Skip to main content
Header
Megabyte
September 15, 2023
Respondido

Homeassistant router banda larga Kanguru

• September 15, 2023
  • 34 comentários
  • 476 visualizações

Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

Melhor resposta por CP001

Boa tarde,

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

34 Comentários

João H.
    Gestor da comunidade
    November 17, 2023

Bom dia, @Duarte N.

Agradecemos a sua mensagem e partilha. O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem mais questões, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    November 17, 2023

Bom dia.

À 5º tentativa  para o 16990 apanhei um excelente assistente que sabia dos ips e CGNAT etc...e  me recomendou que telefonasse novamente no dia seguinte até as 20h e pedisse para ligarem à linha tenica especializada. Neste departamento são muitos prestaveis e entendiam do perfil 151 e do ip publico  no 4 G etc....

Pouco depois recebi uma mensagem: O seu pedido ficou registado com o numero INxxxxxxxxxx e sera resolvido ate ao dia 20/nov. Acompanhe o estado na Area de Cliente ou App NOS, em nos.pt/pedidos. Mais info ligue 16100.

Muito obrigado a todos pela disponibilidade  e informações. .

CP001, João H. , Duarte N , Guimas  .

SamCaro

Kilobyte
    November 17, 2023

Ainda é possível obter IP público numa ligação de internet móvel?

Eu tinha isso a funcionar ha uns anos para uma solução CCTV. Entretanto passei para um sistema cloud e deixar de precisar aceder directamente ao meu router. 

Como é de perceber, agora estava a voltar a uma solução na qual necessitava de aceder directamente  ao router (para estabelecer uma ligação VPN) mas pare que estou a chocar com o problema de partilha de IP.

Ainda há maneira de obter um IP público que me permita ter acesso a portas que preciso?

CP001
    November 17, 2023

Boa noite, 

Confirmo que é possível. Está a ser discutido aqui

Pode, contudo, não ser possível o acesso ao 5G caso ative o IP Público...

Kilobyte
    November 17, 2023

Obg. Vou seguir la.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    November 18, 2023

Boa tarde a  todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo sugerido pelo @CP001, e bem. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    November 20, 2023

Bom dia.

Já tenho o meu ip publico no 4G!

O segredo é ver este posts e saber do ip publico e privado e CGNAT etc...

Tentar algumas vezes até chegar ao apoio tecnico especializado da NOS.
    Em todo este processo não precisamos da PCmedic.

Penso que talvez poucos clientes peçam ou necessitem do ip publico no 4G e por isso a linha tecnica normal da NOS não é suficiente.

Muito obrigado e um abraço para todos.

SamCaro

João H.
    Gestor da comunidade
    November 20, 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @SamCaro,

O seu testemunho é importante para nós. Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    November 27, 2023

Bom dia.

Já tenho o meu ip publico no 4G!

O segredo é ver este posts e saber do ip publico e privado e CGNAT etc...

Tentar algumas vezes até chegar ao apoio tecnico especializado da NOS.
    Em todo este processo não precisamos da PCmedic.

Penso que talvez poucos clientes peçam ou necessitem do ip publico no 4G e por isso a linha tecnica normal da NOS não é suficiente.

Muito obrigado e um abraço para todos.

SamCaro

Boa Tarde, 

Tem alguma palavra mágica, ou frase encantada para conseguir passar até ao apoio técnico capaz de fazer as alterações necessárias (o famoso profil 151) ?

Eu já vou na quinta chamada para o suporte na linha 16990 e até agora só consegui perder tempo. Ninguém sabe do que estou a falar e não consigo avançar… Houve mesmo uma senhora (Fernanda) que explicou muito bem que o IP púlico da internet móvel não tem nada a ver com a NOS ??!!! Deve ser o pai natal que o atribui :/

João H.
    Gestor da comunidade
    November 27, 2023

Boa tarde @SergioBarbosa,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de Cliente NOS;
    • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado