Header
Respondido

DHCP não funciona corretamente


Reputação 1
Crachá

Boa tarde, como o titulo indica, o DHCP do router 5.0 não funciona corretamente.

Tenho vários dispositivos ligados por wifi à rede 5GHz, e em muitas ocasiões, alguns dispositivos ficam sem acesso à internet.

O problema acontece em qualquer dispositivo, seja consola, portátil ou telemóvel, quando o mesmo não se consegue ligar à internet, verifico que este encontra-se a usar o mesmo IP que outro dispositivo na rede.
A solução passa sempre por, ou atribuir temporariamente um IP fixo, ou reiniciar o router.

Gostaria de saber se estou, novamente, diante de um router com defeito ou se é expectável, tenho em média 8 dispositivos ligados.

icon

Melhor resposta por BMNeves 21 February 2024, 11:00

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Ricardo Pimentel,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Efetuou algum tipo de configurações no router, fora alteração de SSID ou password Wi-Fi? 

Sugerimos que efetue um reset ao router. Confirme-nos, por favor, se a situação se mantém.

Obrigado 

Reputação 1
Crachá

Boa tarde, já realizei o reset ao router no decorrer do problema, de forma a perceber se poderia ser algum problema de configuração, o problema persiste,

Entretanto adquiri um router, vou utilizar o da NOS em modo bridge.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Ricardo Pimentel,

Sugiro que verifique se o problema não acontece porque atribuiu ips fixos a dispositivos dentro da range do DHCP.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Recordamos que a NOS não garante a utilize de IP fixo sem que este seja contratado à NOS. 

Obrigado

Bom dia, 
Tenho exactamente o mesmo problema.

Diáriamente, o router atribui ips repetidos e com isso o fico com equipamentos sem internet, após reiniciar o router, todos os equipamentos ficam com com atribuição de ips correctos.

Tenho um powerline ligada ao router, a powerline está apenas como access point, a configuração de dhcp é o endereço do router.
Os equipamentos com ip repetido, nas configurações de ip, aparecem com dhcp, o endereço do router.

Comecei a ter este problema a cerca de 2 a 3 semanas, a configuração que tenho em casa tem mais de 2 anos, e o firmware do dispositivos da powerline (devolo) é de setembro 2023.

Só vejo que a causa seja do router, não sei se houve algum firmware update no router. Já repus as definições de fabrica e continua. Há sempre um equipamento a ter um IP repetido.

Nota: As configurações do router estão como de favria (excepto o nome da rede wifi e a password), não estou a restringir nenhum ip nem tenho nenhum dispositivo com ip fixo.

O problema que você está enfrentando, onde vários dispositivos na sua rede Wi-Fi 5GHz ficam sem acesso à internet e acabam compartilhando o mesmo IP, pode ter várias causas possíveis. Aqui estão algumas sugestões para investigar e resolver o problema:

  1. Conflito de IP:

    • Verifique se o roteador está configurado para atribuir IPs automaticamente (DHCP). Se sim, ele deve gerenciar a atribuição de IPs sem conflitos. Pode ser útil verificar as configurações DHCP no roteador.
    • Tente configurar manualmente faixas de IP estáticas para seus dispositivos ou ajustar a faixa de DHCP para evitar possíveis conflitos.
  2. Atualização do Firmware do Roteador:

    • Certifique-se de que o firmware do seu roteador esteja atualizado. Às vezes, as atualizações de firmware corrigem problemas de conectividade e estabilidade.
  3. Número Máximo de Dispositivos Conectados:

    • Verifique se o seu roteador tem uma limitação no número máximo de dispositivos conectados simultaneamente. Algumas configurações podem permitir ajustar esse limite.
  4. Canais Wi-Fi Concorridos:

    • Verifique se há interferência de outros roteadores Wi-Fi na vizinhança. Mude o canal Wi-Fi no roteador para evitar interferências e melhorar o desempenho.
  5. Configurações Avançadas do Roteador:

    • Considere ajustar configurações avançadas do roteador, como a largura do canal, para otimizar o desempenho.
  6. Teste com um Roteador Diferente:

    • Se possível, teste com outro roteador para descartar a possibilidade de um problema específico com o seu roteador atual.
  7. Suporte Técnico do Fabricante:

    • Caso o problema persista, entre em contato com o suporte técnico do fabricante do roteador. Eles podem fornecer assistência específica para o modelo do seu dispositivo.

É importante destacar que, em uma situação normal, um roteador deve ser capaz de lidar com vários dispositivos conectados simultaneamente sem causar problemas de IP. Se as sugestões acima não resolverem o problema, pode ser indicativo de um problema com o roteador e seria aconselhável buscar suporte técnico mais especializado.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @BMNeves
Recordamos que o Router NOS atribui IP’s dinâmicos. Deste modo, pedimos que garanta que não procedeu alteração de DNS do equipamento, e que este em ambos os equipamentos encontram-se com os DNS automáticos. 

Obrigado

Obrigado pelas respostas.

 

Sobre as configurações do router, está tudo como de fábrica (incluindo a atribuição automática de ips), fiz ontem uma alteração ao range de ips que ele atribui, coloquei de 192.168.1.2 a 192.168.200, coloquei ainda nos equipamentos fixos (TVS, Boxes, consolas, powerlines) com ips fixos acima dos 200, para que a atribuição automática seja usada para menos equipamentos.

Alterei também o release time do ip de 60 minutos para 10.

Com isto, ainda não tive nenhum problema com a atribuição dos IP’s, a ver se continua assim.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade @BMNeves.

Partilhe connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário