Skip to main content
Header
Megabyte
December 29, 2020
Pergunta

Flutuação constante de sinal em Powe Wifi XL

Bom dia.

Aderi recentemente (duas semanas) ao serviço Power Wfi XL, e estou com problema para o qual peço apoio da comunidade. 

A rede funciona (faço todos os testes na app, e mesmo no netmede da ANACOM), mas tem flutuações extraordinárias, sem motivo aparente. 

Tenho 4 PODS, um junto ao Router (cujo wifi está desligado), e outros três espalhados pela casa. Junto ao POD “central”, o ligado ao router, chego a ter velocidades acima de 390Mbps, mas rapidamente e sem ligação de outros aparelhos, ou sem que sequer mude de posição, baixa a velocidade para 100Mbps. Isto em download. Curiosamente em Upload, mantém-se estável, mais ou menos nos 100Mbps.

Mas o problema é na parte mais afastada da casa, ou seja nos 3º e 4º pods, onde pese embora muitas vezes a app dê a indicação de sinal excelente, a velocidade flutua entre 70 Mbps e 1Mbps (mesmo a esta velocidade a app indica excelente), sendo que o mais normal é andar pelos 10 Mbps (isto tudo em download, e sem que exista a ligação de mais aparelhos). Ora, 1 Mbps, é muito pouco atendendo a que se trata de Teletrabalho, e com contínua necessidade de utilização para videochamadas. Consigo ter mais velocidade, utilizando o telemóvel como hotspot, do que com o próprio wifi.

Já tentei alterar a disposição dos pods, fiz vários testes, mas independentemente do sítio, a flutuação de rede mantém-se. 

Os pods, tirando as obstruções físicas da casa (paredes) estão desobstruídos, tendo eu tentado colocá-los de forma o mais “conectável” possível.

Alguma sugestão?

30 Comentários

Megabyte
December 31, 2020

Update ao último comentário.

A minha experiência com o serviço Power Wifi XL está a ser, no mínimo, e para evitar termos ofensivos, lastimável.

Tenho uma velocidade contratada de 500Mbps, e neste momento estou a trabalhar com 1,6Mbps. Mal consigo publicar este post.

Ontem passei perto de 2 horas ao telefone com a NOS, uma com os serviços técnicos, e outra à espera que me atendessem para reclamar acerca do assunto.

Não obstante a simpatia de quem prestou o atendimento nos serviços técnicos, notei claramente que não conseguem fazer nada relativamente a este serviço (desligar e voltar a ligar à corrente, nem sempre é solução, até porque acredito que os próprios clientes por sua iniciativa o farão), e nota-se também um hábito (preocupante) de tentar resolver problemas deste serviço, sem sucesso.

Depois de várias tentativas, de liga e desliga, e de ao telefone com o apoio técnico, a velocidade do wifi, junto do pod ligado por cabo ao router, oscilar entre 246Mbps, e 45 Mbps, em questão de minutos, foi decidido enviar um técnico para vir verificar se o problema seria do router.

Na mesma medida, e por, apesar da casa não ser tão grande assim, vão enviar-me mais um pod, para tentar que a velocidade na parte mais afastada da casa não seja tão baixa (recordo que varia, desde ontem e dos testes todos, entre 20Mbps e 1Mbps - nunca passou dos 70Mbps, mas agora não chega lá perto). Naturalmente, esse pod enviado, será para pagar mensalmente, o que não aceito, nem acho que faça sentido - daí ontem ter estado uma hora a aguardar para falar com alguém que resolvesse esta parte do assunto.

Voltando às questões técnicas, veio o técnico, testou e verificou a flutuação, fez reset e testes ao router.

Conclusão, o router não tem problema nenhum, está ok, todos os problemas e o próprio técnico não os conseguiu identificar, são dos plumes. Tendo o técnico sido o mais profissional possível, notei claramente que situações como a minha são correntes. A eficácia do serviço é péssima. 

