Skip to main content
Header
Bit
February 6, 2017
Respondido

Estabilidade de Ligação, como solucionar?

Bom dia

Moro na zona de Odivelas e a ligação que tenho não me permite ligar aplicações a outros aparelhos.
Para o caso especifico, não consigo ligar-me nem ao ar condicionado nem ao robot aspirador. Sempre que tento a ligação os aparelhos falham por falta de estabilidade de rede. Inicialmente pensei que fosse um problema no ar condicionado mas agora, com a chegada do aspirador, que o problema é da rede já que ele funciona noutros sítios e até com outras ligações da NOS.

Como posso solucionar o problema?
    Melhor resposta por
    Terá sempre de ligar para o apoio técnico para efectuar uma verificaçao de sinal.
    Entretanto pode verificar no cable modem ou na box os valores do sinal.

Envio-lhe os valores correctos do sinal para a norma DOSCIS 3.0, que está actualmente em vigor na rede NOS.

Niveis de Sinal no Cable Modem/Box, norma DOCSIS 3.0

SNR ou SNR DS - Sempre acima de 35 dB até 45 dB ( Quanto menor o valor, mais incidência de ligações clandestinas, divisores, mal conexões, cabos e etc) .

(RX) Downstream ou Power Level - Valor limear ideal entre - 5 e + 5 dBmV. Se estiver perto ou acima de 10 terá problemas. O RX significa o sinal que sai do CMTS da rede da operadora, até a casa do cliente passando pelos taps, amplificadores até chegar no DG do prédio.

(TX) Upstream - Valores limear entre 40 e 50 dBmV. Quanto menor melhor. O TX significa a potência do sinal de transmissão da nossa casa até a da operadora. Valores maior que 50 dBmV, o seu sinal cairá toda hora.

Evitar usar atenuadores (FAN) diretamente dentro dos DGs e sim apenas amplificadores se necessário de acordo com a quantidade de pontos no prédio, evitar o uso de splits (divisores) afim de dividir o sinal da TV ( ligação clandestina).

23 Comentários

Resposta
    February 6, 2017
    Terá sempre de ligar para o apoio técnico para efectuar uma verificaçao de sinal.
    Entretanto pode verificar no cable modem ou na box os valores do sinal.

Envio-lhe os valores correctos do sinal para a norma DOSCIS 3.0, que está actualmente em vigor na rede NOS.

Niveis de Sinal no Cable Modem/Box, norma DOCSIS 3.0

SNR ou SNR DS - Sempre acima de 35 dB até 45 dB ( Quanto menor o valor, mais incidência de ligações clandestinas, divisores, mal conexões, cabos e etc) .

(RX) Downstream ou Power Level - Valor limear ideal entre - 5 e + 5 dBmV. Se estiver perto ou acima de 10 terá problemas. O RX significa o sinal que sai do CMTS da rede da operadora, até a casa do cliente passando pelos taps, amplificadores até chegar no DG do prédio.

(TX) Upstream - Valores limear entre 40 e 50 dBmV. Quanto menor melhor. O TX significa a potência do sinal de transmissão da nossa casa até a da operadora. Valores maior que 50 dBmV, o seu sinal cairá toda hora.

Evitar usar atenuadores (FAN) diretamente dentro dos DGs e sim apenas amplificadores se necessário de acordo com a quantidade de pontos no prédio, evitar o uso de splits (divisores) afim de dividir o sinal da TV ( ligação clandestina).
    Megabyte
    November 5, 2020

Peço desculpa estar a desenterrar um tópico com 3 anos mas recentemente deparei-me com quebras de videochamadas…

Fui ver as portadoras/canais de downstream e upstream… e temos esta bela imagem…

Tudo parâmetros fora do valor limiar ideal/recomendado, mas os 2 técnicos com quem falei do apoio técnico de segunda linha, dizem que a minha ligação se encontra dentro dos parâmetros predefinidos pela operadora…

Com sinais de SNR de -4.43 na modelação OFDM; todos de Downstream acima de 11dB, e a frequência DOCSIS 3.1 de upstream com 54.49dB?

Que usam o TX power, etc.. para avaliar a ligação e activar a equipa técnica e que no software que têm não avaliam a potência das portadoras…. Em que ficamos então?

Inês B.
    Moderador
    November 6, 2020

Olá @Hugoandrealves,

Para podermos analisar a situação, envie-nos, por favor, o seu número de cliente por mensagem privada, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 25, 2021

Boa Noite

Estou com situação similar ao post anterior. Foram identificados já por dois técnicos problemas no exterior. Não sei se foram corrigido, mas certo é que desde há bastante tempo que tenho net lenta e com constantes quebras.

Lendo os parâmetros aqui colocados parece-me que algo não estará totalmente dentro dos valores parametrizados. Alguém pode ajudar a esclarecer e resolver ?

Obrigado

Ou não será assim ?

Megabyte
    January 25, 2021

Andam desparecidos em combate ?

Ana P.
    Moderador
    January 28, 2021

Olá @Jocazeze

Pedimos desculpa pela demora na resposta. :sweat:

Confirme-nos o melhor horário para lhe ligarmos por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 28, 2021

Depois das 10 horas em qualquer altura.

Agradeço o contacto, mas podem verificar, têm já toda a informação para poderem avançar com a reparação. Há mais de uma semana que o auditor identificou como problema de exteriores. Informaram me que seria reparado em 24 horas, mas nada continuo com net lenta e quebras constantes!!!!

Obrigado

Megabyte
    January 30, 2021

Continuo impávido e sereno a aguardar a resolução dos problemas e a troca desta trampa de router!!!!

Ana P.
    Moderador
    January 30, 2021

Olá @Jocazeze

Vamos ligar-lhe em breve. Lamentamos a demora e transtorno causado. 

Obrigada 

Megabyte
    January 31, 2021

Nesta altura só há uma solução, trocar esta trampa de router que nem me permite trabalhar com tantas quebras. Ou é isso até ou final do dia, para que amanhã possa dar continuidade ao trabalho ou a rescisão!!! 

A NOS decide!!!