Header
Pergunta

ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?


Reputação 7
Crachá +2

Até hoje ninguém me soube responder concretamente sobre COMO É que se encontra implementada exactamente a REDE “fibra” da NOS!

A NOS tem uma parte da rede em tecnologia FTTH (Fibra) e outra em HFC (Coaxial).

É conhecido que a tecnologia HFC (DOCSIS 3.0) não vai além dos 20 Mbits de UPLOAD, quando a tecnologia FTTH pode atingir os mesmos valores de DOWNLOAD (digamos, 200, 400Mbits!!!)

A NOS prometeu e continuar a prometer e garantir novas velocidades de UPLOAD para a rede HFC há anos, no entanto, mesmo após upgrade para HFC DOCISIS 3.1, a única velocidade melhorada foi a de DOWNLOAD (para valores absurdos que não interessam a “ninguém” - ESTRATÉGIA COMERCIAL).

Como a NOS insiste em colocar velocidades de UPLOAD na casa dos 100Mbits na sua oferta comercial, gostaria de saber EXACTAMENTE qual a % da rede é que, actualmente, SUPORTA ESTA VELOCIDADE de 100Mbits!

Por outras palavras, gostaria que a NOS, publicamente, divulgasse os NÚMEROS relativos À TECNOLOGIA USADA e as RESPECTIVAS VELOCIDADES, sem rodeios e sem jogos comerciais.

% da REDE em FTTH ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.0) ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.1) ?

% da REDE onde a velocidade de UPLOAD = 100Mbits ?

E já agora, para quando um TESTE DE COBERTURA que MOSTRE VERDADEIRAMENTE se a ZONA do cliente está coberta por FTTH, HFC e quais as velocidades que podem ser efectivamente contratadas? É que, com a NOS o cliente não sabe absolutamente NADA sobre as condições técnicas do serviço, até que, eventualmente, peça a sua instalação e a mesma já tenha sido feita! A concorrência (VODAFONE e MEO) por sua vez, ao garantir COBERTURA, está a GARANTIR VELOCIDADES DE UPLOAD de 100 ou 200Mbits numa rede 100% FTTH!


28 Comentários

Reputação 1

 

@npnm, nao se arranja algo mais confortável? E ja agora com maior capacidade... nao é apenas o @marcolopes que espera por respostas.

Reputação 7
Crachá +2

@npnm, nao se arranja algo mais confortável? E ja agora com maior capacidade... nao é apenas o@marcolopes que espera por respostas.

 

@npnm gostei da ironia!

@C24XXXX201 alguém tem de fazer as perguntas difíceis!

Ainda hoje saí da cada de um familiar, que vive na ALDEIA, com FIBRA da vodafone, e claro, a pagar o mesmo que eu por um serviço idêntico em tudo, mas com velocidades 100/100, com um “MEGA” ROUTER, e uma “SUPER” BOX de TV!

A NOS não pode continuar a enganar os clientes, e a publicitar uma REDE que não suporta nem vai suportar tão cedo uma velocidade de UPLOAD de 100 Mbits…

EU também poderia vender um serviço HIPER MEGA que apenas consigo fornecer numa aldeia piloto… e colocar um ASTERISCO (*velocidades sujeitas a validação técnica!!!!)

Reputação 4

O meu contrato está a terminar e a velocidade de uploud vai ser um ponto importante na decisão de ficar com a NOS ou mudar de operadora. Já estou cansado de ser enganado por parte da NOS. Sou um cliente que na globalidade do serviço está satisfeito, mas ao ver a concorrência colocar um serviço em que posso ter 10 vezes mais uploud não posso ficar indiferente e assobiar para o lado. Não é aceitável um cliente ter o mesmo pacote e um tem 100Mb por ter Fibra e o outro cliente ter 10Mb por ser Fibra(coaxial). 

Se o serviço é inferior o preço também tem que o ser e ocl cliente tem que ser informado logo no início do que vai ter.

Não ano passado diziam que o 100Mb upload iria ficar disponível para toda a rede NOS no final de 2018. Falharam.…

Agora é no final de 2019... não se atrevem a falhar outra vez, pois se o fizerem isso já não é enganar os clientes novamente, pois tenham mais respeito por quem vos dá o dinheiro.

