Skip to main content
Header
Megabyte
April 18, 2024

Hotspot NOS 4G simplesmente não é fiável

Escrevo este tópico graças ao 4G do meu telemóvel, pois com o hotspot da NOS é impossível obter uma conexão estável o bastante para abrir qualquer página web.

Resido em uma região em que ainda não há fibra (CP 2425-458) e na qual, segundo informações dos moradores, o satélite não é fiável. Assim, foi-me aconselhado adquirir um tarifário hotspot 4G na NOS. 

Assim, no dia 16/04/24 fui à loja NOS e adquiri o aparelho Kanguru 4G e o cartão SIM com o contrato de um ano. Porém, em nenhum momento a rede funcionou como deveria: a internet é desconectada a cada poucos minutos (fato constatado no PC, em diferentes telemóveis e num iPad) e, quando funciona, a conexão é extremamente lenta (uma ferramenta da internet mediu-lhe a velocidade de 60 kbps - sim, kbps, e não mbps!!!

Trabalho em casa e dependo da internet para isso - preciso de uma conexão fiável, estável e rápida. O hotspot da NOS não proporciona nenhuma dessas coisas. Tenho sido obrigada a trabalhar redirecionando o 4G do meu telemóvel. 

Gostaria de saber se há alguma solução viável ou se, na falta disso, é possível desfazer o contrato e devolver o aparelho sem custos, para que eu possa encontrar outra solução. Obrigada.

74 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
May 18, 2024

Boa tarde, @JULIAV
Não temos conhecimento de que existam dificuldades com o tarifário atualmente comercializado, pelo que para podermos ajudar, e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos confirme o código postal da localidade em questão. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
May 19, 2024

Aqui a situação continua na mesma. Hoje está impossível de trabalhar, e nem estou fazendo uma utilização pesada da internet (apenas pesquisas no Google). Só pra fazer o teste de velocidade demorou mais de 5 minutos, pois não havia sinal o suficiente para carregar a página 💀
Fui contactada pela NOS há alguns dias, mas obviamente no momento em que ligaram o sinal estava forte e “não foi possível” fazer nada. Só nos resta rezar para que Santa Fibra nos socorra…
(em tempo: hoje está sol, com pouco vento. Não há sequer a desculpa do mau tempo)

Bom dia, aqui está igual, costuma ser sempre entre as 16h e as 22h. Já liguei para o apoio ao cliente e querem contactar para despistagem. Que despistagem se o pc e o telemovel funcionam lindamente com outra ligação e fora das horas indicadas funcionam sem problemas com o hotspot? O problema é do lado da NOS que não garante uma velocidade decente ao cliente.

Kilobyte
May 19, 2024

Boa tarde, @JULIAV
Não temos conhecimento de que existam dificuldades com o tarifário atualmente comercializado, pelo que para podermos ajudar, e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos confirme o código postal da localidade em questão. 

Obrigado, 

Bom dia, resposta típica de um serviço de apoio ao cliente, o qual conheço muito bem pois trabalhei 8 anos na área. A dificuldade é sempre do lado do cliente, só reconhecem que é do serviço prestado em última instância. É melhor mudarem de FUAS.

Kilobyte
May 19, 2024

Boa tarde, tenho o mesmo problema desde há vários dias e sempre entre as 17h e 22h. O router pura e simplesmente obtém velocidades miseráveis que me recordam quase um 56k pois nem uma página consigo abrir. 

O problema é do vosso lado, uma pessoa paga e depois tem de usar o telemóvel como hotspot.

Boa tarde @GSLynn,

Lamento a situação mas a resposta oficial à sua exposição deverá ser algo similar ao seguinte:

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3). De forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço, a NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4). 

Obrigado

A velocidade mínima alcançada pelo router no período que indiquei não permite abrir sequer uma página, não me passem atestados de estupidez que ainda nem iptv havia, nem fibra já eu facultava suporte técnico. Essa resposta pode ser muito boa para um leigo, não para mim. Ou resolvem a situação o a mesma será exposta à Anacom.

JULIAVAutor
Megabyte
May 19, 2024

Boa tarde, @JULIAV

Obrigado, 

Meu código postal foi dado na primeira mensagem desta thread.

