Header
Respondido

Como sei se é HFC ou FTTH?



Mostre a primeira mensagem

119 Comentários

Diga-me uma coisa quando vão por fibra cá nos Açores principalmente no Conselho Praia da Vitória

Já tem anos em que no site diz na sua localização satélite, pq estão demorado mt pra mudar para fibra de verdade🙏

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @fatimaaguiar,

Agradecemos a sua mensagem e sugestão. 

De momento não temos informações sobre a sua questão. 

A NOS está em constante investimento de infraestruturas, para que seja possível prestar o melhor serviço a todos os clientes.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

 

Na quinta feira, dia 24 de Março de 2022, contactei a NOS por forma a solicitar a alteração da minha residência. No decorrer desse pedido, verificou-se que a casa para onde me mudei não tem fibra da NOS, apenas de outra operadora. 

 

A NOS recomendou a opção satélite que rejeitei. Quando falei em denunciar o contrato (uma vez que a NOS não me consegue fornecer o serviço de fibra), disseram que tinha de aguardar 48h pela verificação no local se não havia mesmo fibra da NOS.

 

Hoje passaram as 48h, não fui contactado, pelo que contactei a NOS, que disse que o prazo de resposta não é de 48h, mas de tempo indeterminado...Neste momento estou sem serviços da NOS, nem tenho prazo para os ter.

 

Nesta situação, pretendo rescindir o contrato com a NOS, por falta de resposta e fornecimento dos serviçso contratados.

Reputação 7
Crachá +1

Teste a sua morada no site de elegibilidade da NOS. Depois de verificar, o site pára para lhe dizer o que tem e se a terminação do link for FTTH então tem, se for HFC irá ver isso, nem uma nem outra então é satélite.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Bruno Morgado,

Agradecemos a sua mensagem. O @atcrs prestou uma boa ajuda.

Movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Partilhe connosco o resultado por favor, @Bruno Morgado

Teste a sua morada no site de elegibilidade da NOS. Depois de verificar, o site pára para lhe dizer o que tem e se a terminação do link for FTTH então tem, se for HFC irá ver isso, nem uma nem outra então é satélite.

Testei a morada no site e dia que tem fibra. No entanto, ao falar com a NOS dizer-me que tenho de esperar 7 dias para que verifiquem se tem mesmo fibra no local, visto que em sistema aparece que não.

 

O prédio em causa é novo e da última vez que soube, apenas um operador tinha fibra. Em contacto hoje com a nos, dizem que tenho de esperar que peçam autorização a esse operador para poder instalar a fibra da nos.

 

A questão aqui é que contactei a nos na última quinta e o prazo de resposta que me dão é a próxima quinta para me darem resposta.

 

A nos tem algum prazo máximo para dar resposta a esta situação? Neste momento, não estou a usufruir dos servicos de televisão e WiFi, simplesmente porque não tem (segundo o apoio ao cliente) fibra na nova morada.

Neste momento a situação é muito desagradável, a pagar um serviço sem o utilizar.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bruno Morgado,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Teste a sua morada no site de elegibilidade da NOS. Depois de verificar, o site pára para lhe dizer o que tem e se a terminação do link for FTTH então tem, se for HFC irá ver isso, nem uma nem outra então é satélite.

Testei a morada no site e dia que tem fibra. No entanto, ao falar com a NOS dizer-me que tenho de esperar 7 dias para que verifiquem se tem mesmo fibra no local, visto que em sistema aparece que não.

 

O prédio em causa é novo e da última vez que soube, apenas um operador tinha fibra. Em contacto hoje com a nos, dizem que tenho de esperar que peçam autorização a esse operador para poder instalar a fibra da nos.

 

A questão aqui é que contactei a nos na última quinta e o prazo de resposta que me dão é a próxima quinta para me darem resposta.

 

A nos tem algum prazo máximo para dar resposta a esta situação? Neste momento, não estou a usufruir dos servicos de televisão e WiFi, simplesmente porque não tem (segundo o apoio ao cliente) fibra na nova morada.

Neste momento a situação é muito desagradável, a pagar um serviço sem o utilizar.

 

 Na sequência deste comentário, fui contactado pela NOS, que me comunicou que o imóvel para o qual me mudei não tem fibra, estando a instalação da mesma prevista para 9 de Agosto de 2022.

 

A solução apresentada pela NOS foi actualizar o meu pacote para cabo e depois voltar a transferir para fibra, quando a mesma estiver disponivel.

 

Não tenho qualquer problema em continuar com a NOS, desde que a qualidade dos serviços se mantenha. A minha principal questão tem a ver com a Internet. Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade. O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra.

 

Alguém pode por favor ajudar a perceber se vou sentir muita diferença na velocidade da internet?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

Não vai sentir diferença nenhuma se de facto tem serviço cabo na sua residência. A velocidade contratada é garantida no equipamento ligado por cabo ao router. 

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

Não vai sentir diferença nenhuma se de facto tem serviço cabo na sua residência. A velocidade contratada é garantida no equipamento ligado por cabo ao router. 

Obrigado.

E no caso de utilização da internet por Wi-Fi? É expectável detectar grandes diferenças de velocidade entre a fibra 200Mbps e cabo 500Mbps? 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Bruno Morgado

Faça um teste de velocidades ligado à rede 5GHz e verifique o valor que é apresentado. 

