Skip to main content
Header
Bit
November 20, 2019
Respondido

DDNS router 5.0 giga

Boa tarde,

Gostaria de saber se o novo router 5.0 tem a função de DDNS.

Estive á procura desta função na página do router (aminhanet.nos.pt) mas não apareceu nada lá

gostaria de configurar um virtual server para o noip.com.

Haverá outra maneira de configurar o router sem ser por está página web onde tenha mais funcionalidades.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Olá @marcolopes,

Confirmamos que neste momento o router v5 já permite ativar a funcionalidade DNS Dinâmico.

149 Comentários

Kilobyte
March 11, 2020

nenhuma porta está disponível para o exterior!

A NOS trata os clientes como ignorantes!

Voltou a colocar os menus nos routers para nos iludir, mas esquecem-se que há clientes e clientes… e não me enganam assim tão facilmente!!!

Isto é muito mau, simto-me GOZADO e DESRESPEITADO!!!

Kilobyte
March 11, 2020

Claro que a porta 443 nem sequer consigo criar porque dá porta inválida, mas a 80 e a 22 o router faz de conta que as abre… e este foi o resultado!!!

A isto chama-se ENGANAR OS CLIENTES!

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2020

https://superuser.com/questions/713422/how-would-i-test-to-see-if-im-behind-carrier-grade-or-regular-nat/713431

If you want to determine CGN and you don't have access to the CPE, then your best bet would be to do a tracert and once you leave your local network (which should be just one hop for the vast, vast majority of networks that would be behind CGN). If you see RFC1918 or RFC6598 addresses after leaving your CPE, or your traceroute cannot lookup the 2nd hop, then chances are you're on CGN.

C:\WINDOWS\system32>tracert www.nos.pt

Tracing route to www.nos.pt [212.113.183.252]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3    10 ms     6 ms     7 ms  10.137.197.113
  4    13 ms    12 ms    11 ms  10.255.50.158
  5    13 ms    11 ms     9 ms  a212-113-183-252.netcabo.pt [212.113.183.252]

http://ip.bieringer.de/cgn-test.html

In case you see only (parts of) one square filling in the IPv4 2D source port distribution and dots are changing colors to yellow/red, yellow/red lines in the histogram and the port reusage > 0%, your system is probably behind a Carrier-Grade NAT device.

In case you see only (parts of) one square filling in the IPv4 2D source port distribution: SIM

Dots are changing colors to yellow/red, yellow/red lines in the histogram: NÃO

the port reusage > 0%: NÃO

De acordo com este teste, não parece ser CGNAT...

CP001
March 11, 2020

@Pjsrlopes  pode acontecer porque o 4.0 bloqueia esse acesso pela via interna. Experimenta aceder a partir de outra rede ao teu IP/porto aberto.

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2020

@Pjsrlopes  pode acontecer porque o 4.0 bloqueia esse acesso pela via interna. Experimenta aceder a partir de outra rede ao teu IP/porto aberto.

Eu já tentei o protocolo FTP e nada feito. A porta 22 está aberta, mas não comunica de fora. A porta 21 está fechada.

marcolopes
Super User
Super User
March 12, 2020

Bom, CONSEGUI testar com SUCESSO um FTP SERVER (FileZilla Server) devidamente configurado na porta 21.

Acesso exterior através do endereço definido no DDNS está CONFIRMADO.

Mantive a REGRA nativa de Port Forwarding no ROUTER (FTP Server)

NOTA: foi necessário criar regras na firewall do Windows 10, no meu caso. Mas uma vez confirmado o acesso através de ligação LOCAL, a ligação do exterior teria de ser feita, caso contrário, ou seria a firewall do Router ou o tal suposto CGNAT, que não se confirma.

Kilobyte
March 12, 2020

Pois... repara bem, ligação local.…

O que está bloqueado são as ligações do exterior... 

E conseguiste com mto  esforço criar um serviço nums rede local.…

E sim, o padrão de resposta do meu router é o normal de quem está por detrás de CGNAT.

Se estivesse errado, por hipotise, já teria o meu servidor activo… o que não se verifica!

Nem com mezinhas la vai...

Kilobyte
March 12, 2020

E não esquecer que com o uso de CGNAT, os ip públicos que nos atribuem são partilhados entre muitos clientes, o que quer dizer que as ligações peer to peer deixam de poder existir!!!

Resumidamente: NOS e INTERNET… BAD DEAL!!!! e vai continuar a piorar…

Vai ser bom para aumentar o número de fraudes na net, porque será mais dificil identificar a origem do uso fraudulento e portanto uma porta aberta à anarquia total!

CP001
March 12, 2020

E não esquecer que com o uso de CGNAT, os ip públicos que nos atribuem são partilhados entre muitos clientes, o que quer dizer que as ligações peer to peer deixam de poder existir!!!

Resumidamente: NOS e INTERNET… BAD DEAL!!!! e vai continuar a piorar…

Vai ser bom para aumentar o número de fraudes na net, porque será mais dificil identificar a origem do uso fraudulento e portanto uma porta aberta à anarquia total!

Eu não sei se estou a ver alguma coisa mal, mas no meu caso isso não se verifica. Tenho um servidor para a minha casa que acedo, através de um IP Público da NOS (actualizado por DDNS), sem problemas.

marcolopes
Super User
Super User
March 12, 2020

Pois... repara bem, ligação local.…

O que está bloqueado são as ligações do exterior... 

E conseguiste com mto  esforço criar um serviço nums rede local.…

E sim, o padrão de resposta do meu router é o normal de quem está por detrás de CGNAT.

Se estivesse errado, por hipotise, já teria o meu servidor activo… o que não se verifica!

Nem com mezinhas la vai...

Não não… testei o serviço de FORA!

Portanto, tudo ok por estes lados.