Reputação 7
Crachá +2

O meu contrato está a terminar e a velocidade de uploud vai ser um ponto importante na decisão de ficar com a NOS ou mudar de operadora. Já estou cansado de ser enganado por parte da NOS. Sou um cliente que na globalidade do serviço está satisfeito, mas ao ver a concorrência colocar um serviço em que posso ter 10 vezes mais uploud não posso ficar indiferente e assobiar para o lado. Não é aceitável um cliente ter o mesmo pacote e um tem 100Mb por ter Fibra e o outro cliente ter 10Mb por ser Fibra(coaxial). 

Se o serviço é inferior o preço também tem que o ser e ocl cliente tem que ser informado logo no início do que vai ter.

Não ano passado diziam que o 100Mb upload iria ficar disponível para toda a rede NOS no final de 2018. Falharam.…

Agora é no final de 2019... não se atrevem a falhar outra vez, pois se o fizerem isso já não é enganar os clientes novamente, pois tenham mais respeito por quem vos dá o dinheiro.

 

Na falta de esclarecimentos por parte da NOS, resta assumir que a quase TOTALIDADE DA REDE não preparada, nem estará a curto prazo, para 100Mbits de upload (que fará 200!), e que a única solução é a concorrência.

Ainda assim, esta é uma situação que terá de ser alterada a nívei de práticas comerciais (PUBLICIDADE / informação de vendas / contratos) uma vez que a NOS tenta vender os pacotes de internet ESCONDENDO as velocidades dos seus parceiros comerciais (tornando-os assim um elemento NÃO ISENTO e irresponsável no que toca a aconselhar o consumidor): 

https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor-22334418

https://portaldaqueixa.com/brands/worten/complaints/worten-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-nos-prejudica-o-consumidor-22279718

Reputação 7
Crachá +2

Sobre o upgrade da REDE HFC por forma a suportar velocidades simétricas (ex: 100/100), remeto-vos para este post: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html#post74528

Reputação 4

Bem visto. Eu tenho pena mas em Outubro irei mudar!  Já agora, Que interesse tem sabermos que a Nos e Vodafone têm acordo de "partilha" de fibra com a DsTelecom de Braga, quando não há absolutamente nada nem ninguém,  que nos informe dos avanços tecnológicos! Nem previsões nos dão! A fibra da Nos no site da Dstelecom aparece por exemplo no concelho ao lado do meu (3650-202)... e se eu pretender saber como vai a cobertura dessa fibra terei de esperar para ver "alguém" sair de 1 carrinha "Dstelecom" e subir a 1 poste ou enfiar-se num buraco, para saber se vou ter essa fibra!!! Isto partindo do pressuposto que irei ter aqui(3650-202) a fibra da Dstelecom com quem têm acordo! A concorrência já aqui tem fibra aos anos! Informem melhor os clientes sobre a cobertura da NOS, please! Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +2

Bem visto. Eu tenho pena mas em Outubro irei mudar!  Já agora, Que interesse tem sabermos que a Nos e Vodafone têm acordo de "partilha" de fibra com a DsTelecom de Braga, quando não há absolutamente nada nem ninguém,  que nos informe dos avanços tecnológicos! Nem previsões nos dão! A fibra da Nos no site da Dstelecom aparece por exemplo no concelho ao lado do meu (3650-202)... e se eu pretender saber como vai a cobertura dessa fibra terei de esperar para ver "alguém" sair de 1 carrinha "Dstelecom" e subir a 1 poste ou enfiar-se num buraco, para saber se vou ter essa fibra!!! Isto partindo do pressuposto que irei ter aqui(3650-202) a fibra da Dstelecom com quem têm acordo! A concorrência já aqui tem fibra aos anos! Informem melhor os clientes sobre a cobertura da NOS, please! Cumprimentos

 

Temos reclames incessantes… temos videoclipes, temos ofertas comerciais duvidosas com promessas de VELOCIDADES de DOWNLOAD fabulosas (que “para nada” servem!!! excepto para um eventual PICO na utilização da rede… mais valia uma melhoria na latência...) mas…

NÃO temos informação detalhada sobre o que a NOS oferece VERDADEIRAMENTE.

Reputação 3

Até hoje ninguém me soube responder concretamente sobre COMO É que se encontra implementada exactamente a REDE “fibra” da NOS!