Solução: Ir a uma loja trocar os atuais 4 plumes, por outros, porque eventualmente algum deles estará mal configurado, e/ou avariado. 

Depois logo se vê.

Atendendo à situação, ao que já havia sido reportado, às dificuldades que o apoio técnico teve aquando do contacto que fiz com eles, a visita do técnico, no mínimo deveria ter sido preparada de forma a que, aqui chegado, em caso de problema dos aparelhos, deveria estar apto a substituir de imediato os mesmos. Não me parece boa política deixar o cliente com o problema pendente de solução.

Estou cada vez mais desagradado com o serviço. Esta situação para além do tempo que já me fez perder, várias horas, continua a ser um entrave, tenho muitas dificuldades em fazer uma simples videochamada de trabalho.

Fica a minha experiência para outros incautos que estejam a pensar nesta solução, a estudem bem, antes de optar por ela, e negociarem pacotes de fidelização. Testem primeiro.

O técnico falou-me noutra solução que seria preferível e mais fiável, também fornecida pela NOS, o sistema DECO da TPLink. Não encontro informação sobre isso. Ainda há?

Guimas
Super User
Super User
December 31, 2020

A minha experiência com o serviço Power Wifi XL está a ser, no mínimo, e para evitar termos ofensivos, lastimável.

Tenho uma velocidade contratada de 500Mbps, e neste momento estou a trabalhar com 1,6Mbps. Mal consigo publicar este post.

Ontem passei perto de 2 horas ao telefone com a NOS, uma com os serviços técnicos, e outra à espera que me atendessem para reclamar acerca do assunto.

Não obstante a simpatia de quem prestou o atendimento nos serviços técnicos, notei claramente que não conseguem fazer nada relativamente a este serviço (desligar e voltar a ligar à corrente, nem sempre é solução, até porque acredito que os próprios clientes por sua iniciativa o farão), e nota-se também um hábito (preocupante) de tentar resolver problemas deste serviço, sem sucesso.

Depois de várias tentativas, de liga e desliga, e de ao telefone com o apoio técnico, a velocidade do wifi, junto do pod ligado por cabo ao router, oscilar entre 246Mbps, e 45 Mbps, em questão de minutos, foi decidido enviar um técnico para vir verificar se o problema seria do router.

Na mesma medida, e por, apesar da casa não ser tão grande assim, vão enviar-me mais um pod, para tentar que a velocidade na parte mais afastada da casa não seja tão baixa (recordo que varia, desde ontem e dos testes todos, entre 20Mbps e 1Mbps - nunca passou dos 70Mbps, mas agora não chega lá perto). Naturalmente, esse pod enviado, será para pagar mensalmente, o que não aceito, nem acho que faça sentido - daí ontem ter estado uma hora a aguardar para falar com alguém que resolvesse esta parte do assunto.

Voltando às questões técnicas, veio o técnico, testou e verificou a flutuação, fez reset e testes ao router.

Conclusão, o router não tem problema nenhum, está ok, todos os problemas e o próprio técnico não os conseguiu identificar, são dos plumes. Tendo o técnico sido o mais profissional possível, notei claramente que situações como a minha são correntes. A eficácia do serviço é péssima. 

Solução: Ir a uma loja trocar os atuais 4 plumes, por outros, porque eventualmente algum deles estará mal configurado, e/ou avariado. 

Depois logo se vê.

Atendendo à situação, ao que já havia sido reportado, às dificuldades que o apoio técnico teve aquando do contacto que fiz com eles, a visita do técnico, no mínimo deveria ter sido preparada de forma a que, aqui chegado, em caso de problema dos aparelhos, deveria estar apto a substituir de imediato os mesmos. Não me parece boa política deixar o cliente com o problema pendente de solução.

Estou cada vez mais desagradado com o serviço. Esta situação para além do tempo que já me fez perder, várias horas, continua a ser um entrave, tenho muitas dificuldades em fazer uma simples videochamada de trabalho.

