Skip to main content
Header
Megabyte
September 15, 2023
Respondido

Homeassistant router banda larga Kanguru

• September 15, 2023
  • 34 comentários
  • 476 visualizações

Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

Melhor resposta por CP001

Boa tarde,

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

34 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    September 15, 2023

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Megabyte
    September 15, 2023

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Guimas
    Super User
    Super User
    September 15, 2023

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

João H.
    Gestor da comunidade
    September 15, 2023

Boa tarde @Duarte N,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
    Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    September 15, 2023

Boa tarde @Duarte N,

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O  @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.

Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.

Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?

Megabyte
    September 15, 2023

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

@Guimas o que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Guimas
    Super User
    Super User
    September 15, 2023

@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar

Megabyte
    September 15, 2023

@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar

Obrigado @Guimas , não fazes ideia e eles certamente que também não.

Parece que vou ficar sem resposta,

Bruno Aleixo
    Super User
    Super User
    September 18, 2023

Boa tarde @Duarte N,

O  @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.

Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?

Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD 

pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.

Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados…. 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
    Megabyte
    September 18, 2023

Boa tarde @Duarte N,

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD 

pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.

Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados…. 

um bem haja 

Olá João H.

Obrigado pelo esclarecimento.

A questão de se usar um Router NOS “limitado” ou um Router topo de gama aqui é igual, pois a NOS no acesso banda larga coloca um endereço CGNAT da gama 100.64. 1.1 a 100.127. 254.254 na porta externa do router (porta WAN GSM). Isto significa que um IP público é partilhado por todos os routers que estiverem assignados ao endereçamento CGNAT de um segmento de rede.

Assim a única forma de fazer uma comunicação de um IP publico (Internet) para o router é fazer o que se chama de mapeamento de portas e isso é feito no Router/Firewall em que o CGNAT é configurado.

Melhores cumprimentos.