Skip to main content
Header
Bit
November 20, 2019
Respondido

DDNS router 5.0 giga

Boa tarde,

Gostaria de saber se o novo router 5.0 tem a função de DDNS.

Estive á procura desta função na página do router (aminhanet.nos.pt) mas não apareceu nada lá

gostaria de configurar um virtual server para o noip.com.

Haverá outra maneira de configurar o router sem ser por está página web onde tenha mais funcionalidades.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Olá @marcolopes,

Confirmamos que neste momento o router v5 já permite ativar a funcionalidade DNS Dinâmico.

149 Comentários

Kilobyte
March 12, 2020

Pois... repara bem, ligação local.…

O que está bloqueado são as ligações do exterior... 

E conseguiste com mto  esforço criar um serviço nums rede local.…

E sim, o padrão de resposta do meu router é o normal de quem está por detrás de CGNAT.

Se estivesse errado, por hipotise, já teria o meu servidor activo… o que não se verifica!

Nem com mezinhas la vai...

Não não… testei o serviço de FORA!

Portanto, tudo ok por estes lados.

Portanto, eventualmente conseguiste um servidor FTP, que n é o meu caso, logo, por estes lados, não funciona!

A porta 443 está fechada

marcolopes
Super User
Super User
March 12, 2020

Pois... repara bem, ligação local.…

O que está bloqueado são as ligações do exterior... 

E conseguiste com mto  esforço criar um serviço nums rede local.…

E sim, o padrão de resposta do meu router é o normal de quem está por detrás de CGNAT.

Se estivesse errado, por hipotise, já teria o meu servidor activo… o que não se verifica!

Nem com mezinhas la vai...

Não não… testei o serviço de FORA!

Portanto, tudo ok por estes lados.

Portanto, eventualmente conseguiste um servidor FTP, que n é o meu caso, logo, por estes lados, não funciona!

A porta 443 está fechada

Por agora testei a porta 21 com um acesso externo…

Não fiz mais testes ainda… :\

Kilobyte
March 12, 2020

De fonte segura:

A introdução do CGNAT vai ser progressiva na NOS

Para os iluminados engenheiros da NOS, a implementação para o IPV6 é desnessessária… dizem que o cgnat é suficiente... (a sério, só me apetece aplaudir de pé e acender uma vela em Fátima!!!)

Qto ao teu server FTP, funciona pq ainda n foste contemplado com o CGNAT… ainda… portanto terás ftp server durante uns meses… aproveita até dar, pq vais deixar de o poder usar! Por duas razões, o ftp não funciona em cgnat, e também porque o ftp vai deixar de funcionar em todos os navegadores, portanto… terás um futuro condenado…

O chrome 81vai ser o primeiro a deixar de funcionar com ftp! por uma mera e simples questão de que o ftp não é seguro…

Portanto, senhores iluminados da NOS, o meu servidor só funciona em HTTPS…

PEOPLE…. TODOS A BAZAR DA NOS… NOS INTERNET SUCKS!!!

marcolopes
Super User
Super User
March 12, 2020

De fonte segura:

Para os iluminados engenheiros da NOS, a implementação para o IPV6 é desnessessária… dizem que o cgnat é suficiente... (a sério, só me apetece aplaudir de pé e acender uma vela em Fátima!!!)

Qto ao teu server FTP, funciona pq ainda n foste contemplado com o CGNAT… ainda… portanto terás ftp server durante uns meses… aproveita até dar, pq vais deixar de o poder usar! Por duas razões, o ftp não funciona em cgnat, e também porque o ftp vai deixar de funcionar em todos os navegadores, portanto… terás um futuro condenado…

O chrome 81vai ser o primeiro a deixar de funcionar com ftp! por uma mera e simples questão de que o ftp não é seguro…

Bom… se a NOS estiver a implementar o CGNAT, então é CERTO que NINGUÉM vai poder usar serviços através de outras redes! É uma característica deste DESENRASQUE TÉCNICO (LITERALMENTE!!!) à falta de endereços IPV4!

Se  NOS fizer isso mesmo, será MAIS UM TIRO NO PÉ, a juntar a tantos outros!!! desde a (falta) de qualidade e funcionalidades dos ROUTERS, a limitação na VELOCIDADE DE UPLOAD (10x INFERIOR)…

Mais uma vez, irá afectar uma “minoria” e a NOS sabe-o! Quem não estiver bem que se ponha… os outros não se vão queixar.

No que toca às empresas (e TANTAS tantas que necessitam de acessos do exterior, pois têm serviços ALOJADOS nos seus servidores!!!) irão com certeza arranjar uma solução…

Veremos ao que isto chega!

CP001
March 12, 2020

@Tiago C. @Ana P. @Mário P. A informação que está aqui a ser veiculada é verdade? Confirmam que existem planos para isto?

É que, a ser verdade, seria muito grave. 

Kilobyte
March 12, 2020

@Tiago C. @Ana P. @Mário P. A informação que está aqui a ser veiculada é verdade? Confirmam que existem planos para isto?

tens dúvidas???

marcolopes
Super User
Super User
March 12, 2020

Eu gostava de obter uma resposta OFICIAL por parte da NOS… caso contrário vou recomendar a todas as empresas com as quais trabalho (e depois é uma questão de passar a palavra...) para saírem da NOS o quanto antes (aliás, com as limitações de UPLOAD já recomendei a muitas).

A questão aqui é grave… e não é levantada de ânimo leve, uma vez que a RETIRADA (ainda que durante dias...) das configurações DDNS dos routers tem uma razão de ser!!!!!

Kilobyte
March 12, 2020

De fonte segura:

Bom… se a NOS estiver a implementar o CGNAT, então é CERTO que NINGUÉM vai poder usar serviços através de outras redes! É uma característica deste DESENRASQUE TÉCNICO (LITERALMENTE!!!) à falta de endereços IPV4!

Se  NOS fizer isso mesmo, será MAIS UM TIRO NO PÉ, a juntar a tantos outros!!! desde a (falta) de qualidade e funcionalidades dos ROUTERS, a limitação na VELOCIDADE DE UPLOAD (10x INFERIOR)…

Mais uma vez, irá afectar uma “minoria” e a NOS sabe-o! Quem não estiver bem que se ponha… os outros não se vão queixar.

No que toca às empresas (e TANTAS tantas que necessitam de acessos do exterior, pois têm serviços ALOJADOS nos seus servidores!!!) irão com certeza arranjar uma solução…

Veremos ao que isto chega!

MINORIA??? em parte sim, mas será uma minoria que fará cair a NOS!!! ou então forçar a que mudem para IPV6… isto é o mesmo que aconteceu com a TV a cores qdo apareceu em 1980… todos mudaram  para o sistema a cores… MENOS A NOS… que continua a PRETO E BRANCO… isso das cores é uma mariquice…

BYE BYE NOS, hasta la vista babe!

CP001
March 12, 2020

tens dúvidas???

Não houve nenhuma confirmação oficial. Eles não teriam outra opção senão voltar atrás. A ideia é demasiado disparatada.

marcolopes
Super User
Super User
March 13, 2020

tens dúvidas???

Não houve nenhuma confirmação oficial. Eles não teriam outra opção senão voltar atrás. A ideia é demasiado disparatada. 

Não sei se a reposição da configuração DDNS nos routers foi um “retrocesso” na implementação CGNAT!!

A verdade é que onde há fumo há fogo!