Skip to main content
Header
Megabyte
February 5, 2021
Respondido

Impossível usar Skype for Business ou Microsoft Teams via VPN

Bom dia,

Este tópico não é novo, trabalho no Suporte Informático duma grande multinacional e todos os clientes da Internet fixa da NOS parecem sofrer do mesmo problema: quando se tentam ligar pela VPN convencional fornecida pela empresa e que tem limites de largura de banda muito superiores, não se consegue ligar nem por Skype for Business nem por Teams, ou se consegue passados uns segundos desligam-se e voltam a tentar ligar. A empresa fornece uma ligação VPN que tem a indicação “TCP/IP Only” e tem um limite de largura de banda de 400kbps mas é a única forma de nos conseguirmos ligar. Diria que a configuração do router parece bloquear alguma ligação UDP necessária.

Como isto tem afectado todos os utilizadores que temos em Home Office, questiono se há forma de corrigir o problema no geral, visto Skype for Business e Teams serem ferramentas essenciais na colaboração hoje em dia.

Obrigado.

Melhor resposta por joao.amaro

Bom Dia

O problema parece estar identificado.
    Esta relacionado com os chipset usado.
    Os Intel PUma 6 e Puma 7 são conhecidos por terem problemas de latência e jitter.

Quem usa estes routers para jogos online, ou video chamadas, vai sofrer destes problemas.

colocar a porta 4 do router em bridge, ajuda a mitigar o problema, mas nao o resolve.

O CPU rapidamente fica "ocupado" e começa a não processar pedidos, o que faz com que exista muita perda de pacotes.

O problema não terá solução rápida, ou sequer solução. A nos está refém do que a Hitron fizer, e até que libertem novos drivers, nada resolverá.

A minha sugestão, a quem tem este router, é que peça/EXIGA, que troquem pelo giga router V1.

Esse router é um Askey com chipset da broadcom. Os broadcom não têm este problema.

https://www.badmodems.com/Issue3.htm

Obrigado

49 Comentários

Inês B.
    Moderador
    March 12, 2021

Olá @joao.amaro,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    joao.amaroResposta
    Kilobyte
    March 12, 2021

Bom Dia

Os Intel PUma 6 e Puma 7 são conhecidos por terem problemas de latência e jitter.

Quem usa estes routers para jogos online, ou video chamadas, vai sofrer destes problemas.

colocar a porta 4 do router em bridge, ajuda a mitigar o problema, mas nao o resolve.

O CPU rapidamente fica "ocupado" e começa a não processar pedidos, o que faz com que exista muita perda de pacotes.

O problema não terá solução rápida, ou sequer solução. A nos está refém do que a Hitron fizer, e até que libertem novos drivers, nada resolverá.

A minha sugestão, a quem tem este router, é que peça/EXIGA, que troquem pelo giga router V1.

Esse router é um Askey com chipset da broadcom. Os broadcom não têm este problema.

Obrigado

Megabyte
    March 12, 2021

Bom Dia

Obrigado

Creio que isso explica então todo o problema. Provavelmente mais do que conhecido pela NOS que nos tem feito perder tempo com ticket atrás de ticket sobre algo que não tem solução a não ser a troca do router. Ainda aguardo por uma solução, realmente a parte Skype for Business é a pior coisa, mas isto explica porque um stream de rádio no Google Assistant não permanece por muito tempo a funcionar.

Obrigado.

CP001
    March 12, 2021

Temos de tentar fazer chegar esse assunto à NOS. Da minha parte vou reportar. 

Kilobyte
    March 12, 2021

Temos de tentar fazer chegar esse assunto à NOS. Da minha parte vou reportar. 

Eles já sabem ….

O que vão fazer ? Nada …. Se te queixares pode ser que substituam o V2 pelo V1.

Quem não se queixar, vai continuar assim …. 

Megabyte
    March 15, 2021

No passado Sábado a NOS enviou o técnico para proceder à troca do router pelo V1 e os problemas ficaram resolvidos. Até a impossibilidade de estar horas a ouvir rádio por stream no Google Home ficou resolvido. Obrigado desde já pelo apoio, vou dar o meu caso como resolvido.

Ana P.
    Moderador
    March 15, 2021

Olá @PauloFreire

Agradecemos o seu feedback. Ficamos contentes pelas suas dificuldades se encontrarem resolvidas. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    March 18, 2021

Boa tarde,

Tenho exatamente o mesmo problema e estou neste momento a tentar o “downgrading” to router.

João H.
    Gestor da comunidade
    March 18, 2021

Olá @Mephes ,

Bem vindo ao Fórum NOS,

Lamentamos que esteja a sofrer constrangimentos com o router instalado.

Sendo que está em processo de troca de router, ficaremos a aguardar o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    March 21, 2021

Bom Dia

O meu router V2 foi trocado pelo V1.

Problemas de VPN, Skype e Teams ficaram automaticamente resolvidos. 

Pelo menos ja se consegue trabalhar desde casa.

Unico senão, os 100MB/s prometidos de upload, dificilmente passam dos 20MB/s

O melhor que ja tive foi 48MB/s, a um domingo de manhã.

Em horario de trabalho, a média está nos 15MB/s.

O problema parece ser na infra-estrutura da NOS, continuo a aguardar feedback da equipa de exteriores.

Bom fim de semana