Skip to main content
Header
marcolopes
Super User
Super User
October 14, 2019
Pergunta

ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?

Até hoje ninguém me soube responder concretamente sobre COMO É que se encontra implementada exactamente a REDE “fibra” da NOS!

A NOS tem uma parte da rede em tecnologia FTTH (Fibra) e outra em HFC (Coaxial).

É conhecido que a tecnologia HFC (DOCSIS 3.0) não vai além dos 20 Mbits de UPLOAD, quando a tecnologia FTTH pode atingir os mesmos valores de DOWNLOAD (digamos, 200, 400Mbits!!!)

A NOS prometeu e continuar a prometer e garantir novas velocidades de UPLOAD para a rede HFC há anos, no entanto, mesmo após upgrade para HFC DOCISIS 3.1, a única velocidade melhorada foi a de DOWNLOAD (para valores absurdos que não interessam a “ninguém” - ESTRATÉGIA COMERCIAL).

Como a NOS insiste em colocar velocidades de UPLOAD na casa dos 100Mbits na sua oferta comercial, gostaria de saber EXACTAMENTE qual a % da rede é que, actualmente, SUPORTA ESTA VELOCIDADE de 100Mbits!

Por outras palavras, gostaria que a NOS, publicamente, divulgasse os NÚMEROS relativos À TECNOLOGIA USADA e as RESPECTIVAS VELOCIDADES, sem rodeios e sem jogos comerciais.

% da REDE em FTTH ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.0) ?

% da REDE em HFC (DOCSIS 3.1) ?

% da REDE onde a velocidade de UPLOAD = 100Mbits ?

E já agora, para quando um TESTE DE COBERTURA que MOSTRE VERDADEIRAMENTE se a ZONA do cliente está coberta por FTTH, HFC e quais as velocidades que podem ser efectivamente contratadas? É que, com a NOS o cliente não sabe absolutamente NADA sobre as condições técnicas do serviço, até que, eventualmente, peça a sua instalação e a mesma já tenha sido feita! A concorrência (VODAFONE e MEO) por sua vez, ao garantir COBERTURA, está a GARANTIR VELOCIDADES DE UPLOAD de 100 ou 200Mbits numa rede 100% FTTH!

28 Comentários

August 27, 2020

Tem toda a razao marcolopes hoje em dia só é enganado quem quer.

Eu, por exemplo, tenho 200/20 Mbs com 7ms de ping, 24 horas por dia.

Isto chega-me perfeitamente, mas acredito que haja que precise de mais, principalmente no upload.

No meu predio temos 22 apartamentos, onde 80% pertence á Meo fibra ou Vodafone fibra, mas no dia em que eu quiser mudar é só abrir a porta de casa e no quadro da escada tenho todos os operadores.

A publicidade, desde os tempos remotos das feiras medievais, sempre teve a intençao de enganar as pessoas, cabe ao zé povinho pensar e nao ser enganado.

Como é costume dizer-se, á primeira todos caem, á segunda só cai quem quer.

marcolopes
    Super User
    Super User
    August 27, 2020

Tem toda a razao marcolopes hoje em dia só é enganado quem quer.

Eu, por exemplo, tenho 200/20 Mbs com 7ms de ping, 24 horas por dia.

Isto chega-me perfeitamente, mas acredito que haja que precise de mais, principalmente no upload.

No meu predio temos 22 apartamentos, onde 80% pertence á Meo fibra ou Vodafone fibra, mas no dia em que eu quiser mudar é só abrir a porta de casa e no quadro da escada tenho todos os operadores.

A publicidade, desde os tempos remotos das feiras medievais, sempre teve a intençao de enganar as pessoas, cabe ao zé povinho pensar e nao ser enganado.

Como é costume dizer-se, á primeira todos caem, á segunda só cai quem quer.

Nesta altura de pandemia, a NOS vendeu que nem pãozinhos!!!! Eu via a publicidade em todo o lado (colaboradores independentes, etc), e depois vi muita gente a reclamar que queria fazer tele-trabalho e não conseguia!!!!!!!

