Skip to main content
Header
Bit
September 2, 2019
Respondido

Como sei se é HFC ou FTTH?

Vou me mudar para outra casa e verifiquei que naquela zona apenas está disponivel "fibra" da NOS.
Antes de aderir a esse serviço e ficar preso por 2 anos gostaria de saber se a "fibra" daquela área é verdadeira "FTTH" ou se é aquela que não vai garantir a velocidade de internet contratada "HFC".
Como posso saber qual é o tipo de "fibra" daquela zona?
Será que me dizem se eu perguntar diretamente numa loja NOS ou por telefone?
Melhor resposta por Diogo N.

Boa noite @Skorpa 

Se for novo cliente, pode verificar nesta página usando o código postal e vendo depois no fim do link se diz =HFC ou =FTTH.

Em alternativa analise se nos postes perto da sua casa tem uma infraestrutura assim (HFC) ou assim (FTTH).

Pode também usar o "Quer aderir? Nós ligamos Grátis" e perguntar diretamente a um colaborador.

119 Comentários

Kilobyte
March 28, 2022

Teste a sua morada no site de elegibilidade da NOS. Depois de verificar, o site pára para lhe dizer o que tem e se a terminação do link for FTTH então tem, se for HFC irá ver isso, nem uma nem outra então é satélite.

Testei a morada no site e dia que tem fibra. No entanto, ao falar com a NOS dizer-me que tenho de esperar 7 dias para que verifiquem se tem mesmo fibra no local, visto que em sistema aparece que não.

O prédio em causa é novo e da última vez que soube, apenas um operador tinha fibra. Em contacto hoje com a nos, dizem que tenho de esperar que peçam autorização a esse operador para poder instalar a fibra da nos.

A questão aqui é que contactei a nos na última quinta e o prazo de resposta que me dão é a próxima quinta para me darem resposta.

A nos tem algum prazo máximo para dar resposta a esta situação? Neste momento, não estou a usufruir dos servicos de televisão e WiFi, simplesmente porque não tem (segundo o apoio ao cliente) fibra na nova morada.

Neste momento a situação é muito desagradável, a pagar um serviço sem o utilizar.

João H.
Gestor da comunidade
March 29, 2022

Boa tarde @Bruno Morgado,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 1, 2022

Teste a sua morada no site de elegibilidade da NOS. Depois de verificar, o site pára para lhe dizer o que tem e se a terminação do link for FTTH então tem, se for HFC irá ver isso, nem uma nem outra então é satélite.

Testei a morada no site e dia que tem fibra. No entanto, ao falar com a NOS dizer-me que tenho de esperar 7 dias para que verifiquem se tem mesmo fibra no local, visto que em sistema aparece que não.

O prédio em causa é novo e da última vez que soube, apenas um operador tinha fibra. Em contacto hoje com a nos, dizem que tenho de esperar que peçam autorização a esse operador para poder instalar a fibra da nos.

A questão aqui é que contactei a nos na última quinta e o prazo de resposta que me dão é a próxima quinta para me darem resposta.

A nos tem algum prazo máximo para dar resposta a esta situação? Neste momento, não estou a usufruir dos servicos de televisão e WiFi, simplesmente porque não tem (segundo o apoio ao cliente) fibra na nova morada.

Neste momento a situação é muito desagradável, a pagar um serviço sem o utilizar.

Na sequência deste comentário, fui contactado pela NOS, que me comunicou que o imóvel para o qual me mudei não tem fibra, estando a instalação da mesma prevista para 9 de Agosto de 2022.

A solução apresentada pela NOS foi actualizar o meu pacote para cabo e depois voltar a transferir para fibra, quando a mesma estiver disponivel.

Não tenho qualquer problema em continuar com a NOS, desde que a qualidade dos serviços se mantenha. A minha principal questão tem a ver com a Internet. Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade. O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra.

Alguém pode por favor ajudar a perceber se vou sentir muita diferença na velocidade da internet?

Jose Rodrigues
Super User
Super User
April 1, 2022

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Kilobyte
April 1, 2022

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

Jose Rodrigues
Super User
Super User
April 1, 2022

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

Não vai sentir diferença nenhuma se de facto tem serviço cabo na sua residência. A velocidade contratada é garantida no equipamento ligado por cabo ao router. 

Kilobyte
April 1, 2022

Não vai sentir diferença nenhuma se de facto tem serviço cabo na sua residência. A velocidade contratada é garantida no equipamento ligado por cabo ao router. 

Obrigado.

E no caso de utilização da internet por Wi-Fi? É expectável detectar grandes diferenças de velocidade entre a fibra 200Mbps e cabo 500Mbps? 

Mário P.
Gestor da comunidade
April 1, 2022

Bom dia @Bruno Morgado

Faça um teste de velocidades ligado à rede 5GHz e verifique o valor que é apresentado. 

Sugerimos que, no entanto, antes, aceda às definições do seu equipamento através da App NOS NET ou aminhanet.nos.pt e siga os passos abaixo: 

1. Em “ Wi-Fi” escolha “Configuração Wi-Fi” e, de seguida, selecione no ícone da roda dentada; 

2. Selecione “5GHz” e, por favor, em largura de banda de canal escolha apenas 80MHz

Após fazê-lo, faça o teste de velocidades e dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Guimas
Super User
Super User
April 1, 2022

O seu serviço antes (  HFC )  é exatamente o mesmo que vai ter agora ( HFC). Ou seja nada muda.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
April 1, 2022

O seu serviço antes (  HFC )  é exatamente o mesmo que vai ter agora ( HFC). Ou seja nada muda.

Aparentemente, o que o @Bruno Morgado vai ter na nova residência é serviço por satélite, mas, caso seja cabo, nada muda.