A NOS tem uma parte da rede em tecnologia FTTH (Fibra) e outra em HFC (Coaxial).

É conhecido que a tecnologia HFC (DOCSIS 3.0) não vai além dos 20 Mbits de UPLOAD, quando a tecnologia FTTH pode atingir os mesmos valores de DOWNLOAD (digamos, 200, 400Mbits!!!)

A NOS prometeu e continuar a prometer e garantir novas velocidades de UPLOAD para a rede HFC há anos, no entanto, mesmo após upgrade para HFC DOCISIS 3.1, a única velocidade melhorada foi a de DOWNLOAD (para valores absurdos que não interessam a “ninguém” - ESTRATÉGIA COMERCIAL).

Como a NOS insiste em colocar velocidades de UPLOAD na casa dos 100Mbits na sua oferta comercial, gostaria de saber EXACTAMENTE qual a % da rede é que, actualmente, SUPORTA ESTA VELOCIDADE de 100Mbits!

Por outras palavras, gostaria que a NOS, publicamente, divulgasse os NÚMEROS relativos À TECNOLOGIA USADA e as RESPECTIVAS VELOCIDADES, sem rodeios e sem jogos comerciais.

% da REDE em FTTH ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.0) ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.1) ?

% da REDE onde a velocidade de UPLOAD = 100Mbits ?

E já agora, para quando um TESTE DE COBERTURA que MOSTRE VERDADEIRAMENTE se a ZONA do cliente está coberta por FTTH, HFC e quais as velocidades que podem ser efectivamente contratadas? É que, com a NOS o cliente não sabe absolutamente NADA sobre as condições técnicas do serviço, até que, eventualmente, peça a sua instalação e a mesma já tenha sido feita! A concorrência (VODAFONE e MEO) por sua vez, ao garantir COBERTURA, está a GARANTIR VELOCIDADES DE UPLOAD de 100 ou 200Mbits numa rede 100% FTTH!

 

Não tenho esse conhecimento técnico, mas dá para perceber e ir aprendendo com o que se vai lendo sobre o assunto, como podemos facilmente ser enganados pela publicidade enganadora. Vão nos vai mandando “areia para os olhos” e ocultam a verdadeira realidade, acabando assim por conquistar a clientela desprevenida. 

Pergunto-me se as outras operadoras não farão algo semelhante (Vodafone, MEO, Nowo, etc.)?

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Não tenho esse conhecimento técnico, mas dá para perceber e ir aprendendo com o que se vai lendo sobre o assunto, como podemos facilmente ser enganados pela publicidade enganadora. Vão nos vai mandando “areia para os olhos” e ocultam a verdadeira realidade, acabando assim por conquistar a clientela desprevenida. 

Pergunto-me se as outras operadoras não farão algo semelhante (Vodafone, MEO, Nowo, etc.)?

 

 

Nada disso! A MEO e VODAFONE são 100% FIBRA (desde que não esteja a instalar ADSL ou satélite, evidentemente, mas isso qualquer pessoa sabe, presumo!!!)

 

Não há forma de cair em “erro” com a concorrência. Eles não dão menos de 100Mbits de UPLOAD, e nada lhes custa, porque a infraestrutura aguenta. Em certas campanhas da Vodafone chegaram a dar 200Mbits de UPLOAD pelo mesmo preço!!! (há portanto clientes que têm pacotes 200/200, por exemplo, e pagam o MESMO que clientes com 200/20 na NOS!)

 

Aliás, a MEO tem opções de 200Mbits de UPLOAD nos pacotes mais caros.

 

 

Tem toda a razao marcolopes hoje em dia só é enganado quem quer.

Eu, por exemplo, tenho 200/20 Mbs com 7ms de ping, 24 horas por dia.

Isto chega-me perfeitamente, mas acredito que haja que precise de mais, principalmente no upload.

No meu predio temos 22 apartamentos, onde 80% pertence á Meo fibra ou Vodafone fibra, mas no dia em que eu quiser mudar é só abrir a porta de casa e no quadro da escada tenho todos os operadores.

A publicidade, desde os tempos remotos das feiras medievais, sempre teve a intençao de enganar as pessoas, cabe ao zé povinho pensar e nao ser enganado.

