Skip to main content
Header
Pergunta

Giga Router em modo bridge não faz port forwarding?

Olá boa tarde a todos. Aqui há uns tempos tive em minha casa instalado, depois de uma renegociação de contrato, o Giga Router 5.0. Tenho de reconhecer que as velocidades de wi fi são excelentes, mas, é praticamente tudo de bom que tenho a dizer sobre ele…

A interface de configuração local é inexistente, algo terrível, e a interface “a minha net Nos” é francamente intragável. Não tem funções avançadas nenhumas de jeito. O router 3.0 era muito melhor do que este neste aspeto. Para colmatar esta falha, comprei um segundo router e pus o da NOS a fazer bridge para ele. Tudo bem até ai. Mas não tardou muito a virem os problemas. O router não consegue fazer reencaminhamento de portas! Eu dou a ordem, mas a porta externamente continua fechada! Tentei com vários serviços (HTTP, HTTPS, SMTP, Telnet, SSH…) e a coisa é sempre a mesma.

Como faço?

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

10 Comentários

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 26 de setembro de 2020

Uma desilusão completa,

O interface de configuração do router não permite configurar correctamente o redireccionamento de portas (UDP/TCP), a pcmedic não consegue resolver, o problema é mesmo do router/interface.

O melhor que consegui foi ter a porta aberta, mas não consigo ligação, o suporte técnico não percebe nada do assunto e redirecciona para a PC-medic, não fica claro se a configuração efectuada é refletida no router de imediato, tudo leva a crer que não.

Atenção que com o router anterior tudo funcionava sem problemas e sem PC-Medic.

Como infelizmente não consigo comunicar com ninguém do suporte, são apenas actores a seguir um guião, com pouco conteúdo.

É uma estratégia difícil de entender, aumentar a velocidade e baixar a segurança dos clientes.

Sou apenas mais um futuro ex-cliente NOS

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30389 comentários
  • 1 de outubro de 2021

Boa tarde @GuilhermeXP,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Está a fazer a configuração através do router NOS ou do segundo router? 

Ao fazer ping a porta que abriu, não obtém resposta? Diga-nos, por favor, qual o modelo do seu router, poderá confirmar aqui.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de outubro de 2021
João H. escreveu:

Boa tarde @GuilhermeXP,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Está a fazer a configuração através do router NOS ou do segundo router? 

Ao fazer ping a porta que abriu, não obtém resposta? Diga-nos, por favor, qual o modelo do seu router, poderá confirmar aqui.

Obrigado

Exatamente o segundo no post!

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2324 comentários
  • 1 de outubro de 2021

Viva!  Tentou desligar a firewall do router? Pode ser que seja a firewall a bloquear as portas. 

Apesar de não as conseguir pingar, quando volta a config elas ainda estão lá configuradas, ou foram removidas automaticamente? 

Um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de outubro de 2021
Bruno Aleixo escreveu:

Viva!  Tentou desligar a firewall do router? Pode ser que seja a firewall a bloquear as portas. 

Apesar de não as conseguir pingar, quando volta a config elas ainda estão lá configuradas, ou foram removidas automaticamente? 

Um bem haja 

Olá viva! Já tentei desligar a firewall, e o resultado continua o mesmo! As regras de encaminhamento mantém -se. O mais engraçado é que o router da NOS, se se fizer o encaminhamento de portas nele, ele trabalha bem. Mas agora que fiz bridge com o segundo, esse segundo (que é um Asus dos baratinhos, mas com o firmware do mais recente) ao abrir a porta, fazendo o ping não vai lá ter.

A única coisa que me vem à cabeça é que será um defeito do modo bridge do router nos?

Fazer o port forwarding no da NOS não da porqu

e o IP externo do bridge é diferente.

Só se puser o segundo router a trabalhar como AP, e o da NOS como router, mas isso meio que invalida o motivo de eu o ter comprado:)

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de outubro de 2021

Atualização!

