Skip to main content
Header
Megabyte
September 15, 2023
Respondido

Homeassistant router banda larga Kanguru

• September 15, 2023
  • 34 comentários
  • 476 visualizações

Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

Melhor resposta por CP001

Boa tarde,

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

34 Comentários

CP001
    CP001Resposta
    September 19, 2023

Boa tarde,

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

Megabyte
    September 19, 2023

Boa tarde,

Boa tarde,

Boa noite,

CP001 muito obrigado pela informação.

Vou verificar com a linha técnica.

Bem haja.

João H.
    Gestor da comunidade
    September 20, 2023

Bom dia,

Agradecemos a sua partilha sobre este tema @CP001.

Partilhe o seu testemunho com a comunidade @Duarte N. A sua partilha poderá ajudar outros utilizadores.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    September 20, 2023

Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

@Guimas a “Melhor Resposta” foi a do @CP001.

Kilobyte
    November 15, 2023

Boa noite.

Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.

Não posso utilizar o DDNS.

Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …

Telefonei para  NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…

Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.

Muito grato e cumprimentos.

SamCaro

Guimas
    Super User
    Super User
    November 15, 2023

A nos recomenda a pcmedic mesmo

CP001
    November 16, 2023

Boa noite.

Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …

Telefonei para  NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…

Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.

SamCaro

Bom dia, 

Sugiro que peça ao assistente técnico para reportar o assunto internamente. Desconheço se o perfil 151 ainda é uma possibilidade ao fim dos dois anos que passaram. Foi há dois anos que a NOS resolveu retirar o IP público na rede móvel

João H.
    Gestor da comunidade
    November 16, 2023

Boa tarde, @SamCaro 

O @Guimas  e o @CP001 deram boas dicas. Pedimos, por favor, que fale com os serviços técnicos e nos dê feedback se ficou resolvido. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    November 16, 2023

Boa noite.

SamCaro

Boa noite.

A PCmedic não faz configurações de Routers.

Eu, após ligar uma das vezes para o 16990 (não me recordo é a sequência no IVR - Sistema de Atendimento) acertei no departamento.
    Estas foram as tentativas que fiz com vários menus e já em desespero por não entenderem ao que me referia:

Megabyte
    November 16, 2023

Só mais uma importante  nota.

Quando consegui falar com a pessoa que entendeu o que eu pretendia o atendimento foi de excelência profissional, pois após ser feita a configuração no sistema da NOS o router obteve o IP Público e ainda recebi uma SMS que dizia:
    “NOS: Se precisar de ajuda com o seu servico responda gratis a esta SMS com a palavra APOIO de 2a a 6a das 10 as 22h. Valido por 30 dias. Obrigado”

Chegando aos técnicos, eles são excepcionais e o serviço até nos dá apoio gratuito durante 30 dias.

Pena foi ter apanhado um “stress” danado com  o atendimento.