Como é costume dizer-se, á primeira todos caem, á segunda só cai quem quer.

 

Reputação 7
Crachá +2

Tem toda a razao marcolopes hoje em dia só é enganado quem quer.

Eu, por exemplo, tenho 200/20 Mbs com 7ms de ping, 24 horas por dia.

Isto chega-me perfeitamente, mas acredito que haja que precise de mais, principalmente no upload.

No meu predio temos 22 apartamentos, onde 80% pertence á Meo fibra ou Vodafone fibra, mas no dia em que eu quiser mudar é só abrir a porta de casa e no quadro da escada tenho todos os operadores.

A publicidade, desde os tempos remotos das feiras medievais, sempre teve a intençao de enganar as pessoas, cabe ao zé povinho pensar e nao ser enganado.

Como é costume dizer-se, á primeira todos caem, á segunda só cai quem quer.

 

 

Nesta altura de pandemia, a NOS vendeu que nem pãozinhos!!!! Eu via a publicidade em todo o lado (colaboradores independentes, etc), e depois vi muita gente a reclamar que queria fazer tele-trabalho e não conseguia!!!!!!!

 

Não conseguia porque quando se usa a rede para upload, ela entope na hora! Enviar um ficheiro são “longos” minutos… e se alguém o estiver a fazer, estando também em video chamada, já foste! Com mais de uma pessoa na rede, nem vale a pena comentar!

 

Eu não critico a tecnologia… é o que é… eu critico é a FALTA de transparência da NOS (que melhorou bastante, pois este ano finalmente colocaram a INFORMAÇÃO de DOWNLOAD / UPLOAD que cada cliente tem, na sua ÁREA de CLIENTE!), e também os preços. Afinal, se o serviço de NET é muito inferior à concorrência, porque razão os preços são practicamente idênticos?...

Mas falta de transparencia todos têm, uns mais do que outros.

O que comanda esta e outras empresas, é o lucro para os acionistas e depois é uma questao de balancear entre o lucro e as renovações tecnologicas.

Acredito que a NOS tivesse tenções de aumentar o upload, mas a tarefa recelou-se muito dificil e nao sei se conseguirao lá chegar.

Se calhar teria sido melhor mudar a rede HFC para fibra ou usar a rede de fibra dos outros operadores.

Estou com muita curiosidade em ver como a NOS vai descalçar esta bota, mas tenho practicamente a certeza que nao será possivel aumentar mais o upload

Reputação 4

...Era pedir muito, realmente, que a NOS tivesse os seus clientes informados sobre  a evolução da sua cobertura fibra!? Eu, que vou terminar em Outubro a minha fidelização, se me fosse indicado uma previsão mais ou menos correcta de cobertura fibra NOS,  aqui na região para breve....iria pensar ainda se valeria a pena esperar! A NOS não parece interressada em manter os seus clientes antigos! Ainda eu vou fazendo o teste do mapa de cobertura no site da DsTelecom (empresa de Braga que anda a instalar a fibra óptica), que é "parceira" da NOS!!!

Reputação 7
Crachá +2

...Era pedir muito, realmente, que a NOS tivesse os seus clientes informados sobre  a evolução da sua cobertura fibra!? Eu, que vou terminar em Outubro a minha fidelização, se me fosse indicado uma previsão mais ou menos correcta de cobertura fibra NOS,  aqui na região para breve....iria pensar ainda se valeria a pena esperar! A NOS não parece interressada em manter os seus clientes antigos! Ainda eu vou fazendo o teste do mapa de cobertura no site da DsTelecom (empresa de Braga que anda a instalar a fibra óptica), que é "parceira" da NOS!!!

 

A NOS não faz isso porque estaria a colocar “preto no branco” as “diferentes infraestruturas” e VELOCIDADES, e daria demasiado impacto na opinião pública… digo eu!

Reputação 7
Crachá +2

Onde??? :grinning:

 

Reputação 5
Crachá +1

Hoje  o Upload  em HFC Zona Alameda Lisboa foi atualizado para 100

 

Reputação 7
Crachá +2

Há muitos relatos de TESTES no UPLOAD em HFC… veremos quantos ANOS a NOS vai andar em “testes”, se vai REVERTER a velocidade ou se eventualmente vai OFICIALIZAR essas velocidades nos CONTRATOS com o cliente (porque até agora, que eu saiba, NINGUÉM teve a sua velocidade actualizada na ÁREA DE CLIENTE!!!)