Sugerimos que, no entanto, antes, aceda às definições do seu equipamento através da App NOS NET ou aminhanet.nos.pt e siga os passos abaixo: 

 

  1. Em “ Wi-Fi” escolha “Configuração Wi-Fi” e, de seguida, selecione no ícone da roda dentada; 

     

  2. Selecione “5GHz” e, por favor, em largura de banda de canal escolha apenas 80MHz

Após fazê-lo, faça o teste de velocidades e dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

O seu serviço antes (  HFC )  é exatamente o mesmo que vai ter agora ( HFC). Ou seja nada muda.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Bruno Morgado siga a sugestão do moderador @João H., envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e inclua a sua nova morada, para que seja possível determinar qual o serviço está disponível na sua nova residência e aguarde ser contactado.

Bom dia @Jose Rodrigues ,

 

Conforme explicado supra, já fui contactado pela NOS.

 

A minha questão é a seguinte: Na anterior habitação tinha um pacote com Router 5.0_v2 e 200 Mbps / 20 Mbps de velocidade (fibra). O pacote cabo que me oferecem permite manter o mesmo router e actualizar a velocidade para 500 Mbps, mas por cabo e não fibra. Vou sentir uma grande diferença na velocidade da internet nesta situação?

O seu serviço antes (  HFC )  é exatamente o mesmo que vai ter agora ( HFC). Ou seja nada muda.

Aparentemente, o que o @Bruno Morgado vai ter na nova residência é serviço por satélite, mas, caso seja cabo, nada muda.

Reputação 7
Crachá +5

@Bruno Morgado qual é o código postal correto da sua nova morada ?

@Bruno Morgado qual é o código postal correto da sua nova morada ?

2810-418

Contactei novamente com a NOS, que agora me diz que afinal nem tem fibra, nem cabo...surreal!

 

Dizem que apenas têm satélite, com 40Mb de internet, quando tinha 200Mb contratados na fibra…

 

Trabalho em regime de teletrabalho, com acessos a servidores e bases de dados online, conferencias telefonicas diárias, 40Mb é impossivel de trabalhar.

 

Pedi a rescisão de contrato e querem que pague até ao fim da fidelização...5 anos com NOS, com várias trocas de pacotes e é isto, uma coisa é certa, com esta postura, nunca mais volto à NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Se o código postal está correto,

o resultado é serviço por cabo na sua morada,

parece haver aí alguma confusão,

aceite a ajuda da moderação para confirmarem.

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/cobertura-r1.aspx?cp7=MjgxMC00MTg=&tech=HFC

Se o código postal está correto,

o resultado é serviço por cabo na sua morada,

parece haver aí alguma confusão,

aceite a ajuda da moderação para confirmarem.

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/cobertura-r1.aspx?cp7=MjgxMC00MTg=&tech=HFC

Estou há 1 semana e 1 dia sem serviços, à espera da resolução deste caso.

 

Ontem disseram-me que tinham cabo e eu aceitei as condições do cabo, mas disseram que tinha de esperar para criarem a morada no sistema, porque não estava criada. Hoje ligo e confirmam-me que não têm nem cabo nem fibra…

 

Não se entendem e com isto vão perder um cliente que estava disposto a ficar com o cabo para continuar na NOS. Já enviei numero de cliente por mensagem privada, ja passei mais de 1 hora ao telefone com a NOS e nada. Não pode ser o cliente a estar sempre atrás da NOS.

 

Têm até hoje às 18h para me contactar e resolver a situação. Caso contrário, às 18h formalizo a rescisão de contrato na Loja NOS no Almada Forum.

Se o código postal está correto,

o resultado é serviço por cabo na sua morada,

parece haver aí alguma confusão,

aceite a ajuda da moderação para confirmarem.

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/cobertura-r1.aspx?cp7=MjgxMC00MTg=&tech=HFC

A rua em questão tem fibra, mas como é um prédio novo, a NOS dá um prazo de 4 meses para instalar a fibra (sem certezas quanto ao prazo). No prédio em questão, dizem não ter cabo ou fibra ainda.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bruno Morgado.

Lamentamos o transtorno.

Respondemos-lhe através de mensagem privada onde estamos a acompanhar este tema.

Será contactado logo que possível.

Agradecemos a compreensão

existe por aqui algum cliente com fibra ftth instalado? É que a NOS anuncia, mas eu não conheço ninguém que o tenha...

Reputação 7
Crachá +2

existe por aqui algum cliente com fibra ftth instalado? É que a NOS anuncia, mas eu não conheço ninguém que o tenha...

Claro, milhares de clientes. Porquê?

Porque moro na área de Lisboa e conheço “n” pessoas que sairam da NOS porque não tinham fibra em casa, acabando por mudar para a MEO/Vodafone..

E a minha pergunta era para os utilizadores daqui, não para uma resposta vaga, ao estilo do que a NOs anuncia..

Reputação 7
Crachá +2

Porque moro na área de Lisboa e conheço “n” pessoas que sairam da NOS porque não tinham fibra em casa, acabando por mudar para a MEO/Vodafone..

E a minha pergunta era para os utilizadores daqui, não para uma resposta vaga, ao estilo do que a NOs anuncia..

Nas zonas de HFC não há interesse para já em colocar ftth. O importante é para clientes satélite.

Comentário