tal slot que  falas. Simplesmente a placa de rede tem que ser de 10gb. A maioria é apenas gigabit ou seja 1gb.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    February 15, 2025

Boa tarde, ​@Steax 

A comunidade deu uma boa ajuda. 
    Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    March 20, 2025

Porque cliente com este tarifário 10G não tem direito 5G+?

no seu pacote 

MiPortugaPC
    Jorge C
    Super User
    Super User
    March 20, 2025

Boa tarde ​@MiPortugaPC

O serviço Fibra 10Gbps é de internet fixa e o 5G+ é um serviço móvel. 

No entanto poderá tentar renegociar e associar os serviços ao seu contrato. 

Upgrade de Serviços de TV, NET, Móvel | NOS 

Obrigado.

Megabyte
    March 20, 2025

Mas tens certeza?

MiPortugaPC
    João H.
    Gestor da comunidade
    March 20, 2025

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@Jorge C.

O 5G+ está disponível nos seguintes tarifários residênciais:

Saiba mais sobre o 5G+ através do nosso artigo:

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    March 20, 2025

Tenho nos 4 10G tenho acesso 5G+?

MiPortugaPC
    Jorge C
    Super User
    Super User
    March 21, 2025

Boa noite ​@MiPortugaPC

Parece confusão entre a internet fixa de 10Gbps e os tarifários móveis com 10Gb de dados. 

Os tarifários que tem acesso ao 5G+ foram enunciados anteriormente. 

Obrigado.