Reputação 5
Crachá +1

Acho que já não são testes. estão a actualizar de forma gradual, mas apenas para ligações acima e 500 de velocidade e para quem tem os routers 5

Reputação 7
Crachá +2

Acho que já não são testes. estão a actualizar de forma gradual, mas apenas para ligações acima e 500 de velocidade e para quem tem os routers 5

 

Não quero ser chato, mas enquanto na ÁREA de CLIENTE a NOS não actualizar as velocidades E/OU avisar os clientes POR ESCRITO, para mim são apenas testes… (tanto mais que nem informação detalhada foi dada, não há informação oficial por parte da NOS… nada!)

Reputação 4

HFC

 

10101893439.png

 

Reputação 7
Crachá +2

HFC! (com a rede sem utilização) :grinning: (o que vale é que para o ano conto em mudar para uma zona com VODAFONE!)

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Estamos a trabalhar para que a velocidade de 100Mbps no upload esteja disponível na rede NOS, podendo implicar upgrades à sua instalação atual.
Esteja atento às novidades. :sunglasses:

Obrigada 

Olá a todos, 

Estamos a trabalhar para que a velocidade de 100Mbps no upload esteja disponível na rede NOS, podendo implicar upgrades à sua instalação atual.
Esteja atento às novidades. :sunglasses:

Obrigada 

Nalgumas (poucas) zonas esse upgrade na instalação pode passar por mudar de Cabo para FTTH?

Ou o upgrade na instalação de que fala refere-se à passagem para o Giga Router (que é Docsis 3.1 e garante outra portadora, embora as já existentes se forem 4 já garantem os 100Mbps no upload, penso eu)?

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos, 

Estamos a trabalhar para que a velocidade de 100Mbps no upload esteja disponível na rede NOS, podendo implicar upgrades à sua instalação atual.
Esteja atento às novidades. :sunglasses:

Obrigada 

Nalgumas (poucas) zonas esse upgrade na instalação pode passar por mudar de Cabo para FTTH?

Ou o upgrade na instalação de que fala refere-se à passagem para o Giga Router (que é Docsis 3.1 e garante outra portadora, embora as já existentes se forem 4 já garantem os 100Mbps no upload, penso eu)?

 

 

a passagem para FTTH pode acontecer em zonas onde a NOS tenha “acordo” com a vodafone… mas havendo HFC não me parece que a NOS vá investir em “acordos” nessas zonas… Limito-me a especular.

 

A limitação HFC não é das portadoras! Os GIGA ROUTER HFC só foram colocados no mercado para permitir as velocidades MEGALÓMANAS de 1000 Mbits!!!! (quem é que precisa desta loucura!?!?). O problema é a “qualidade” da rede, as interferências de sinal, a LARGURA de banda… a NOS nada há anos a tentar “limpar” tudo isto (libertar a banda analógica passando os canais para DIGITAL em DVB-C ajudou bastante) mas outros problemas foram encontrados…

 

Lentamente a coisa ganha forma… e finalmente o CABO HFC começa a ver a luz do dia no que toca ao UPLOAD, com os tais TESTES com o UPLOAD a 100. De testes a realidade, podem passar alguns anos! Pode até ser inviável para toda a rede! Entretanto aparece o 5G e tudo muda… ou entretanto o sistema STARLINK do musk fica pronto e vai arrumar com tudo o que é CABO e em certos casos, até FIBRA!

 

O problema é que durante uma série de anos os clientes HFC estiveram e continuam a estar limitados face a ligações FIBRA ou DOCSIS 3.1 eficientes e estáveis. Promessas já as ouvimos diversas vezes. Continuo a dizer que quem pode mudar, deve, sem esperar por milagres por parte da NOS. Quem estiver bem, ou não sabe que está mal (muita gente!!!) que continue. Talvez uma oferta de TELECINES compense a limitação da velocidade.

 

Quando mudar de casa, e tendo FIBRA na zona, mudarei imediatamente (mesmo que a NOS tenha acordo com a VODAFONE nessa mesma zona, não me parece que vá continuar na NOS, pois estaria preso a equipamentos que eu considero “limitados”)

Comentário