JULIAVAutor
Megabyte
May 19, 2024

Aqui a situação continua na mesma. Hoje está impossível de trabalhar, e nem estou fazendo uma utilização pesada da internet (apenas pesquisas no Google). Só pra fazer o teste de velocidade demorou mais de 5 minutos, pois não havia sinal o suficiente para carregar a página 💀
Fui contactada pela NOS há alguns dias, mas obviamente no momento em que ligaram o sinal estava forte e “não foi possível” fazer nada. Só nos resta rezar para que Santa Fibra nos socorra…
(em tempo: hoje está sol, com pouco vento. Não há sequer a desculpa do mau tempo)

Bom dia, aqui está igual, costuma ser sempre entre as 16h e as 22h. Já liguei para o apoio ao cliente e querem contactar para despistagem. Que despistagem se o pc e o telemovel funcionam lindamente com outra ligação e fora das horas indicadas funcionam sem problemas com o hotspot? O problema é do lado da NOS que não garante uma velocidade decente ao cliente.

Aqui por sorte é menos comum, mas acontece em momentos totalmente aleatórios e já fez-me perder ligações por vídeo com clientes, uma consulta médica por vídeo e mais de uma aula online - para não falar dos atrasos no trabalho, pois dependo inteiramente da internet. E a resposta da NOS sempre é “aqui está tudo normal”. 

Mário P.
Gestor da comunidade
May 19, 2024

@JULIAV, lamentamos o lapso. 

Voltámos a confirmar e, de momento, não detectámos dificuldades com a cobertura 3G ou 4G da localidade que refere. Deste modo, para podermos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de internet móvel e o número de contribuinte para o perfil @Fórum
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Jorge C
Super User
Super User
May 19, 2024

A velocidade mínima alcançada pelo router no período que indiquei não permite abrir sequer uma página, não me passem atestados de estupidez que ainda nem iptv havia, nem fibra já eu facultava suporte técnico. Essa resposta pode ser muito boa para um leigo, não para mim. Ou resolvem a situação o a mesma será exposta à Anacom.

Boa tarde @GSLynn,

Penso que não entendeu, a minha intenção é ajudá-lo a entender quais são as respostas oficiais.

Existe a informação oficial aqui que sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

No entanto a empresa também afirma que poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4).

Espero ter ajudado.

Obrigado

Megabyte
May 21, 2024

Boa tarde @GSLynn,

Penso que não entendeu, a minha intenção é ajudá-lo a entender quais são as respostas oficiais.

Existe a informação oficial aqui que sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

No entanto a empresa também afirma que poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4).

Espero ter ajudado.

Obrigado

Bom dia, 

Penso que quem não entendeu foi o Sr. Eu sei perfeitamente o que estou a dizer pois trabalhei 8 anos na área e utilizo a internet desde o tempo em que se chamava BITNET. Acha que restringir a velocidade e obter velocidades como as da imagem abaixo tem justificação? O cliente paga e nem 1 mega tem e sempre no período 17h-22h, o resto do dia está-se bem! Acha que tem justificativa? Ontem disseram-me que era do modem, hoje o mesmo modem está com velocidades normais, mas logo as 17h lá se vai o serviço. O vosso problema é que acham que todos andamos a comer gelados com a testa, raciocínio lógico é preciso.

Megabyte
May 21, 2024

Boa tarde @GSLynn,

Espero ter ajudado.

Obrigado

Bom dia, 

Penso que quem não entendeu foi o Sr. Eu sei perfeitamente o que estou a dizer pois trabalhei 8 anos na área e utilizo a internet desde o tempo em que se chamava BITNET. Acha que restringir a velocidade e obter velocidades como as da imagem abaixo tem justificação? O cliente paga e nem 1 mega tem e sempre no período 17h-22h, o resto do dia está-se bem! Acha que tem justificativa? Ontem disseram-me que era do modem, hoje o mesmo modem está com velocidades normais, mas logo as 17h lá se vai o serviço. O vosso problema é que acham que todos andamos a comer gelados com a testa, raciocínio lógico é preciso.

O mesmo equipamento fora do horário indicado (é obvio que a dificuldade reside no modem, o mesmo depois das 17h resolve entregar a alma ao criador, mas ao contrário de Jesus Cristo o equipamento ressuscita depois das 22h). poupem-me 

Entretanto a reclamação junto da Anacom já foi feita.