Header
Pergunta

ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?



Mostre a primeira mensagem

28 Comentários

Olá a todos, 

Estamos a trabalhar para que a velocidade de 100Mbps no upload esteja disponível na rede NOS, podendo implicar upgrades à sua instalação atual.
Esteja atento às novidades. :sunglasses:

Obrigada 

Nalgumas (poucas) zonas esse upgrade na instalação pode passar por mudar de Cabo para FTTH?

Ou o upgrade na instalação de que fala refere-se à passagem para o Giga Router (que é Docsis 3.1 e garante outra portadora, embora as já existentes se forem 4 já garantem os 100Mbps no upload, penso eu)?

 

 

a passagem para FTTH pode acontecer em zonas onde a NOS tenha “acordo” com a vodafone… mas havendo HFC não me parece que a NOS vá investir em “acordos” nessas zonas… Limito-me a especular.

 

A limitação HFC não é das portadoras! Os GIGA ROUTER HFC só foram colocados no mercado para permitir as velocidades MEGALÓMANAS de 1000 Mbits!!!! (quem é que precisa desta loucura!?!?). O problema é a “qualidade” da rede, as interferências de sinal, a LARGURA de banda… a NOS nada há anos a tentar “limpar” tudo isto (libertar a banda analógica passando os canais para DIGITAL em DVB-C ajudou bastante) mas outros problemas foram encontrados…

 

Lentamente a coisa ganha forma… e finalmente o CABO HFC começa a ver a luz do dia no que toca ao UPLOAD, com os tais TESTES com o UPLOAD a 100. De testes a realidade, podem passar alguns anos! Pode até ser inviável para toda a rede! Entretanto aparece o 5G e tudo muda… ou entretanto o sistema STARLINK do musk fica pronto e vai arrumar com tudo o que é CABO e em certos casos, até FIBRA!

 

O problema é que durante uma série de anos os clientes HFC estiveram e continuam a estar limitados face a ligações FIBRA ou DOCSIS 3.1 eficientes e estáveis. Promessas já as ouvimos diversas vezes. Continuo a dizer que quem pode mudar, deve, sem esperar por milagres por parte da NOS. Quem estiver bem, ou não sabe que está mal (muita gente!!!) que continue. Talvez uma oferta de TELECINES compense a limitação da velocidade.

 

Quando mudar de casa, e tendo FIBRA na zona, mudarei imediatamente (mesmo que a NOS tenha acordo com a VODAFONE nessa mesma zona, não me parece que vá continuar na NOS, pois estaria preso a equipamentos que eu considero “limitados”)

Também tem a ver com o número de portadoras. Duas não chegam, por exemplo. O Giga Router adiciona uma Docsis 3.1.

 

Mas é verdade, o router 3 chega para teres os 100 de upload. É por isso que estou a tentar descodificar a mensagem da @Ana P. 

Também gostaria de saber se é FTTH ou HFC, verdade seja dita. Neste momento é o que me está a considerar pensar entre mudar para a Vodafone (FTTH - mesmo à porta de casa) vs. continuar com o serviço atual.

 

Algum moderador para responder à questão?

Reputação 7
Crachá +5

Também gostaria de saber se é FTTH ou HFC, verdade seja dita. Neste momento é o que me está a considerar pensar entre mudar para a Vodafone (FTTH - mesmo à porta de casa) vs. continuar com o serviço atual.

 

Algum moderador para responder à questão?

Bom dia, não sou moderador, mas, se o que pretende saber é se tem o serviço HFC (cabo) ou FTTH (fibra),  faça um teste de cobertura aqui:

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

Comentário