Já consegui resolver parte do problema! Eu desliguei e voltei a ligar os equipamentos, fiz reset, e agora o port forwarding funciona em ambos os routers! (no da NOS já funcionava, mas agora também funciona no segundo)

Uma das coisas que pode ter causado o problema foi eu não ter o servidor ativo quando fiz o port scan…

Este router parece ter uma espécie de port trigger, que só a ativa quando o servidor com o IP interno definido na regra de encaminhamento está ativo.

No entanto, as portas de FTP, SSH e Telnet não abrem em circunstância alguma! Já desativei as firewall, mas o problema mantém-se.

Pelo menos já tenho as principais a funcionar, mas o FTP e o SSH podem até vir a dar jeito.

Mais alguém notou algum problema nestas portas? Será que a NOS as bloqueia como medida de segurança?

Desde já muito obrigado ao Bruno Aleixo e João H.!

oTonyStark
Forum|alt.badge.img
  • Kilobyte
  • 1939 comentários
  • 4 de outubro de 2021

Olá! Qual é a versão do seu router?

• Kilobyte
  • 6 comentários
  • 28 de novembro de 2021
GuilhermeXP escreveu:

Olá boa tarde a todos. Aqui há uns tempos tive em minha casa instalado, depois de uma renegociação de contrato, o Giga Router 5.0. Tenho de reconhecer que as velocidades de wi fi são excelentes, mas, é praticamente tudo de bom que tenho a dizer sobre ele…

A interface de configuração local é inexistente, algo terrível, e a interface “a minha net Nos” é francamente intragável. Não tem funções avançadas nenhumas de jeito. O router 3.0 era muito melhor do que este neste aspeto. Para colmatar esta falha, comprei um segundo router e pus o da NOS a fazer bridge para ele. Tudo bem até ai. Mas não tardou muito a virem os problemas. O router não consegue fazer reencaminhamento de portas! Eu dou a ordem, mas a porta externamente continua fechada! Tentei com vários serviços (HTTP, HTTPS, SMTP, Telnet, SSH…) e a coisa é sempre a mesma.

Como faço?

Recentemente no meu GigaRouter 5 , descobri que encaminhamento de portas só funciona em IP’s  que estejam definidos dentro do intervalo DHCP.  abro o intervalo on inclui o IP estatico que pretendo , estabeleço o encaminhamento e depois fecho novamente o intervalo DHCP para o pretendido...espero que ajude...

• Kilobyte
  • 6 comentários
  • 28 de novembro de 2021
João Carodoso escreveu:

Uma desilusão completa,

O interface de configuração do router não permite configurar correctamente o redireccionamento de portas (UDP/TCP), a pcmedic não consegue resolver, o problema é mesmo do router/interface.

O melhor que consegui foi ter a porta aberta, mas não consigo ligação, o suporte técnico não percebe nada do assunto e redirecciona para a PC-medic, não fica claro se a configuração efectuada é refletida no router de imediato, tudo leva a crer que não.

Atenção que com o router anterior tudo funcionava sem problemas e sem PC-Medic.

Como infelizmente não consigo comunicar com ninguém do suporte, são apenas actores a seguir um guião, com pouco conteúdo.

É uma estratégia difícil de entender, aumentar a velocidade e baixar a segurança dos clientes.

Sou apenas mais um futuro ex-cliente NOS

Recentemente no meu GigaRouter 5 , descobri que encaminhamento de portas só funciona em IP’s  que estejam definidos dentro do intervalo DHCP.  abro o intervalo on inclui o IP estatico que pretendo , estabeleço o encaminhamento e depois fecho novamente o intervalo DHCP para o pretendido...espero que ajude...

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7095 comentários
  • 29 de novembro de 2021

Olá @CAMG70,

Obrigada por partilhar com a comunidade a sua solução. :blush:

@João Carodoso movemos o seu tópico para aqui, uma vez que está relacionado com este assunto e assim mantemos a boa organização do Fórum NOS. 

Obrigada

Comentário