Fica a minha experiência para outros incautos que estejam a pensar nesta solução, a estudem bem, antes de optar por ela, e negociarem pacotes de fidelização. Testem primeiro.

O técnico falou-me noutra solução que seria preferível e mais fiável, também fornecida pela NOS, o sistema DECO da TPLink. Não encontro informação sobre isso. Ainda há?

tplink deco já não há.

Eu tentaria desligar todos os pods e ver se a flutuação persiste.

Kilobyte
December 31, 2020

O router 5.0 versão V2 tem esse comportamento com os plumes. 

Megabyte
December 31, 2020

Depois logo se vê.

tplink deco já não há.

Eu tentaria desligar todos os pods e ver se a flutuação persiste.

Obrigado @Guimas .

O que sugere já foi feito várias vezes, por mim, acompanhado ao telefone pela AT, e pelo técnico que veio cá a casa, inclusivamente mudando os pods de local. O técnico reinicializou o router, experimentou ligar um pod de cada vez, e mesmo só com o central ligado (por cabo), existe flutuação. Naturalmente ligando os 4, o problema aumenta. Menos sinal, mais flutuação. No Pod mais afastado do router, há pouco (1 hora) medi 26 Mbps, agora 9,69 Mbps.

Espero que a substituição dos pods resolva (lá terei que me deslocar a uma loja). Caso contrário este serviço não me serve, terei que arranjar alternativa.

Megabyte
December 31, 2020

O router 5.0 versão V2 tem esse comportamento com os plumes. 

Obrigado @RuiMLuz .

Julgo que o meu é esse.

Curiosamente o técnico disse ser o melhor router em termos de compatibilidade com os plumes. Os outros, nomeadamente o arredondado, que parece uma coluna, é para esquecer.

Mas, se de facto esse for o problema, como sugere, seria de bom tom da NOS, após a deteção do problema, trocar o equipamento, e não deixar a questão prolongar-se sem solução. 

Estamos a falar de equipamento novo, supostamente a tecnologia mais moderna do mercado (or so they say).

Kilobyte
December 31, 2020

Jorge mas foi auto instalação ou foi um técnico ao local?  Sem dúvida que a melhor seriam os Decos. No entanto os mesmos estão descontinuados tal como indicado. 

Megabyte
December 31, 2020

@RuiMLuz veio o técnico. Na instalação inicial, e posteriormente um segundo técnico para verificar o motivo das falhas.

Vou substituir os plumes, dar-me a mais esse trabalho, e logo vejo como corre.

Ana P.
Moderador
January 3, 2021

Olá @Jorgemcs73, @RuiMLuz e @Guimas

Desde já, pedimos desculpa pela demora na resposta. :sweat:

@Jorgemcs73, lamentamos todo o transtorno causado. A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
January 3, 2021

Boa tarde @Ana P. 

A situação mantém-se.

Aguardo a entrega do quinto pod amanhã, mas não acredito que resolva o problema, atendendo a que mesmo junto ao pod ligado ao router a flutuação é constante e extrema.

No Pod mais afastado, hoje medi velocidades entre os 1,10Mbps e os 46 Mbps. 

Infelizmente, só daqui a 15 dias poderei deslocar-me a uma loja para trocar estes pods. Na mesma não acredito que resolva.

Se não resolver terei que cancelar o serviço power wifi, e eventualmente denunciar o contrato. Assim o serviço não me serve.

Obrigado.

Ana P.
Moderador
January 4, 2021

Olá @Jorgemcs73

Agradecemos o seu feedback. Pedimos que aguarde pela chegada do pod amanhã e teste. Dê-nos o seu feedback para que nos seja possível ajudar da melhor forma. 

Se a dificuldade se mantiver, partilhe connosco por mensagem privada o seu número de cliente NOS, através do @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.