Não conseguia porque quando se usa a rede para upload, ela entope na hora! Enviar um ficheiro são “longos” minutos… e se alguém o estiver a fazer, estando também em video chamada, já foste! Com mais de uma pessoa na rede, nem vale a pena comentar!

Eu não critico a tecnologia… é o que é… eu critico é a FALTA de transparência da NOS (que melhorou bastante, pois este ano finalmente colocaram a INFORMAÇÃO de DOWNLOAD / UPLOAD que cada cliente tem, na sua ÁREA de CLIENTE!), e também os preços. Afinal, se o serviço de NET é muito inferior à concorrência, porque razão os preços são practicamente idênticos?...

August 27, 2020

Mas falta de transparencia todos têm, uns mais do que outros.

O que comanda esta e outras empresas, é o lucro para os acionistas e depois é uma questao de balancear entre o lucro e as renovações tecnologicas.

Acredito que a NOS tivesse tenções de aumentar o upload, mas a tarefa recelou-se muito dificil e nao sei se conseguirao lá chegar.

Se calhar teria sido melhor mudar a rede HFC para fibra ou usar a rede de fibra dos outros operadores.

Estou com muita curiosidade em ver como a NOS vai descalçar esta bota, mas tenho practicamente a certeza que nao será possivel aumentar mais o upload

Megabyte
    September 14, 2020

...Era pedir muito, realmente, que a NOS tivesse os seus clientes informados sobre  a evolução da sua cobertura fibra!? Eu, que vou terminar em Outubro a minha fidelização, se me fosse indicado uma previsão mais ou menos correcta de cobertura fibra NOS,  aqui na região para breve....iria pensar ainda se valeria a pena esperar! A NOS não parece interressada em manter os seus clientes antigos! Ainda eu vou fazendo o teste do mapa de cobertura no site da DsTelecom (empresa de Braga que anda a instalar a fibra óptica), que é "parceira" da NOS!!!

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 14, 2020

...Era pedir muito, realmente, que a NOS tivesse os seus clientes informados sobre  a evolução da sua cobertura fibra!? Eu, que vou terminar em Outubro a minha fidelização, se me fosse indicado uma previsão mais ou menos correcta de cobertura fibra NOS,  aqui na região para breve....iria pensar ainda se valeria a pena esperar! A NOS não parece interressada em manter os seus clientes antigos! Ainda eu vou fazendo o teste do mapa de cobertura no site da DsTelecom (empresa de Braga que anda a instalar a fibra óptica), que é "parceira" da NOS!!!

A NOS não faz isso porque estaria a colocar “preto no branco” as “diferentes infraestruturas” e VELOCIDADES, e daria demasiado impacto na opinião pública… digo eu!

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 16, 2020

Onde??? :grinning:

ricardojcm
    Zettabyte
    September 16, 2020

Hoje  o Upload  em HFC Zona Alameda Lisboa foi atualizado para 100

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 16, 2020

Há muitos relatos de TESTES no UPLOAD em HFC… veremos quantos ANOS a NOS vai andar em “testes”, se vai REVERTER a velocidade ou se eventualmente vai OFICIALIZAR essas velocidades nos CONTRATOS com o cliente (porque até agora, que eu saiba, NINGUÉM teve a sua velocidade actualizada na ÁREA DE CLIENTE!!!)

ricardojcm
    Zettabyte
    September 16, 2020

Acho que já não são testes. estão a actualizar de forma gradual, mas apenas para ligações acima e 500 de velocidade e para quem tem os routers 5

marcolopes
    Super User
    Super User
    September 16, 2020

Acho que já não são testes. estão a actualizar de forma gradual, mas apenas para ligações acima e 500 de velocidade e para quem tem os routers 5

Não quero ser chato, mas enquanto na ÁREA de CLIENTE a NOS não actualizar as velocidades E/OU avisar os clientes POR ESCRITO, para mim são apenas testes… (tanto mais que nem informação detalhada foi dada, não há informação oficial por parte da NOS… nada!)